Notícias

Peugeot adota nova logo e acaba com meme brasileiro

 Marca francesa da Stellantis revelou nova identidade visual. Peugeot tem logotipo com perfil de leão e põe fim a um meme maldoso que ironizava proprietários no Brasil

Nova logo da Peugeot

Conhecida como ‘a marca do Leão’, a Peugeot é a montadora mais antiga do mundo. Desde 1850, a francesa que agora pertence à Stellantis já teve dez logos, sempre com a imagem do felino. No final de 2021, a Peugeot revelou seu 11º logotipo, com objetivo de se firmar como premium e elegante, com produtos mais caros. Porém, a novidade coloca fim a um divertido (e maldoso) meme que circula na internet brasileira! (confira no final da matéria!)

O primeiro veículo a ostentar a nova logo será o novo Peugeot 308, na Europa. Além dos veículos, a nova marca será aplicada em tudo relacionada aos franceses, desde o site até as concessórias. A atual logo, que deixa de ser utilizada, havia sido lançada em 2010.

Assim, com as novas logos de marcas ao redor do mundo, a Peugeot está preocupada em se firmar como empresa de mobilidade e não apenas montadora de veículos. O desenho da nova logo foi feito pelo Design LAB, na Europa.

“Um novo logotipo que representa o que foi a Peugeot ontem, o que é a Peugeot hoje e o que será a Peugeot amanhã. Este novo brasão, com a imagem do leão, sempre acompanhou a Marca. Ele ostenta com orgulho os valores da Peugeot”, diz o comunicado.

Nova logo Peugeot

A nova logo da Peugeot recupera elementos históricos com a modernidade. Basicamente é o perfil do Leão em formato de brasão com o logotipo ‘Peugeot’ com nova fonte. O desenho poderia ser mais minimalista como as demais marcas têm adotado; ficou parecendo escudo de time de campeonato virtual.

“Com este brasão, a marca Peugeot parte rumo à conquista de novos territórios, acelera sua abertura internacional, exporta o estilo e o ‘savoir-faire’ franceses, bem como a arte de viver à francesa”, afirma a marca.

No projeto da nova identidade visual, as concessionárias físicas deverão seguir o padrão a ser adotado no site oficial. Sai o azul e entra o preto. “As concessionárias proporcionarão uma experiência ainda mais humana, visual e pedagógica; um lugar para se viver concretamente a aceleração da transição energética, descobrir as novas mobilidades e tecnologias”, diz a marca.

“THE LIONS OF OUR TIME”.

Para marcar o novo ciclo, a marca francesa lança uma campanha internacional, voltada ao público em geral. A Peugeot pretende celebrar os “Leões de hoje”, de todas as idades, todas as culturas e todos os horizontes. “Leões de hoje” que já não se dedicam tanto à busca do poder ou do dinheiro, mas cada vez mais de um tempo de qualidade.

A campanha faz parte da mudança de parâmetro da marca, que pretende naõ ser apenas montadora de veículos, mas difusora de um novo estilo de vida e mobilidade. “O brasão abre o caminho para um ecossistema de marca que vai muito além de sua identidade visual. Ele é portador de uma mudança mais profunda. Uma mudança de postura, um novo estado de espírito, um novo estilo de vida”.

Novo logo Peugeot mata meme brasileiro

Certamente o time de design internacional da marca não se ateve a esse detalhe, mas os entusiastas de carros vão sentir falta da antiga logo. É por que a ‘pose’ do leão dava um duplo sentido, jocosamente utilizado num meme brasileiro que ainda circula nas redes sociais e grupos de WhatsApp.

As patas do leão parecem formar um gesto conhecido como ‘se fo***’, utilizado para no quando alguma desventura acontece com alguém. Isso representou bem o que passou vários proprietários da marca nos anos 2000, devido a fragilidade da suspensão dos modelos da Peugeot, além da má experiência no pós-venda da marca. Isso em falar na desvalorização.

Agora sob a batuta da Stellanatis, a Peugeot planeja um novo futuro, inclusive no Brasil. A antigo logo já ficou para trás. Resta saber se os proprietários não terão mais dor de cabeça com os modelos da marca.

Evolução da marca Peugeot
Peugeot e-Legend Concept de 2018 antecipou nova logo da marca
Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

Posts recentes

FIAT PULSE 2026 ganha teto solar e novo visual para encarar o Tera

Conheça mais detalhes do B-SUV que chega com novo visual e até teto solar. Fiat…

5 dias

Minas ganha primeiro eletroposto da inCharge na BR-381

Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…

10 meses

Carbel abre 80 vagas para trabalhar com BYD em Minas

Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…

11 meses

Bike Fest Tiradentes 2024 registra 23 mil motos e 40 mil pessoas

Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…

11 meses

Comissão aprova isenção de pedágio de motos em rodovias

Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…

12 meses

Férias escolares: saiba o que olhar no carro antes de viajar

Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…

12 meses