Utilitário possui tecnologia Start-Stop de série e pode vir equipado com sistemas modernos de segurança e conforto. Há até opção de tração nas quatro rodas e câmbio DSG
Thiago Ventura
A Volkswagen apresentou nesta quinta-feira na Europa a sexta geração do utilitário Transporter, veículo que teve origem na antiga Kombi. No Brasil, o veículo foi vendido apenas até a segunda geração, que teve a produção encerrada em 2013, após 56 anos.
Em comparação com a antiga Kombi, que ainda guarda referências como as linhas quadradas e a vocação para o transporte de carga e passageiros, a Transporter T6 é um veículo totalmente diferente, com direito a itens como tração nas quatro rodas e câmbio automatizado de dupla embreagem (DSG).
Segundo a marca alemã, a família T acumula 65 anos de historia com produção estimada em 12 milhões de unidades, desde 1950. Nesta nova geração, o veículo apresenta a mais recente linguagem de design da Volks. Nas versões top de linha, há faróis full LED com luzes diurnas e sistemas de segurança, como detecção de sonolência do motorista, aviso de veículo no ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e câmera de ré, itens de modelos de luxo da marca.
Nas versões para passageiros,o interior segue a receita típica da Volkswagen e pode ser equipado com sistema de entretenimento com tela touchscreen de até 18 polegadas. Os bancos podem ser virados para transformar a cabine numa verdadeira sala e há opção de mesas rebatíveis.
A T6 possui seis opções de motor. Movido a diesel, as potências são de 84 cv, 101 cv, 149 cv e 203 cv, sempre com o bloco 2.0 TDI. A gasolina é a vez do 2.0 TSI, que pode ter potência de 150 ou 203 cavalos. O sistema start-stop, que desliga o modelo para economizar combustível, é de série em todas as versões.
O preço do veículo na Alemanha parte dos 23.035 euros no modelo de entrada com motor TDI de 84 cavalos. Na versão Multivan (passageiros), o valor parte dos 29.952 euros, enquanto a opção Trendline é vendida a partir de 34.301 euros.
Para o lançamento, haverá a série limitada ‘Generation SIX’, baseada na versão Multivan Comfortline. O veículo tem pintura retrô em duas cores, rodas de liga-leve de 18 polegadas e luzes diurnas e lanternas traseiras em LED, além de diversos itens cromados. No interior, bancos de couro em dois tons com sistema de aquecimento.
Nova Kombi
Além da Transporter T6, a Volkswagen trabalha num veículo elétrico, com linhas inspiradas na clássica Kombi. A informação foi confirmada por um execultivo da marca e o conceito deverá ser apresentado ainda este ano.
Empreiteiras contratadas pela BYD vão pagar R$ 40 milhões em indenização devido ao caso de…
Aumento do ICMS começa a partir de 1º de janeiro de 2026 após aprovação pelos…
Marca de brinquedos de montar escolhe Iveco Crossway Line para transporte de trabalhadores. Ônibus será…
Sedã médio recebe reestilização na China e fica parecido como Prius. Toyota Corolla tem motor…
Triângulo Mineiro conta com concessionária da marca chinesa. Carbel Omoda Jaecoo Uberlânida chega com investimento…
Volkswagen Gol ultrapassa 45 anos de história como referência da indústria automotiva brasileira. relembre os…