Capa

Vantagens e desvantagens de ter um carro customizado

Um carro customizado é, simplesmente, só seu. Seguindo os desejos estéticos, o visual e as alterações serão totalmente exclusivas. Mas na hora de vender…

A paixão pelo automobilismo é muito comum entre os brasileiros, desde a época em que Emerson Fittipaldi sagrou-se campeão de Fórmula 1, nos anos 1970. Provavelmente, os fãs de filmes como os pertencentes à franquia “Velozes e Furiosos” já imaginaram ter um modelo “diferentão” na garagem. Afinal, um carro customizado é, simplesmente, só seu. Seguindo os desejos estéticos, o visual e as alterações serão totalmente exclusivas. Por exemplo, se quando o assunto é roupa, é comum querer um modelo único, imagina quando o assunto é um meio de transporte?

Mas nem tudo são flores, pois customizar um carro pode custar uma boa quantia para aqueles que querem investir nesse segmento. Em alguns casos, a brincadeira fica mais cara do que o valor do próprio veículo. Não necessariamente as peças serão mais onerosas, mas a mão de obra e a manutenção ao longo da vida útil podem pesar no bolso do motorista. Isso porque o motor dura menos e fica mais sensível, por exemplo.

Outro ponto a se levar em consideração é a burocracia por trás dessa história. Já que o dono de um automóvel estiloso precisa de documentações específicas para não ter problema com o departamento de trânsito.

Pense ainda nos problemas que essas alterações podem acarretar. Apesar de estar entre os mais pedidos, o rebaixamento exige trocar a suspensão e, por isso, nem sempre é permitido pela lei. Quando a mudança é relacionada à estética do motor, é necessário ficar atento também ao modo de dirigir. Afinal de contas, altas velocidades estão vetadas nas cidades e até nas estradas. Adicionar cooler esportivos e capa cromada é recorrente dentre os apaixonados pelo ‘tuning’, bem como aumentar o aro das rodas e trocar as calotas. Basta colocar os prós e os contras no papel, para decidir se vale a pena depositar parte da sua renda nesse sonho.

Fonte: Dino/InstaCarro
Fotos: Marcelo Hide/Fotos Públicas

Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

Posts recentes

Royal Enfield Himalayan 450: análise completa da trail de 452 cc

Marca inglesa chega com potência e tecnologia para desafiar Honda Sahara 300 e Yamaha Lander…

3 semanas

Toyota T-Line: marca ganha maior concessionária no Brasil em São Paulo

Próximo do Aeroporto de Congonhas, Toyota T-Line é a maior concessionaria da marca japonesa do…

1 mês

Festival de Gastronomia de Tiradentes revela novidades da Jeep

Conheça como é a experiência do programa Jeep Selections, que reúne fãs a marca no…

1 mês

Haval H9 esgota lote inicial e GWM fatura mais de R$ 185 mi

SUV de 7 lugares tem motor 2.4 turbodiesel de 184 cavalos e muita tecnologia. Haval…

1 mês

Fórmula 1: Audi e adidas fecham parceria para 2026

Parceria dará origem à coleção adidas x Audi F1, prevista para fevereiro de 2026, antes…

2 meses

Citroën revive bons tempos com novidades na linha 2026

Carros ganham acabamento melhorado e resgatam versão clássica. Citroën 2026 tem carros a partir de…

2 meses