Capa

Oficial: Volkswagen up! sai de linha com triste fim no Brasil

Projeto moderno e seguro, Volkswagen up! nunca emplacou em vendas no Brasil. Carro sai de linha de forma triste, em versão única com aviso bizarro no banco traseiro

Agora é oficial: o Volkswagen up! saiu de linha no Brasil, encerrando de forma melancólica sua trajetória pouco após completar sete anos de lançamento. A informação foi confirmada em nota enviada à imprensa e o modelo nem aparece mais no site da empresa. E o carro acaba com um triste fim: em versão única (e cara), com direito a um bizarro aviso no banco traseiro.

Siga o Carro Esporte Clube no Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Segundo a marca, o fim de produção do Volkswagen up!, que era produzido em Taubaté (SP), faz parte de estratégia para renovar o portifolio de produtos. Mas a real é que o carrinho nunca foi bem em vendas. A ideia era substituir o Volkswagen Gol e Fox, mas deu tudo errado. ‘Essa decisão segue a estratégia de renovação do portfólio da marca, que passa pela maior ofensiva de produtos da sua história no País’, diz a marca.

O Volkswagen up! foi lançado em fevereiro de 2014 com motor 1.0 três cilindros de 82 cavalos e câmbio manual de cinco marchas. O modelo é um projeto moderno e seguro, tanto que recebeu cinco estrelas de segurança para adultos e crianças no crash test do Latin NCAP, porém não conseguiu convencer o consumidor de trocar o Gol pela novidade.

LEIA TAMBÉM!
Volkswagen oferece Virtus por assinatura mensal de R$ 2 mil
Estagiária da Volkswagen cria novo painel para o Nivus e fatura vaga no Design Center
Volkswagen Arteon eHybrid: perua e coupé híbridos começam a ser vendidos na Europa
Volkswagen apresenta Taos de olho em tomar o lugar do Compass

“O up! é um marco para o desenvolvimento de veículos da Volkswagen, em termos de segurança e performance. O modelo, lançado em 2014, foi o primeiro compacto do mercado brasileiro a atingir a nota máxima nos testes do Latin NCAP. Além disso, o up! foi o pioneiro na introdução dos motores TSI produzidos no Brasil, oferecendo alta performance, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir”, afirma a Volkswagen do Brasil.

Pouco tempo depois, recebeu o motor 1.0 TSI com potência de 105 cavalos, que empolga ante o baixo peso do veículo. Depois, ganhou opção de câmbio automatizado I-Motion de cinco marchas, além de carroceria de duas portas, dois fiascos. Em 2017, o up! recebeu um facelift e aboliu o I-Motion, ao passo que passou a enxugar o número de versões.

Naquele mesmo ano, a marca lançou o Volkswagen Polo, dando começo do fim ao up!. A novidade canibalizou o subcompacto, que passou a ser uma compra irracional ante o maior espaço do Polo.

Volkswagen up! Xtreme

A pá de cal sobre o Volkswagen up! aconteceu no final de 2020. A marca lançou a linha 2021, disponível em versão única e com um agravante: agora leva apenas quatro pessoas. Devido mudança na legislação, o carro passou a ser homologado apenas para esse número de ocupantes e a marca encontrou uma solução bizarra para resolver.

O Volkswagen up! Xtreme 1.0 TSI tinha preço inicial de R$ 60.090 e vinha com ESS (alerta de frenagem de emergência), TC (controle de tração) e DRL (luz de condução diurna).

Como o carro perdeu o passageiro do meio, a Volks suprimiu o cinto do meio e encosto de cabeça. E resolveu colocar um questionável lembrete de que é proibido levar alguém ali. Ficou bem feio.

Carro Esporte Clube

Fotos, notícias, lançamentos, testes, vídeos e dicas sobre veículos. Bom humor e lifestyle!

Posts recentes

Fórmula 1: Audi e adidas fecham parceria para 2026

Parceria dará origem à coleção adidas x Audi F1, prevista para fevereiro de 2026, antes…

11 horas

Citroën revive bons tempos com novidades na linha 2026

Carros ganham acabamento melhorado e resgatam versão clássica. Citroën 2026 tem carros a partir de…

5 dias

Volkswagen Amarok Barretos 70 Anos: edição limitada da Festa do Peão

Picape média ganha edição limitada em homenagem à Festa do Peão mais famosa do Brasil.…

4 semanas

Kia Jorlan: marca coreana ganha nova concessionária em BH; conheça

Marca coreana tem segundo ponto de venda na capita mineira. Grupo Jorlan aposta em concessionária…

1 mês

Preço do Tiggo 8 Pro é reduzido em celebração e fica mais barato que HR-V

Marca celebra oito anos de operação no Brasil e reduz preço do Tiggo 8 Pro.…

1 mês

Chevrolet Onix supera Corsa e vira o GM mais produzido no Brasil

Hatch compacto atinge 3 milhões de unidades produzidas no Brasil desde 2012. Chevrolet Onix 2026…

1 mês