Capa

Volkswagen: marca colaborou com a ditadura militar no Brasil

Montadora alemã espionava funcionários e enviava lista negra para o Dops. Volkswagen contratou historiador para investigar casos de tortura no Brasil

Um passado sombrio da marca alemã começa a ser revelado: uma investigação externa, encomendada pela própria Volkswagen, comprova que a filial brasileira colaborou ativamente com a ditadura militar (1964-1985), inclusive com anuência da matriz em Wolfsburg!

Reportagem conjunta do jornal Süddeutsche Zeitung e das emissoras estatais NDR e SWR, publicada nesse domingo na Alemanha, detalha a atuação da montadora, de acordo com dados obtidos com exclusividade. A Volkswagen do Brasil espionava seus funcionários e elaborava uma “lista negra”, enviada ao Departamento de Ordem Política e Social (Dops), órgão de repressão do governo militar. Os metalúrgicos classificados como “subversivos” eram presos e torturados.

“Operários eram presos na planta da fábrica e, em seguida, torturados: a colaboração da Volkswagen com a ditadura militar brasileira foi, aparentemente, mais ativa do que antes presumido”, escreveu o Süddeutsche Zeitung.

Linha de montagem da Volkswagen nos Anos 70

Repórteres alemães analisaram documentos corporativos localizados no Brasil e na sede alemã, papéis classificados como secretos pelo Dops e relatórios confidenciais do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. Os documentos sugerem que a matriz da Volks tomou conhecimento do que era feito no Brasil.

Além do que foi revelado pela imprensa alemã, investigação feita pela Comissão Nacional da Verdade (CNV), afirma que a VW cedeu galpões em São Bernardo do Campo para o regime militar, usados como centros de detenção e tortura. Segundo a CNV, a montadora doou 200 veículos ao governo brasileiro, que foram usados na repressão.

Em novembro de 2016, o Grupo Volkswagen nomeou o historiador Christopher Kopper para investigar o que aconteceu no Brasil. O estudo fica pronto até o fim deste ano, mas Kopper já confirmou a existência de “uma colaboração regular” entre a filial brasileira e o órgão policial do regime militar.

Texto: redação e Deutsche Welle

Carro Esporte Clube

Fotos, notícias, lançamentos, testes, vídeos e dicas sobre veículos. Bom humor e lifestyle!

Posts recentes

Rampage 2026 fica até R$ 30 mil mais barata; confira a tabela

Picape reduz versões a gasolina de 272 cv e recebe novidades na nova linha. Preços…

2 dias

Chevrolet explica por que mantém correia banhada a óleo

Chevrolet Tracker 2026 mantém motor 1.2 turbo e também correia banhada a óleo, mas com…

6 dias

Hyundai Creta 1.6 turbo DCT vende mais que o antigo 2.0

SUV compacto com 193 cavalos amplia vendas em relação ao antigo 2.0. Hyundai Creta 1.6…

1 semana

Hyundai HB20 fica R$ 12 mil mais barato com IPI reduzido para carros

HB20 e HB20S ganham desconto do IPI reduzido para carros do programa Carro Sustentável. Modelos…

2 semanas

Honda HR-V 2026 ganha novo visual e preços mais caros

SUV compacto tem nova dianteira e pacote de equipamentos ampliado. Honda HR-V 2026 custa até…

2 semanas

Vendas de automóveis crescem 3,5% com Polo na liderança do 1º semestre de 2025

Volkswagen Polo manteve a liderança absoluta, mesmo com leve retração de 1,12% em relação ao…

3 semanas