Volkswagen revela preço do Gol Last Edition

0

Gol Last Edition marca o fim do modelo após 42 anos no Brasil. Série especial terá 1000 unidades com motor 1.0 aspirado e câmbio manual



Thiago Ventura

A Volkswagen inicia nesta quarta (23) as vendas da série especial de despedida do Gol, que sai de linha após 42 anos. O Carro Esporte Clube teve acesso ao veículo e já contou para você das novidades, mas agora a marca revela o preço oficial.

Com um lote de apenas 1.000 unidades, o Gol Last Edition vai custar R$ R$ 95.990, equipado com motor aspirado 1.0 e câmbio manual de cinco marchas. O carro possui todos os equipamentos disponíveis para o compacto, mas também elementos exclusivos.

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

Volkswagen Gol Last Edition 2022: modelo marca o fim de 42 anos de produção (Foto: Pedro Dantas/VW)
Volkswagen Gol Last Edition 2022: modelo marca o fim de 42 anos de produção (Foto: Pedro Dantas/VW)

O projeto do Gol Last Edition ficou à cargo da equipe Design da marca no Brasil, encabeçada pelo chefe de Design da Volkswagen na América do Sul, José Carlos Pavone. “São muitas histórias e edições do Gol, um carro que marcou a Volkswagen e a vida de muitas pessoas. Para se despedir de um modelo como esse não é uma tarefa fácil, todos do time se envolveram para trazer uma edição que ficasse na memória de quem já viveu uma história com o Gol. O Last Edition é o resultado de um trabalho bastante emocional e coletivo do Design da Volkswagen”, comenta Pavone.

Assim surge o Volkswagen Gol Last Edition, uma série especial para comemorar os 42 anos de produção do hatch, cria da planta de Taubaté (SP). Apenas 1.000 unidades numeradas serão fabricadas, com detalhes exclusivos. Destas, 650 para o Brasil e 350 para outros países. O preço ainda não foi revelado, mas espere por algo em torno de R$ 100 a 110 mil. O Carros com Camanzi teve acesso ao veículo, mas sem autorização para fazer imagens ou vídeos.

O projeto de despedida é do head de Design da Volkswagen do Brasil, José Carlos Pavone. O modelo agrega alguns itens de estilo que remetem às versões de sucesso no passado. “Neste modelo, queremos transmitir um pouco do que o Gol representa no no nosso imaginário, com versões icônicas como o Gol GTI e Gol GT”, afirma Pavone.

LEIA TAMBÉM!
Volkswagen Taos Comfortline: conheça em detalhes a versão de entrada
Volkswagen oferece Virtus por assinatura mensal de R$ 2 mil
Estagiária da Volkswagen cria novo painel para o Nivus e fatura vaga no Design Center
Volkswagen apresenta Taos de olho em tomar o lugar do Compass

Todas as unidades são da cor vermelho Sunset, utilizada no Nivus, por exemplo. A Volks retirou detalhes cromados e aplicou um tom escurecido na grade e para-choques. Na lateral, faixas pretas com o escrito ‘Last Edition’. As rodas são aro 15″ escurecidas. A coluna C recebe um logo, muito bonito, inspirado nas famosas rodas tipo Orbital.

Na parte de dentro, o Gol Last Edition também repete a proposta de base escurecida com detalhes em vermelho. Uma plaqueta sobre o painel pelo lado do passageiro inclui a numeração da unidade. O veículo em exposição era o 1000/1000. Os bancos são de couro e tecido mesclando tons de cinza com costuras vermelhas, numa referência aos famosos bancos Recaro dos anos 1990.

Um detalhe que vai agradar aos fãs do Gol e colecionadores em geral é que a tipografia usada no veículo é toda retrô. Letras e números remetem aos tipos usados nos anos 1990.

O Gol Last Edition virá com pacote completo do modelo de entrada, com vidro nas quatro, central multimídia e volante multifuncional, dentre outros itens. O motor é o 1.0 MPI de até 84 cavalos e transmissão manual de cinco marchas. Demais detalhes e preço da novidade serão revelados ainda em novembro.

Gol Last Edition e Carsughi

Para marca a despedida do Gol, a Volkswagen resolveu fazer ação com um jornalista automotivo Cláudio Carsughi. Ele testeou o primeiro Gol, lançado em Maio de 1980 e agora foi o primeiro profissional da imprensa a experimentar a série especial Last Edition. Em vídeo produzido pela marca, Carsughi lembra um pouco da história do modelo e, por fim, foi o primeiro jornalista a dirigir o novo Polo Track.