Depois do Polo 2023, chegou a vez da Volkswagen renovar o visual do sedã Virtus 2023 para o mercado brasileiro. O três volumes ganha dianteira completamente renovada, faróis Full LED em todas as versões e uma novidade em relação à opção topo de linha: sai a esportiva GTS e entra a Exclusive, também acima da Highline. O Volkswagen Virtus 2023 chega em março à rede de concessionárias com preços entre R$ 103.990 e R$ 144.990.
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
Você deve estar se perguntando por que o “EX” está destacado na nova versão topo de linha Polo Exclusive. É porque a Volkswagen resolveu homenagear um ícone do anos 1990, o Santana EX. Na época do lançamento, representava o melhor sedã da marca oferecendo incluía injeção eletrônica como a Gol GTi e amortecedores a gás.
Corta para 2023 e o novo Virtus EX tem o motor 1.4 turbo TSI de 150 cv e 250 Nm de torque do antigo Virtus GLS, mas sem o visual esportivo. Falarei mais a respeito dessa versão ainda neste texto, mas antes vamos falar do que muda em todas as configurações do sedã.
O modelo agora oferece faróis e iluminação de neblina em LED de série LED em todas as versões. Parece que Volks escutou as críticas, uma vez que o Polo não dispões de farol de neblina mais. O capô também foi renovado , com uma altura elevada, permitindo um para-choque refinado.
Com elementos inéditos, a traseira também foi atualizada com novas lanternas em LED que se estendem até a tampa do porta-malas. O logotipo do modelo aparece centralizado e combinado com o novo logotipo da marca. A parte inferior destaca-se, com um friso cromado na versão Highline.
Todas as configurações do Polo 2023 receberam rodas renovadas, especialmente a versão topo de linha, com design diamantado de 17 polegadas. A pintura especial azul Biscay é novidade na paleta de cores. O carro ainda pode ser comprado nas cores convencionais: branco Cristal, cinza Platinum, preto Ninja e prata Sirius.
Do lado de dentro, a promessa da Volks é refinar melhor o acabamento, motivo de queixa do público e crítica. O painel tem revestimentos com costuras duplas, assim como os acabamentos de porta. O Virtus 2023 ganha novos bancos, de couro a partir da opção Comfortline e com detalhes Marrom Mocca na topo de linha Highline. O volante multifuncional tem mesmo acabamento, mas na cor preta; por fim, a manopla de câmbio tem detalhe iluminado, assim como os SUVs T-Cross e Taos.
O modelo tem central multimídia VW Play, de 10,1 polegadas, painel de instrumentos 100% digital de 10,25 polegadas e o ar-condicionado Climatronic Touch nas configurações superiores. Agora na linha 2023, carregador de celular por indução e duas entradas USB-C são de série como padrão.
Confira estes conteúdos que estão bombando:
DPVAT 2023: seguro obrigatório não será cobrado
Porsche 918 Spyder tem o IPVA 2023 mais caro do Brasil
BOATO: mensagem no WhatsApp engana sobre Taxa de Licenciamento
Ao contrário do Polo, que é vendido com motores turbo e aspirado, o novo Virtus será vendido apenas com blocos turbo TSI. Aliás, são três opções: 1.0 170 TSI na versão de acesso com câmbio manual ou automático, 200 TSI AT6 para o Comfortline e Highline e 250 TSI AT6 da Exclusive.
No caso do Virtus 2023 com bloco mais fraco, são 109 cv com gasolina e 116 com etanol. E enquanto os relativos de Polo contam com novo motor com downgrade na potência, Virtus HL e CL têm o antigo 200 TSI de 128 cv. E no caso do Exclusive, são 150 cv.
Leia ainda:
Porsche 718 Cayman GT4 RS chega ao mercado nacional
Porsche Panamera 4S Turbo vira carro funerário
A estratégia da GM para impulsionar carros elétricos
O Virtus com visual renovado teve ainda pacote de auxílio ao motorista turbinado. O ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo) e AEB (Frenagem Autônoma de Emergência) são funções de série em todas as versões com câmbio automático , acompanhados da Função Frenagem de Manobra, seis airbags e Detector de Fadiga.
Ele tem ainda sistema de Frenagem Pós-Colisão e o XDS+, recurso que utiliza as pinças de freio dianteiras para oferecer mais aderência em curvas, controlando a entrega de potência. Os freios ainda têm o sistema BSW, que reduz película de água nos discos dianteiros em dias de chuva, melhorando a frenagem
Virtus Exclusive 2023
Preciso falar novamente do Virtus Exclusive. A Volks usou o Santana EX como inspiração. O EX vinha de “Executive”, o que combinava bem com um sedã médio brasileiro do começo dos anos 1990. Agora, o modelo de R$ 145 mil é um sedã compacto “Exclusive”. Claro, detém o motor mais potente da linha, mas também avança em visual.
Para isso, a marca colocou para-choques com frisos em cinza e o emblema Exclusive na grade dianteira, que acompanham as capas de retrovisor na mesma cor. O Virtus topo de linha tem rodas de 18 polegadas com acabamento escurecido e o emblema Exclusive conecta o para-lama. O mesmo emblema é aplicado atrás, mas com preto piano.
Do lado de dentro, bancos, painel dianteiro, painel de portas, volante a apoio de braço têm acabamento em couro. Emblema Exclusive aparece gravado no acabamento em couro ao lado da saída de ar-condicionado do passageiro e nos encostos de banco.
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…