Por Thiago Ventura
A alta do dólar e a crise econômica atrapalharam os planos de muita gente em 2015. A Peugeot também passou por isso e teve que repensar seus planos para o Brasil. A marca francesa queria trazer a nova geração do 308 europeu para o mercado nacional. O carro foi até homologado, mas a Peugeot resolveu esperar um momento melhor na economia nacional, já que o veículo chegaria com valor bem caro.
A solução foi investir no facelift no 308 atual, como você vê nas fotos e vídeos desse teste. O hatch médio continua com a farta lista de equipamentos de série, mas o interior inalterado depõe contra o veiculo. O novo câmbio automático de seis velocidade também compõe o pacote da linha 2016.
Mesmo menores, o hatch e SUV compactos estão com um painel mais moderno, dentro a linguagem de setilo i-Cockpit da Peugeot: volante pequeno, com instrumentos acima e central multimídia ‘flutuante no meio’. O hatch médio que briga com gente como o Volkswagen Golf ou Ford Focus merecia um conjunto mais moderno.
A caixa automática sequência é nova, com seis velocidades. Segundo a Peugeot, a nova EAT6 está com novo escalonamento das marchas e oferece os modos Sport e ECO, capaz de reduzir em até 7% o consumo de combustível.
Ao volante, o veículo responde muito bem aos ímpetos do motorista. Basta pisar no acelerador, que o veículo responde bem. No entanto, agora flex, o THP bebe mais do que o gasolina. Mas há uma alternativa. além do modo ECO, se proprietário ‘pisar leve’, consegue bons índices de consumo.
A suspensão é focada na estabilidade. Mesmo em curvas fechadas, o carro transmite segurança e não canta os pneus. Porém, repassa muito as irregularidades do piso para os passageiros.
O pacote de segurança é bem recheado. São seis airbags (duplo frontal, laterais e de cortina) desde a versão mais básica. Nesta versão, também oferece controles eletrônicos de estabilidade e tração, sensores crepuscular e de chuva. Há também sensores dianteiros e traseiros de estacionamento e câmera de ré.
Conclusão
O Peugoet 308 Griffe THP custa R$ 84.490 e oferece uma forte gama de equipamentos de série. Para ter um pacote semelhante, os concorrentes cobram bem mais caro por isso. E com o facelift, a linha 2016 tem uma cara de novidade que vale o investimento para quem é fã da marca, já que os planos da nova geração estão (por hora) abortados.
Porém, o 308 disputa num segmento complicado. Em 2015, o hatch médio mais vendido foi Ford Focus, com 12.910 unidades, seguido do Volkswagen Golf, com 10.063. O Cruze é o terceiro com 9.117 emplacamentos. O 308 é o quarto, mas está muito atrás do trio: 3.276 unidades, melhor apenas que o Fiat Bravo ( 2.795). Os mais vendidos têm mais recepção no mercado, especialmente na hora da revenda. Esse é o ‘problema’ do hatch francês: a concorrência!
Estilo 7
Acabamento 8
Tecnologia 7
Espaço interno / Conforto / porta malas 8
Desempenho 8
Consumo 7
Segurança 10
Equipamentos 10
Custo/benefício 7
Lista de equipamentos de série Peugeot 308 (todas as versões):
308 Allure 1.6 Flex Manual
Segurança: Seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina, com oito pontos de proteção); Alarme; Sistema ISOFIX para retenção de cadeiras infantis; Freio a disco nas quatro rodas (ventilados na frente) com ABS, AFU e REF; Sensor de estacionamento traseiro; Faróis de neblina dianteiros; Luzes diurnas (DRL) em LED;Lanternas indicadoras de direção nos retrovisores; Portas traseiras com sistema de trava de segurança; Travamento automático das portas e porta-malas em velocidade.
Conforto: Teto panorâmico; Direção eletro-hidráulica assistida; Ar-condicionado Bi-Zone; Limpador de para-brisa automático com sensor de chuva e indexado à velocidade; Acendimento automático do farol; Regulador & Limitador de velocidade; Banco do motorista com regulagem de altura manual; Couro parcial; Apoio de braço no banco do motorista; Travamento das portas, porta malas e fechamento dos vidros pelo telecomando da chave; Regulagem do volante em altura e profundidade; Vidros elétricos com função “um toque” e antiesmagamento nas quatro portas; Retrovisores com ajuste elétrico; Central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas com Mirror Link e My Link PEUGEOT; Tela multifunções com computador de bordo;Chaves com abertura à distância das portas e tampa do porta-malas.
Estilo: Roda de 17 polegadas em liga leve; Detalhes cromados nos para-choques dianteiro e traseiro; Retrovisores e maçanetas de portas na cor da carroceria; Painel de instrumentos soft (“slush”); Volante revestido em couro.
308 Allure 2.0L Automático
Esta versão recebe o motor 2.0L com caixa automática sequencial de seis velocidades e controle de estabilidade (ESP), além de todos os equipamentos de série presentes no 308 Allure manual.
308 Griffe THP
Além de todos os equipamentos presentes nas versões Allure e Allure Autom., oferece:
Sensor de estacionamento dianteiro; Câmera de ré; Bancos em couro perfurado e rodas diamantadas de 17 polegadas.
Sedã médio recebe reestilização na China e fica parecido como Prius. Toyota Corolla tem motor…
Triângulo Mineiro conta com concessionária da marca chinesa. Carbel Omoda Jaecoo Uberlânida chega com investimento…
Volkswagen Gol ultrapassa 45 anos de história como referência da indústria automotiva brasileira. relembre os…
Marca inglesa chega com potência e tecnologia para desafiar Honda Sahara 300 e Yamaha Lander…
Próximo do Aeroporto de Congonhas, Toyota T-Line é a maior concessionaria da marca japonesa do…
Conheça como é a experiência do programa Jeep Selections, que reúne fãs a marca no…