Notícias

Novos tempos: Audi adota trabalho remoto de forma permanente no Brasil

Pandemia da Covid fez marca alemã adotar trabalho remoto para conter a doença. Experiência foi boa e Audi adota modalidade de forma permanente. Sede da marca em São Paulo será transformada em ambiente compartilhado

Sede da Audi em São Paulo: local será reformado e terá menos estações de trabalho (Foto: Thiago Ventura/Carro Esporte Clube)

A Audi do Brasil anunciou que vai adotar o trabalho remoto como política permanente. Em março do ano passado, com o início das primeiras medidas de restrição necessárias para conter a circulação do coronavírus, a Audi fechou seu escritório e seus colaboradores passaram a trabalhar remotamente. Agora, após mais de um ano atuando desta forma, a fabricante formulou uma diretriz para que os profissionais possam aderir a esta nova forma de trabalho mesmo quando a situação permitir o retorno presencial.


Siga o Carro Esporte Clube no Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Considerando este novo cenário, a Audi do Brasil iniciou a reformulação de sua sede administrativa, que se transformará em um ambiente compartilhado e tecnológico. A ideia é que o escritório seja ainda mais conectado, com salas de reunião modernas e menos estações de trabalho. Agora, quando o for necessário trabalhar presencialmente no escritório, os colaboradores deverão reservar uma estação ou uma sala de reunião por meio de um aplicativo criado para este fim. A inauguração do novo espaço, que permanece no mesmo endereço, acontecerá no segundo semestre e de acordo com a situação da pandemia.

O trabalho remoto é uma das novidades que conferem a certificação do Great Place to Work Brasil como um excelente lugar para trabalhar. Esta foi a primeira vez que a fabricante alemã aplicou a pesquisa de clima organizacional do GPTW e, logo no primeiro ano, os colaboradores reconheceram que a companhia possui um ambiente de trabalho cada vez melhor. A pesquisa apontou que orgulho em trabalhar na Audi e ética na condução dos negócios são pontos de destaque e ficaram acima da média verificada de acordo com a metodologia aplicada.

Sede da Audi em São Paulo: local será reformado e terá menos estações de trabalho (Foto: Thiago Ventura/Carro Esporte Clube)

Para Karine Fernandes, responsável pela área de recursos humanos da Audi do Brasil, “esta é uma grande conquista para a empresa, porque não há melhor forma de medir nossas ações do que o reconhecimento dos próprios colaboradores por meio de uma instituição independente e de credibilidade como o Great Place to Work. Nos últimos anos temos adotado diversas boas práticas de gestão de pessoas, de inovação, de transparência e de comunicação para deixar ainda mais produtivo o ambiente dos nossos colaboradores”.

Resultados GPTW

O Great Place to Work está presente em mais de 60 países e avalia empresas desde 1997. De lá para cá, mais de 10 mil empresas já participaram de alguma forma das avaliações da instituição e mais de 12 milhões de funcionários foram impactados. Além da certificação em si e também do ranking divulgado anualmente, a empresa também entrega para a empresa um trabalho de consultoria que aponta as oportunidades de melhorias indicadas pela pesquisa, que é sempre feita de forma anônima.

LEIA TAMBÉM:
Audi lança pré-venda dos novos Q5 e Q5 Sportback com desconto de R$ 30 mil
Audi e-tron fecha 2020 como carro elétrico mais vendido no Brasil

Primeiras impressões: Audi e-tron Sportback oferece estilo e performance 100% elétrica
Audi Q7 2021: dirigimos o SUV de 7 lugares que acaba de chegar renovado no Brasil

Na pesquisa aplicada na Audi do Brasil, orgulho em trabalhar na Audi e ética na condução dos negócios foram pontos de destaque e ficaram acima da média registrada por outras companhias participantes no banco de dados do GPTW.

Para atingir estes resultados, nos últimos anos a Audi do Brasil tem adotado diversas ações práticas, de inovação e comunicado os próximos passos da empresa de uma forma muito transparente para todos os colaboradores. Além de reuniões frequentes da diretoria com os funcionários, a fabricante alemã mantém uma comunicação interna muito ativa não apenas pelos meios tradicionais, como e-mails e intranet, mas também com um canal fechado no Instagram onde apenas os funcionários participam.

Durante o último ano, quando as pessoas precisaram ficar mais tempo em casa, a empresa também intensificou as comunicações com dicas de trabalho remoto, cuidados com a saúde mental e também dicas para deixar o ambiente em casa na melhor harmonia possível. Além disso, todas as decisões com base nas orientações oficiais foram comunicadas tão logo foram tomadas pela diretoria.

A Audi do Brasil também tem estimulado a inovação com algumas iniciativas como o Audi Talks, que traz palestras de profissionais renomados para contar cases inovadores e de empreendedorismo, e o Audi Safari, que reúne um grupo de colaboradores para visitar empresas, startups ou hubs de inovação e conhecer o que estão fazendo de diferente.

Por último, a empresa possui um programa de transparência chamado Together4Integrity, que transmite de uma forma simples e com exemplos práticos dicas de conduta corporativa que colaboram para um ambiente de negócios mais seguro para a Audi do Brasil, parceiros e fornecedores.

Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

Posts recentes

Fórmula 1: Audi e adidas fecham parceria para 2026

Parceria dará origem à coleção adidas x Audi F1, prevista para fevereiro de 2026, antes…

11 horas

Citroën revive bons tempos com novidades na linha 2026

Carros ganham acabamento melhorado e resgatam versão clássica. Citroën 2026 tem carros a partir de…

5 dias

Volkswagen Amarok Barretos 70 Anos: edição limitada da Festa do Peão

Picape média ganha edição limitada em homenagem à Festa do Peão mais famosa do Brasil.…

4 semanas

Kia Jorlan: marca coreana ganha nova concessionária em BH; conheça

Marca coreana tem segundo ponto de venda na capita mineira. Grupo Jorlan aposta em concessionária…

1 mês

Preço do Tiggo 8 Pro é reduzido em celebração e fica mais barato que HR-V

Marca celebra oito anos de operação no Brasil e reduz preço do Tiggo 8 Pro.…

1 mês

Chevrolet Onix supera Corsa e vira o GM mais produzido no Brasil

Hatch compacto atinge 3 milhões de unidades produzidas no Brasil desde 2012. Chevrolet Onix 2026…

1 mês