Uber tem regras confusas que proíbem modelos específicos, mas autorizam concorrentes. Caso do Honda HR-V, que pode ser UberBlack, mas o Jeep Renegade não. Veja a lista de carros
A Uber divulgou nesta semana uma lista de carros aceitos para cadastro no serviço nas categorias UberX e UberBlack em 2016. A empresa atribui como atividade fim a “carona remunerada” e permite que qualquer pessoa com carteira de habilitação profissional vire um colaborador, cadastrando o veículo próprio para transportar passageiros.
Os modelos são divididos nas categorias UberX e UberBlack, com diferença na tarifa mais cara na opção por carros mais luxuosos. No entanto, a Uber propõe uma seleção confusa, em que proíbe determinados modelos, mas autoriza concorrentes da mesma categoria.
Para UberX, podem se inscrever motoristas com veículos a partir do ano/modelo 2008, com carroceria quatro portas, cinco lugares e ar-condicionado. A Uber não aceita picapes, como Fiat Strada ou Volkswagen Saveiro e minivans chinesas Changan, CN Auto e Effa. Também estão vetados Ford Transit, Kia Besta, Volkswagen Kombi e as multivans Peugeot Partner e Renault Kangoo. No entanto, Honda Fit, Chevrolet Spin, Fiat Doblò e Nissan Grand Livina estão autorizados.
Na categoria UberBlack, os veículos devem ser ano/modelo superior a 2010, carroceria quatro portas, cinco lugares, bancos de couro e ar-condicionado. O serviço está presente em Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Para cada cidade, há uma lista de modelos ‘homologados’.
Em Belo Horizonte, por exemplo, o único modelo Fiat que pode ser qualificado na categoria é a Freemont. Na Volkswagen, é permitido Jetta, Passat e Tiguan, mas não o Golf. Entre os Ford, está previsto o Focus Sedan e o Fusion.
Numa das incoerências, um Honda HR-V modelo 2016 pode ser UberBlack. Já o Jeep Renegade ou Ford EcoSport não estão qualificados. Curiosamente, estão qualificados modelos de alto luxo, como o Porsche Cayenne, BMW Série 5 ou o Mercedes-Benz Classe E.
Além do veículo, o candidato do motorista é avaliado nos antecedentes criminais, enquanto os veículos devem estar com documentação em dia e ter uma apólice de seguro com cobertura APP (Acidentes Pessoais a Passageiros) a partir de R$ 50 mil. A empresa afirma que casos específicos podem ser avaliados e um modelo de categoria superior pode ser aceito no UberBlack.
Oferecendo um seviço semelhante aos dos táxis, mas com preço inferior, a Uber comprou briga com a categoria no país inteiro. Em janeiro deste ano, a Prefeitura de Belo Horizonte sancionou uma lei que proíbe a Uber, determinando que os aplicativos de transporte pago de passageiros só poderão operar na capital mineira se usarem mão de obra de motoristas licenciados pela BHTrans. Apesar disso, a Uber continua operando na cidade.
Veja a lista de carros de Belo Horizonte:
Sedã médio recebe reestilização na China e fica parecido como Prius. Toyota Corolla tem motor…
Triângulo Mineiro conta com concessionária da marca chinesa. Carbel Omoda Jaecoo Uberlânida chega com investimento…
Volkswagen Gol ultrapassa 45 anos de história como referência da indústria automotiva brasileira. relembre os…
Marca inglesa chega com potência e tecnologia para desafiar Honda Sahara 300 e Yamaha Lander…
Próximo do Aeroporto de Congonhas, Toyota T-Line é a maior concessionaria da marca japonesa do…
Conheça como é a experiência do programa Jeep Selections, que reúne fãs a marca no…