Economia

Três montadoras paralisam fábricas devido vendas em baixa

Indústria automobilística ainda não aqueceu volume de vendas. Três grandes montadoras paralisam fábricas para ajustar oferta de veículos

Fábrica da Stellantis em Goiana (PE): modelos da Jeep com produção suspensa

Semana começa com a indústria automobilística com ritmo de apreensão: três montadoras paralisam fábricas no Brasil para ajustar demanda e oferta. Em outras palavras, vendas fracas no setor! Nesta segunda, a Hyundai inicia a suspensão das atividades, seguida pelo grupo Stellantis na quarta. No dia 27, é a vez da General Motors.

Siga o Instagram do Carro Esporte Clube
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

A Hyundai Motors do Brasil (HMB) decretou férias coletivas de três semanas em sua planta em Piracibaca (SP). No local, são produzidos a família HB20 e o Creta. Lembrando que isso não contempla a Hyundai-Caoa, responsável pelo HR e Tucson, além dos importados.

Nesta quarta, 22 de março, a Stellantis, grupo dono de marcas como Jeep, Fiat, Peugeot e Citroën, dispensa funcionários do segundo turno em Goiana (PE). A planta é responsável pela produção de Jeep Renegade, Compass, Commander e Fiat Toro. Na outra semana, também os trabalhadores do primeiro e terceiro turno entram de férias. No total, serão 10 dias sem produção na planta.

Importante lembrar que a Stellantis dispensou em fevereiro 140 funcionários que estavam em contrato temporário na planta de Porto Real.

Confira estes conteúdos que estão bombando:
DPVAT 2023: seguro obrigatório não será cobrado
Porsche 918 Spyder tem o IPVA 2023 mais caro do Brasil
BOATO: mensagem no WhatsApp engana sobre Taxa de Licenciamento

Na segunda que vem, dia 27, é a vez da Chevrolet interromper a produção em sua fábrica de São José dos Campos (SP). No local, a GM produz a S10 e o Trailblazer. No caso da marca da gravata, a paralisação é entre 27 de março e 13 de abril.


Esse movimento das marcas que paralisam fábricas já havia sido notado entre 2020 e 2022, em geral por conta da falta de semicondutores. Agora, o mercado de automóveis zero quilômetro parece dar uma desaquecida, fruto da alta taxa de juros e também inflação de preços. Os efeitos da pandemia ainda não terminaram para o setor. Por exemplo, em 2019, o Brasil teve 2,8 milhões de veículos comercializados. Já em 2022, foram 2,1 mi.


Carro Esporte Clube

Fotos, notícias, lançamentos, testes, vídeos e dicas sobre veículos. Bom humor e lifestyle!

Posts recentes

Rampage 2026 fica até R$ 30 mil mais barata; confira a tabela

Picape reduz versões a gasolina de 272 cv e recebe novidades na nova linha. Preços…

21 horas

Chevrolet explica por que mantém correia banhada a óleo

Chevrolet Tracker 2026 mantém motor 1.2 turbo e também correia banhada a óleo, mas com…

5 dias

Hyundai Creta 1.6 turbo DCT vende mais que o antigo 2.0

SUV compacto com 193 cavalos amplia vendas em relação ao antigo 2.0. Hyundai Creta 1.6…

1 semana

Hyundai HB20 fica R$ 12 mil mais barato com IPI reduzido para carros

HB20 e HB20S ganham desconto do IPI reduzido para carros do programa Carro Sustentável. Modelos…

2 semanas

Honda HR-V 2026 ganha novo visual e preços mais caros

SUV compacto tem nova dianteira e pacote de equipamentos ampliado. Honda HR-V 2026 custa até…

2 semanas

Vendas de automóveis crescem 3,5% com Polo na liderança do 1º semestre de 2025

Volkswagen Polo manteve a liderança absoluta, mesmo com leve retração de 1,12% em relação ao…

3 semanas