Conceito que será apresentado em janeiro nos Estados Unidos faz releitura da clássica Kombi e exibe tecnologias do futuro da mobilidade elétrica e direção autônoma
A Volkswagen revelou algumas imagens do novo carro conceito que será apresentado no North American International Auto Show (Naias), o Salão de Detroit, janeiro nos Estados Unidos. É o segundo modelo da família I.D., veículo elétrico que foi revelado em Paris.
O novo conceito ainda não teve o nome revelado, mas própria Volkswagen faz questão de frisar que se trata do ‘ícone para a nova era da direção elétrica’. Ou seja, a ‘nova Kombi’ faz a ligação entre as origens legendárias da marca de Volkswagen e seu futuro elétrico. É possível ver pelas imagens a repetição do clássico desenho frontal da primeira geração da Kombi, com a pintura bicolor.
Tal como o I.D., este conceito também é baseado no Modular Electric Drive Kit (MEB). Vale lembrar que o I.D. tem um motor elétrico de 125 kW (170cv), que promete uma autonomia entre 400 e 600 km com apenas uma carga.
A nova Kombi também terá possibilidade de direção autônoma. No volante, há um botão no logotipo da da VW. Ao apertá-lo, o volante elétrico retrátil recolhe-se e liberta o motorista para o desfrutar da condução definida pelos sistemas de lasers, radares, câmaras e de scanners, entre outros assistentes.
A Volkswagen prometeu o lançamento do I.D. elétrico para 2020. A expectativa é que o novo modelo que será revelado em Detroit também tenha uma previsão semelhante.
Kombi, o retorno
Não é a primeira vez que a Volkswagen apresenta um modelo inspirado na clássica Kombi. Em janeiro de 2016, a marca apresentou o carro conceito Budd-e, durante o CES 2016 em Las Vegas, nos Estados Unidos. A Budd-e também foi exibida no Brasil em novembro, durante o Salão do Automóvel de São Paulo.
A Volkswagen Budd-e tem dois motores elétricos, um no eixo dianteiro com potência de 100 kW (150 cv) e outro no traseiro, com 125 kW (170 cv). Combinados, oferecem uma autonomia de até 533 quilômetros. O conjunto tem velocidade máxima de 180 km/h e faz de 0 a 100 km/h em em 6,9 segundos.
Em 2011, a marca alemã apresentou o conceito Bulli, um dos apelidos do clássico veículo na Alemanha. Antes disso, em 2001, a Volks revelou o conceito Microbus. Em 2015, um membros do conselho do grupo Volkswagen confirmou os planos de voltar com o veículo. Será que dessa vez vai?
Empreiteiras contratadas pela BYD vão pagar R$ 40 milhões em indenização devido ao caso de…
Aumento do ICMS começa a partir de 1º de janeiro de 2026 após aprovação pelos…
Marca de brinquedos de montar escolhe Iveco Crossway Line para transporte de trabalhadores. Ônibus será…
Sedã médio recebe reestilização na China e fica parecido como Prius. Toyota Corolla tem motor…
Triângulo Mineiro conta com concessionária da marca chinesa. Carbel Omoda Jaecoo Uberlânida chega com investimento…
Volkswagen Gol ultrapassa 45 anos de história como referência da indústria automotiva brasileira. relembre os…