Automobilismo

Semana do automobilismo: 500 Milhas de Indianápolis completa 110 anos

Há 110 anos, aconteceu a primeira corrida da histórica 500 Milhas de Indianápolis. Semana entre 30 de maio e 5 de junho traz lembranças marcantes aos amantes do automobilismo

Primeira corrida da 500 Milhas de Indianápolis em 1911

No dia 30, há 110 anos, ocorria a primeira prova de 500 Milhas de Indianápolis, ou Indianapolis 500 em inglês. No dia 2 de junho, completam-se 25 anos desde a primeira vitória de Michael Schumacher pela Ferrari e a 20ª vitória dele na categoria. A corrida foi no GP da Espanha de 1996. No mesmo dia, completam-se 30 anos da última vitória do brasileiro tricampeão Nelson Piquet na Fórmula 1. O feito ocorreu em 1991, no GP do Canadá.

Siga o Carro Esporte Clube no Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

No dia 4 de junho, e bem antes do início dessas competições famosas, Henry Ford concluía o Quadriciclo de Ford, seu primeiro automóvel movido a gasolina. Ford era apaixonado por mecânica e, aos 12 anos, montou sua primeira oficina, onde construiu brinquedos com motores a vapor. Filho de imigrantes irlandeses, aos 16 anos deixou a cidade rural para trabalhar na emergente Detroit como aprendiz de mecânico.

O complexo Indianapolis Motor Speedway foi construído em 1909 como uma pista de cascalho e sediou pequenos eventos, incluindo alguns para motocicletas. A primeira corrida da Indy 500 aconteceu em 30 de maio de 1911. Ray Harroun , um engenheiro da Marmon Motor Car Company, saiu de sua aposentadoria para disputar apenas esse evento inaugural. O piloto aposentou-se novamente após a vitória.

 Marmon Wasp, o carro que venceu a Indianápolis 500 de 1911.
500 Milhas de Indianápolis

George Russell ganha upgrade na F1 e vai correr na Mercedes no lugar de Hamilton
Nasceu de novo! Veja a hora que Grosjean sai do carro em chamas
W Series 2021: brasileira Bruna Tomaselli está confirmada na modalidade 100% feminina
Morto há 26 anos, Senna ainda conquista fãs mundo afora

Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

Posts recentes

Royal Enfield Himalayan 450: análise completa da trail de 452 cc

Marca inglesa chega com potência e tecnologia para desafiar Honda Sahara 300 e Yamaha Lander…

3 semanas

Toyota T-Line: marca ganha maior concessionária no Brasil em São Paulo

Próximo do Aeroporto de Congonhas, Toyota T-Line é a maior concessionaria da marca japonesa do…

1 mês

Festival de Gastronomia de Tiradentes revela novidades da Jeep

Conheça como é a experiência do programa Jeep Selections, que reúne fãs a marca no…

1 mês

Haval H9 esgota lote inicial e GWM fatura mais de R$ 185 mi

SUV de 7 lugares tem motor 2.4 turbodiesel de 184 cavalos e muita tecnologia. Haval…

1 mês

Fórmula 1: Audi e adidas fecham parceria para 2026

Parceria dará origem à coleção adidas x Audi F1, prevista para fevereiro de 2026, antes…

2 meses

Citroën revive bons tempos com novidades na linha 2026

Carros ganham acabamento melhorado e resgatam versão clássica. Citroën 2026 tem carros a partir de…

2 meses