Automobilismo

Vettel anuncia que deixará a Scuderia Ferrari no fim deste ano

Piloto alemão teve uma  péssima temporada em 2019 na Fórmula 1 com o brilho da nova estrela Charles Leclerc; Vettel pode ir para Renault ou McLaren

A Scuderia Ferrari e Sebastian Vettel decidiram em conjunto não estender o contrato atual para além da data de vencimento atual do final da temporada de Fórmula 1 de 2020. Ou seja, o alemão deixa a Ferrari na próxima temporada: “Meu relacionamento com a Scuderia Ferrari terminará no final de 2020. Para obter os melhores resultados possíveis neste esporte, é vital que todas as partes trabalhem em perfeita harmonia. Eu e a equipe percebemos que não há mais um desejo comum de permanecer juntos ao final desta temporada. Questões financeiras não tiveram parte nesta decisão conjunta. Essa não é a forma que considero certa para fazer boas escolhas e nunca será”, disse o piloto em comunicado. “O que está acontecendo nos últimos meses levou muitos de nós a refletir sobre quais são nossas verdadeiras prioridades na vida. É preciso usar a imaginação e adotar uma nova abordagem para uma situação que mudou. Eu mesmo reservarei o tempo necessário para refletir sobre o que realmente importa quando se trata do meu futuro”, completa.

O diretor da equipe, Mattia Binotto, lamentou a decisão e agradeceu o trabalho de Vettel na equipe até o momento. “Não foi uma decisão fácil, considerando o valor de Sebastian como piloto e como pessoa. Não havia nenhuma razão específica que levou a essa decisão, além da crença comum e amigável de que chegara a hora de seguirmos caminhos separados para alcançar nossos objetivos”, declarou.

Vettel acumula 14 vitórias em Grandes Prêmios, tornando-o o terceiro piloto mais bem-sucedido da Ferrari, além do que mais pontuou. Em cinco anos, o alemão ficou três vezes no terceiro lugar no mundial de pilotos.

A temporada de 2019 foi a pior de Vettel pela Ferrari, ao ter encerrado a temporada com a quinta posição e atrás do companheiro de equipe, o monegasco Charles Leclerc. Os dois, inclusive, tiveram uma série de desentendimentos ao longo do ano. Um dos momentos mais tensos foi a batida entre ambos durante o GP do Brasil, quando ambos abandonaram a prova.

Aos 32 anos, Vettel já passou pelas equipes BMW Sauber, Toro Rosso e Red Bull, pela qual faturou quatro títulos. Chegou à Ferrari em 2015 para substituir Fernando Alonso contratado a peso de ouro. Porém, não conseguiu o sonhado quinto título pela escuderia italiana.

Vettel deve procurar uma nova equipe a partir de 2021 e  Renault e McLaren já sinalizaram interesse no piloto. Charles Leclerc, por sua vez, pode ter a companhia de Daniel Ricciardo, da Renault, ou Carlos Sainz, da McLaren.

E agora? Para qual equipe vai? E quem será o seu substituto?

Carro Esporte Clube

Fotos, notícias, lançamentos, testes, vídeos e dicas sobre veículos. Bom humor e lifestyle!

Posts recentes

Trabalho escravo na BYD: acordo de R$ 40 mi com MPT põe fim ao caso

Empreiteiras contratadas pela BYD vão pagar R$ 40 milhões em indenização devido ao caso de…

1 mês

Prepare o bolso: gasolina e diesel mais caros em 2026

Aumento do ICMS começa a partir de 1º de janeiro de 2026 após aprovação pelos…

1 mês

Iveco Crossway Line vira transporte da LEGO

Marca de brinquedos de montar escolhe Iveco Crossway Line para transporte de trabalhadores. Ônibus será…

1 mês

Toyota Corolla ganha visual de Prius e motor híbrido mais potente

Sedã médio recebe reestilização na China e fica parecido como Prius. Toyota Corolla tem motor…

1 mês

Omoda Jaecoo em Uberlândia: estrutura, pós-venda e portfólio

Triângulo Mineiro conta com concessionária da marca chinesa. Carbel Omoda Jaecoo Uberlânida chega com investimento…

1 mês

Volkswagen Gol: conheça a história do carro mais vendido no Brasil

Volkswagen Gol ultrapassa 45 anos de história como referência da indústria automotiva brasileira. relembre os…

1 mês