Primeiro modelo 100% elétrico da Volvo, XC40 Pure Eletric tem motor de 408 cv e faz de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. SUV compacto também estreia multimídia desenvolvida pela Google
Marca escandinava lança no Brasil seu primeiro modelo 100% elétrico. O XC40 Pure Electric já teve usa pré-venda esgotada oferecendo luxo, desempenho e economia de combustível. O SUV compacto custa R$ 389.990, preço que será mantido até o final do ano.
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
O carro é derivado do visual já conhecido do SUV compacto, com grande diferença na grade frontal e no logotipo. Ao invés de uma grave vazada, há uma tampa plástica, enquanto o logo Volvo é escurecido. A Chegada do XC40 Pure Eletric reforça o compromisso da marca em tornar-se totalmente elétrica até 2030.
O XC40 Pure Electric é um carro elétrico plug-in que pode ser carregado em uma tomada convencional ou por meio de Wallbox. São dois motores P8 AWD (All Wheel Drive), geram 408 cv de potência e 660 Nm de torque. A bateria de 78 kWh oferece um alcance de mais de 400km (WLTP – Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure) com uma única carga.
E com um sistema de carregamento rápido, a bateria carrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos. Segundo a Volvo, o XC40 elétrico faz de de 0 a 100km/h em apenas 4,9 segundos, com velocidade máxima limitada em de 180km/h.
Leia também:
Com XC40 na frente, Volvo tem o melhor semestre de vendas da história no Brasil
Adeus, combustão! Volvo só terá carros eletrificados no Brasil
Volvo alcança 74,8% de market share de veículos híbridos Plug-in no Brasil
“O XC40 Pure Electric chega para ser um marco para a Volvo Cars. Aqui no Brasil só vendemos veículos híbridos e agora a chegada no modelo elétrico nos coloca em um novo patamar. Esse veículo traz o que temos de melhor em luxo, elegância, sofisticação, segurança e, sobretudo, tecnologia. É um veículo robusto que traz em seu DNA todos os anos de desenvolvimento e pioneirismo da marca”, afirma João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.
O SUV compacto tem o One Pedal Drive, um recurso que pode ser acionado dentro do veículo e possibilita a aceleração e frenagem num único pedal. Ou seja, para acelerar, basta pressionar o pedal e, para frear, é só ir aliviando o pé que o carro vai parando de acordo com a força que é exercida.
O Volvo XC40 Pure Electric oferece câmera 360 graus e Alerta de tráfego cruzado (CTA), com frenagem automática, que auxilia e evita colisões em saídas e entradas de vagas de estacionamento. Conta também com Sistema de alerta de mudança de faixa (LKA) e Sistema de alerta de ponto cego (BLIS).
O carro elétrico tem ainda City Safety, que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão. O veículo vem equipado com o Pilot Assist e Controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração e a frenagem auxiliando no deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias, além de controlar a distância do carro adiante.
Além da eletrificação, o modelo inaugura o novo sistema de infoentretenimento com o inédito sistema operacional Google Automotive Services, que integra o carro aos mais avançados recursos do Google. O sistema dá aos aos clientes a mesma experiência que eles estão acostumados em telefones, mas adaptados para interação mãos livres enquanto dirigem, os recursos de reconhecimento de voz estão aprimorados para fornecer uma experiência única e conectada.
Com o Google Assistente, os motoristas podem usar a voz para fazer as coisas, mantendo o foco na estrada. O assistente pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts, e enviar mensagens, tudo isso apenas por comando de voz, sem tirar as mãos no volante.
O XC40 Pure Electric recebe uma nova cor, Sage Green, exclusiva para o modelo elétrico. Por dentro, o SUV manteve o layout limpo com bancos em microtech painel, que possui acabamento em Cutting Edge Aluminium. Outra novidade é o revestimento de chão que foi fabricado integralmente com plástico reciclável.
Na parte externa o destaque fica para a inscrição Recharge, nas colunas traseiras. As rodas de alumínio de 20 polegadas oferece sistema de monitoramento de pressão dos pneus, o TPMS. A retirada do motor também proporcionou mais espaço para os que amam viajar, já que o carro ganha um porta-malas frontal, além do espaço traseiro de 413 litros, que tem ainda a abertura e fechamento elétrico com a função hands-free.
LEIA TAMBÉM:
Quanto custa o seguro do XC40 T5 R-Design híbrido?
Quer dirigir um carro híbrido de graça? Volvo vai emprestar modelos para divulgar eletrificação no Brasil
Volvo inaugura primeiro estacionamento para elétricos do Brasil
João Oliveira é o novo diretor-geral de Operações e Inovação da Volvo Car Brasil
Veículos cedidos passam por mais de quatro mil cidades brasileiras no combate ao COVID-19
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…