Trabalhadores aprovam produção de um SUV na planta Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Inspirado no Volkswagen Taigun, modelo será rival do Renault Kwid
Por Thiago Ventura
A produção de mais um utilitário esportivo (SUV) da Volkswagen no Brasil foi confirmada, dessa vez pelos trabalhadores da empresa. A assembleia foi realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC nessa terça-feira (17) e faz parte do acordo firmado com Volkswagen.
O modelo é o quinto SUV que a Volkswagen vai lançar no Brasil e será a opção mais barata. O projeto é conhecido pelo codinome ‘A0 CUV’ e vai concorrer com Renault Kwid e outros semelhantes. Ele deverá ter um pouco do conceito Taigun, revelado em 2014. Criado na plataforma do up!, a Volks tinha desistido do projeto, mas pelo visto será retomado, dessa vez com uma versão reduzida da plataforma MQB (a mesma do Polo).
Em 2012, com o anúncio do fim da produção da Kombi e do Gol geração 4, metalúrgicos da planta Anchieta ficaram com os empregos. Em 2015, dentro do acordo que reverteu 800 demissões anunciadas pela empresa, foi assegurada a vinda de uma plataforma mundial. Assim, a aprovação do novo modelo (já anunciado pela direção da VW) pelos funcionários faz parte do trâmite do acordo sindical.
Atualmente a fábrica produz 1036 carros por dia – os modelos Saveiro, Virtus e Polo – e tem capacidade para produção diária de 1091 carros. ‘Só poderá ocorrer o compartilhamento caso nossa produção aqui na planta Anchieta tenha atingido sua capacidade máxima’, ressaltou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e trabalhador na Volks, Wagner Santana, o Wagnão.
Cinco novos SUVS
No começo do mês, a Volkwagen anunciou o investimento de R$ 2 bilhões para o desenvolvimento e a produção do utilitário esportivo (SUV) T-Cross em sua fábrica de São José dos Pinhais (PR). O modelo é o primeiro SUV produzido pela Volkswagen no Brasil.
A produção do T-Cross e a chegada ao mercado brasileiro e exportações aos principais mercados na região América do Sul, Central e Caribe estão programadas para o primeiro semestre do ano que vem.
Cinco novos SUVs da VW no Brasil
1. Tiguan: 2018 (importado do México)
2. Touareg: 2018 (importado da Alemanha)
3. T-Cross: 2019 (produzido em São José dos Pinhais/PR)
4. Tharu: 2019 (produzido em Pacheco/Argentina)
5. A0 CUV: 2020 (produzido em S.Bernardo do Campo)
O valor faz parte do plano de investimentos da empresa no Brasil, anunciado em novembro de 2017 e que prevê R$ 7 bilhões e o lançamento de 20 modelos até 2020.
Destes, cinco serão SUVs, sendo que o primeiro será a nova geração do Tiguan, lançada neste mês, importada do México. Considerando o T-Cross, sobram três vagas: uma será da nova geração do Touareg. O quarto SUV será o Volkswagen Tharu, que será produzido na Argentina e rival do Jeep Compass. E o quinto, esse novo SUV subcompacto produzido em Anchieta.