Marca alemã reduziu para dez meses o tempo de projeto graças a recursos de inteligência artificial e impressoras 3D. Desenvolvido no Brasil, Volkswagen Nivus será vendido na Europa
Marca alemã começou a fabricar em São Bernardo do Campo (SP) as primeiras unidades para comercialização do inédito Nivus, veículo utilitário esportivo (SUV) compacto com estilo coupé. O lançamento, que ainda não teve o preço revelado, é exemplo da indústria 4.0 nas montadoras de veículos. Segundo a marca, o tempo de projeto do carro foi reduzido de dois anos e meio a apenas dez meses.
Desenvolvido no Brasil, o carro teve seu projeto testado de forma digital, ao invés da fabricação de unidades em clay, um tipo especial de argila. Em projetos anteriores eram feitos de oito a dez unidades em clay.
“Foi tudo digital, inclusive o desenvolvimento das peças. É uma revolução histórica”, afirma Di Si, presidente da Volkswagen na América do Sul. O próprio lançamento do carro também foi digital em forma de live. Segundo a marca, foram 130 mil acessos de concessionários, fornecedores, jornalistas e consumidores do Brasil e de outros 56 países.
O projeto do Volkswagen Nivus agradou a matriz alemã e o SUV coupé será produzido na Espanha no próximo ano. A filial brasileira vai exportar o software da central de multimídia, outro produto de criação local que poderá ser configurado de acordo com as demandas locais.
Projeto 100% digital
O desenvolvimento do Nivus foi feito no Laboratório de Protótipo Virtual e a marca aponta para uma economia de 65% de custos em relação a projetos anteriores. Mesmo sendo um projeto global,em função da tecnologia, foi possível que mais de 70% das simulações ocorressem no Brasil virtualmente. No caso padrão ‘mulas’ do carro são enviadas a diferentes lugares do mundo para testar itens como segurança veicular, acústica, plataforma etc.
O laboratório utilizou ferramentas da indústria 4.0, como impressoras 3D e processos digitalizados, com alto nível de automação e inteligência artificial. Além do projeto do carro, esse conceito de indústria também foi aplicado para antecipar a linha de montagem.
Os engenheiros analisaram de modo virtual todas as fases do processo produtivo, prevendo a ergonomia e disposição dos equipamentos para maximizar a produção, antes mesmo de implementar a parte física da planta. Isso é feito através de óculos de realidade virtual, roupa e luvas capazes de digitalizarem o movimento do homem para dentro do ambiente virtual e um projetor tridimensional que permite a várias pessoas ao mesmo tempo avaliar o processo em um ambiente 3D.
Nivus 2021
O Volkswagen Nivus 2021 tem 4.266 mm de comprimento, 1.757 mm de largura, 1.493 mm de altura e 2.566 mm de distância entre-eixos. O porta-malas oferece espaço de 415 litros. A abertura da tampa do porta-malas pode ser feita por um dos ‘botões virtuais’ doa central multimídia VW Play.
O carro será vendido apenas com motor 1.0 turbo 200 TSI (família EA211) de três cilindros, flexfuel e com injeção direta de combustível. Este propulsor entrega até 128 cv (94 kw) de potência máxima e 200 Nm de torque, quando abastecido com etanol. A transmissão é automática de seis marchas. O motor 200 TSI é produzido na fábrica de São Carlos (SP) e equipa atualmente os modelos Polo, Virtus e T‑Cross.
Empreiteiras contratadas pela BYD vão pagar R$ 40 milhões em indenização devido ao caso de…
Aumento do ICMS começa a partir de 1º de janeiro de 2026 após aprovação pelos…
Marca de brinquedos de montar escolhe Iveco Crossway Line para transporte de trabalhadores. Ônibus será…
Sedã médio recebe reestilização na China e fica parecido como Prius. Toyota Corolla tem motor…
Triângulo Mineiro conta com concessionária da marca chinesa. Carbel Omoda Jaecoo Uberlânida chega com investimento…
Volkswagen Gol ultrapassa 45 anos de história como referência da indústria automotiva brasileira. relembre os…