Notícias

Renault Espace 2023: minivan vira SUV que faz 21 km/l

Na sexta geração, Renault Espace 2023 abandona visual de minivan. Modelo agora é um SUV familiar inspirado no Austral com 5 ou 7 lugares

Novo Renault Espace 2023: da minivan ao SUV

O Renault Espace está sendo completamente reinventado. Lançado em 1984, o icônico monovolume mudou radicalmente. Sai o estilo minivan, entra um SUV. Nesta sexta geração, o Espace irá continuar como uma espécie de Austral alongado.

O modelo em breve completará 40 anos e soube se adaptar ao tempo. Na Europa, as vendas de monovolumes no segmento D representaram apenas 5% em 2022, enquanto a categoria de SUVs conseguiu ganhar quase 50% do mesmo bolo. Ou seja, para não perder o produto, a Renault optou por adotar o design do Austral e sua nova plataforma CMF-CD, adicionando 2 lugares na parte de trás ou mais espaço de bagagem.

Visual

Na frente, o Renault Espace retoma todos os elementos de estilo inaugurados pelo Austral e pelo novo Mégane elétrico, que deve ser lançado neste ano no Brasil. Os faróis de LED em formato C e a grade tem padrão xadrez na versão Esprit Alpine ou com barras verticais.

Siga o Instagram do Carro Esporte Clube
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

A ex-minivan tem capô nervurado e linhas que percorrem a carroceria acima das caixas das rodas dianteiras e também na traseira. Na traseira, a linha do teto se abaixa ligeiramente para terminar em um pequeno spoiler, benéfico para a aerodinâmica do veículo, que também evoluiu em relação ao Espace de quinta geração. O conjutno óptico traseiro é semelhante ao do Austral, com tiras de LED que percorrem quase toda a largura da tampa do porta-malas.

O novo Renault Espace 2023 é maior que o Austral com um comprimento de 4,72 metros, largura de 1,83 metros e altura de 1,64 metros. Isso representa um aumento de 21 cm em relação ao Austral, mas ainda 14 cm a menos do que o antigo Renault Espace. As rodas são aros de 19 ou 20 polegadas.

O entre-eixos é de 2,74 metros, ligeiramente inferior ao atual Espace. A Renault informa que essa ex-minivan tem um raio de giro de 10,4 metros, graças ao sistema de quatro rodas direcionais 4Control. Ou seja, apesar das dimensões, manobra tão bem quanto um Clio.

Versões e mecânica do Espace 2023

O novo Renault Espace 2023 será vendido na Europa em três versões: Techno, Esprit Alpine e Iconic. Enquanto a primeira oferece um estofamento simples em tecido feito de materiais reciclados, as outras duas oferecem um acabamento muito mais luxuoso. A Esprit Alpine retoma o que foi visto no Austral, com inserções de Alcantara escura com costuras azuis. No Iconic, um couro microperfurado. O teto panorâmico, opcional, contribui significativamente para a sensação de espaço a bordo.

Confira estes conteúdos que estão bombando:
DPVAT 2023: seguro obrigatório não será cobrado
Porsche 918 Spyder tem o IPVA 2023 mais caro do Brasil
BOATO: mensagem no WhatsApp engana sobre Taxa de Licenciamento

O banco traseiro é deslizante em 22 cm. Na configuração de sete lugares, o Espace oferece dois assentos separados, mas sem muito espaço para adultos. Na versão de cinco lugares, o porta-malas atinge um volume máximo de 770 litros, um número superior ao antigo Espace V. Com a terceira fileira de assentos no lugar, o porta-malas passa a 159 litros. Na versão de cinco lugares com o banco da segunda fileira rebatido, o volume de carga atinge 1818 litros.

Em relação às opções de motorização, esta 6ª geração do Espace utiliza o E-Tech full hybrid 200 cv. Trata-se do motor a gasolina híbrido, lançado com o Austral. Ele é associado a uma caixa de câmbio automática de 7 velocidades. A Renault anuncia um consumo de 21,4 km/l no ciclo WLTP e até 1100 km de autonomia com um único tanque de 55 litros.

O conjunto é composto por motor turbo TCe 1.2 de três cilindros à gasolina com 130 cv e 205 Nm de torque e outros dois motores elétricos internos de 70 cv alimentados por uma bateria de 400V. Há ainda um motor elétrico secundário HSG de 25 cv para auxiliar na partida e nas mudanças de marcha. Com essa otimização, a Renault anuncia 40% de economia graças ao modo elétrico na cidade.

Os preços ainda não foram divulgados. Não há informação de que esse produto será lançado no Brasil.

Carro Esporte Clube

Fotos, notícias, lançamentos, testes, vídeos e dicas sobre veículos. Bom humor e lifestyle!

Posts recentes

Rampage 2026 fica até R$ 30 mil mais barata; confira a tabela

Picape reduz versões a gasolina de 272 cv e recebe novidades na nova linha. Preços…

2 dias

Chevrolet explica por que mantém correia banhada a óleo

Chevrolet Tracker 2026 mantém motor 1.2 turbo e também correia banhada a óleo, mas com…

6 dias

Hyundai Creta 1.6 turbo DCT vende mais que o antigo 2.0

SUV compacto com 193 cavalos amplia vendas em relação ao antigo 2.0. Hyundai Creta 1.6…

1 semana

Hyundai HB20 fica R$ 12 mil mais barato com IPI reduzido para carros

HB20 e HB20S ganham desconto do IPI reduzido para carros do programa Carro Sustentável. Modelos…

2 semanas

Honda HR-V 2026 ganha novo visual e preços mais caros

SUV compacto tem nova dianteira e pacote de equipamentos ampliado. Honda HR-V 2026 custa até…

2 semanas

Vendas de automóveis crescem 3,5% com Polo na liderança do 1º semestre de 2025

Volkswagen Polo manteve a liderança absoluta, mesmo com leve retração de 1,12% em relação ao…

3 semanas