Notícias

Nova logo da Nissan: infográfico mostra evolução da marca através dos carros

Marca japonesa atualiza símbolo que representa o Sol nascente. Nova logo da Nissan sintetiza evolução do conceito que tem mais de 80 anos de história

Nova logo da Nissan em destaque com montagem de carros históricos da marca

A Nissan foi mais uma das montadoras de veículos que resolveu adotar novo símbolo nos últimos tempos. Revelada em 2020, nova logo da Nissan é uma representação atual do Sol nascente, uma ideia que surgiu há mais de 80 anos. Aliás o nome Nissan, em ideogramas japoneses, significa pode ser traduzido como “produto do sol” ou “nascimento do sol”.

Siga o Carro Esporte Clube no Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Assim como as demais marcas, a nova logo da Nissan também abandonou o efeito 3D e passou a utilizar linhas mais simples. Essa tendência busca aproximar mais as montadoras de veículos ao universo dos aplicativos e inevitável eletrificação dos modelos. BMW, Peugeot, Kia e Renault, dente outras apostam nessa mesma estratégia.

Neste infográfico feito pela marca, é possível ver como a nova logo da Nissan, apesar de expressar uma linguagem atual, mantém ligação com com os símbolos adotados desde sua criação, ainda nos anos 1930. Ao final da matéria, confira ainda análise da nova logo!

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Análise da nova logo da Nissan

Um logotipo é composto de pelo menos dois elementos que podem ou não estar associados entre si: um “selo gráfico” e “um nome ou rótulo ‘texto'” (título da marca) – para o qual uma “linha de base” ou frase-chave agindo como um “slogan” pode ser adicionado. Designer e professor da Sorbonne University, em Paris, David Bihanic é um especialista em simbolismo gráfico. O profissional analisou a nova logo da Nissan. Embora um logotipo “vá inevitavelmente mudar, transformar ou sofrer mutação para se adaptar aos novos estados de espírito de hoje”, é necessário, no entanto, que mantenha características gráficas líderes e reconhecíveis para preservar “o DNA de uma marca” e resistir ao teste do tempo. “Essa parte da identidade nunca deve ser vista como algo a ceder ou ser interrompido na atualização de uma identidade visual, exceto para sinalizar uma mudança radical na direção da empresa”.

LEIA TAMBÉM:
Quer experimentar um carro elétrico? Agora você pode alugar um Nissan Leaf por R$ 200
Instituto Nissan: Mila Poli é a nova presidente da entidade
Nissan Versa 2021 chega com visual arrebatador para disputar liderança dos sedãs-compactos
Top 12 carros da Nissan que mostram a evolução dos carros elétricos

Bihanic explica a diferança entre a última logo e a atual. “O logotipo de 2001 está de acordo com a tendência da época e é comum a quase todos os fabricantes de automóveis: extrusão 3D ou volume de luz (baixo-relevo) + cinza metálico + efeito de sombra e reflexo etc”. No caso da Nissan, foi o que aconteceu entre 2001 e 2020.

A versão mais recente do logotipo (2020) sublinha em linhas “finas” a fusão do “texto” e do disco. “O logotipo agora está em um único nível. Este é o sinal forte de uma marca que, testemunhando a sua história, está agora mais aberta ao futuro do que nunca”.

Novas logos das montadoras
Kia revela novo logotipo e slogan para disputar liderança da indústria
Sem fazer alarde, Renault adota nova logo com visual neo-retrô
General Motors lança nova logo mais tecnológica e ligada a carros elétricos
BMW faz a mudança mais radical em sua logo em 103 anos
Peugeot adota nova logo e acaba com meme brasileiro
Montadoras mudam logo para sensibilizar contra o coronavírus

A ideia de ter uma nova logo da Nissan surge num contexto de busca por mundo sem emissões. “Isso representa o sinal de força de uma marca que, ao mesmo tempo que testemunha sua história, está agora mais aberta do que nunca para o futuro.” Melhor ainda, será transportado por veículos Nissan em todo o mundo.

Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

Posts recentes

Royal Enfield Himalayan 450: análise completa da trail de 452 cc

Marca inglesa chega com potência e tecnologia para desafiar Honda Sahara 300 e Yamaha Lander…

3 semanas

Toyota T-Line: marca ganha maior concessionária no Brasil em São Paulo

Próximo do Aeroporto de Congonhas, Toyota T-Line é a maior concessionaria da marca japonesa do…

1 mês

Festival de Gastronomia de Tiradentes revela novidades da Jeep

Conheça como é a experiência do programa Jeep Selections, que reúne fãs a marca no…

1 mês

Haval H9 esgota lote inicial e GWM fatura mais de R$ 185 mi

SUV de 7 lugares tem motor 2.4 turbodiesel de 184 cavalos e muita tecnologia. Haval…

1 mês

Fórmula 1: Audi e adidas fecham parceria para 2026

Parceria dará origem à coleção adidas x Audi F1, prevista para fevereiro de 2026, antes…

2 meses

Citroën revive bons tempos com novidades na linha 2026

Carros ganham acabamento melhorado e resgatam versão clássica. Citroën 2026 tem carros a partir de…

2 meses