Notícias

Propaganda LGBT do Polo gera polêmica e VW responde 🏳‍🌈

Postagem LGBT do Polo rende comentários homofóbicos e memes na web. Volkswagen diz que ‘diferença enriquece, o respeito une’

Uma propaganda da Volkswagen está provocando polêmica nas redes sociais neste maio de 2022 e levou a montadora alemã a se posicionar a respeito. Tudo acontece devido a uma foto LGBT do Polo, com um casal e o hatch da marca. A publicação rendeu comentários homofóbicos e memes. No pano de fundo, Volks tem feito várias iniciativas para promover a diversidade (leia a nota oficial logo abaixo).

A peça que causa polêmica mostra um ensaio com um casal com um Volkswagen Polo. O conteúdo foi postado como foto única nas redes sociais da montadora e também num vídeo vertical com 15s. A peça LGBT do Polo tem uma legenda que exalta características do carro, sem qualquer referência a orientação dos modelos. “Sabe o que evoluiu junto com você? O Polo. O que já era bom ficou ainda melhor, com muito mais segurança e tecnologia. Você acessa seu veículo sem o uso de chaves, aproveita a transmissão automática de 6 velocidades e se conecta com tudo pelo VW Play”.

Após a publicação, vários comentários criticaram a produção, enquanto outros ameaçaram deixar de seguir o perfil da VW ou mesmo vender veículos da marca. O assunto a foto LGBT do Polo foi parar em grupos do WhatsApp e do Facebook. “Sério mesmo propaganda desnecessária eu jamais compraria um polo agora”, disse um usuário no grupo VW Polo/Virtus Brasil. “Nada contra.tbm nada a favor. mas particularmente não gostei da propaganda. o meu polo está a venda
Que venha um Honda 🙏🎉”, escreveu outro usuário.

Propaganda LGBT do Polo causa polêmica nas redes sociais

LEIA TAMBÉM!
Volkswagen Taos Comfortline: conheça em detalhes a versão de entrada
Volkswagen oferece Virtus por assinatura mensal de R$ 2 mil
Estagiária da Volkswagen cria novo painel para o Nivus e fatura vaga no Design Center
Volkswagen apresenta Taos de olho em tomar o lugar do Compass

No outro lado, alguns usuários elogiam a postura da marca. “A galera faz uma tempestade em copo d’água por uma bobagem. Pessoas em relação homoafetiva compram carro. Parabéns pro time da Volkswagen pela propaganda.
Que o público LGBTQIA+ se interesse ainda mais pelo veículo!”, declarou membro do mesmo grupo.

Foto LGBT do Polo

Apesar da nova leva de polêmica a respeito da propaganda LGBT do Polo, o assunto não é novidade. Em novembro de 2021 a marca alemã já havia postado imagem do mesmo ensaio. Naquela época, a controvérsia já havia sido registrada.

A Volkswagen tem feito uma iniciativa global em favor da inclusão e diversidade. No Brasil, a marca elaborou uma cartilha que deve se seguida por funcionários, prestadores de servições e também nas concessionárias com regras contra o preconceito.

Questionada pelo Carro Esporte Clube sobre a posição à respeito da polêmica com o conteúdo LGBT, a Volkswagen enviou o seguinte comunicado:

“A diferença enriquece, o respeito une. A Volkswagen do Brasil celebra a diversidade sexual e de identidade de gênero. Promover a Diversidade & Inclusão é um dos pilares estratégicos da marca. A premissa da marca é garantir um comportamento respeitoso e inclusivo, dentro e fora da empresa, com parceiros diretos ou indiretos de negócio. A
Volkswagen lançou uma cartilha de Diversidade & Inclusão para toda sua cadeia de fornecedores e rede de concessionárias no Brasil e, continuamente, desenvolve debates com seus funcionários, em todas as esferas hierárquicas.

Acreditamos que cada pessoa, de diferentes raças, etnias, gênero, orientação sexual e idade/geração, tem experiências únicas, que somadas contribuem para fortalecer não somente a cultura da empresa, mas também o ambiente em que vivemos. Temos como responsabilidade continuar aprendendo de que forma podemos contribuir para a luta contra qualquer forma de preconceito, pois consideramos fundamental conciliar as diferenças para a construção de uma sociedade justa para todos.

No que tange a interação com os usuários, comentários ofensivos e desrespeitosos, são devidamente apagados de nossas páginas.”

Siga o Instagram do Carro Esporte Clube
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

Posts recentes

Rampage 2026 fica até R$ 30 mil mais barata; confira a tabela

Picape reduz versões a gasolina de 272 cv e recebe novidades na nova linha. Preços…

2 dias

Chevrolet explica por que mantém correia banhada a óleo

Chevrolet Tracker 2026 mantém motor 1.2 turbo e também correia banhada a óleo, mas com…

6 dias

Hyundai Creta 1.6 turbo DCT vende mais que o antigo 2.0

SUV compacto com 193 cavalos amplia vendas em relação ao antigo 2.0. Hyundai Creta 1.6…

1 semana

Hyundai HB20 fica R$ 12 mil mais barato com IPI reduzido para carros

HB20 e HB20S ganham desconto do IPI reduzido para carros do programa Carro Sustentável. Modelos…

2 semanas

Honda HR-V 2026 ganha novo visual e preços mais caros

SUV compacto tem nova dianteira e pacote de equipamentos ampliado. Honda HR-V 2026 custa até…

2 semanas

Vendas de automóveis crescem 3,5% com Polo na liderança do 1º semestre de 2025

Volkswagen Polo manteve a liderança absoluta, mesmo com leve retração de 1,12% em relação ao…

3 semanas