Governador vai enviar projeto para Assembleia Legislativa para limitar em 10% o aumento no IPVA 2022 em Minas. Imposto pode subir até 30%
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou neste domingo (12) que vai enviar à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) um projeto de Lei para limitar o aumento do IPVA 2022 no estado. Segundo análises, o imposto poderia aumentar em até 30% para os veículos no próximo ano.
Siga o Instagram do Carro Esporte Clube
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
Caso a proposta seja aprovada, ao invés de reajustar o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de acordo com a Tabela Fipe, a Secretaria de Fazenda vai utilizar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a taxa de inflação no Brasil. Esse índice já está na casa dos dois décimos, mas inferior ao aumento da Fipe sobre os carros usados.
“Se comparado a 2021, o valor do IPVA 2022 terá correção máxima de 10,6%, ao invés de até 22,8%, que seria dado pelo aumento no valor dos veículos por meio da tabela FIPE”, afirma Zema em post nas redes sociais.
Conforme já publicamos aqui no Carro Esporte Clube, o aumento esperado para o IPVA 2022 em Minas será até superior ao indicado pelo governador. O valor varia de acordo com cada modelo e ano. Em alguns casos pode chegar os 30%.
Segundo Zema, a medida vai desonerar os proprietários. Contudo, estados e municípios sofrerão com menor arrecadação no próximo ano. “Com isso, impediremos que a valorização dos veículos usados, registrada nos últimos meses, reflita no IPVA do próximo ano, aliviando os efeitos econômicos deste difícil período que juntos estamos vencendo”, destacou.
Siga o Instagram do Carro Esporte Clube
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
Um outro projeto já tramita na Assembléia Legislativa sobre o mesmo tema. O Projeto de Lei (PL) 3.278/21, que teve aprovado parecer pela sua juridicidade na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da casa em novembro.
O projeto também já foi aprovado na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) e agora já pode ser discutido e votado em 1º turno no Plenário. Contudo isso ainda não tem data, pois o texto foi retirado de pauta por não cumprir pressupostos regimentais.
CONFIRA TAMBÉM:
Lei cancela o guincho em blitz e dá 15 dias para regularizar o carro
FlixBus chega ao Brasil com passagem SP-BH por apenas R$ 0,20
Prazo para renovar CNH volta a valer em São Paulo, Alagoas e DF
No texto original, de autoria do deputado Bruno Engler (PRTB), o projeto prevê que a tabela de referência dos valores dos veículos, nacionais e importados, novos e usados, para fins de cálculo do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), relativa ao ano de 2020, ficará congelada a partir da publicação da lei.
Conforme já noticiamos, o valor do IPVA em Minas ficará até 30% mais caro. Isso acontece devido valorização dos veículos usados na Tabela Fipe, que é referência no mercado.
O projeto também estabelece que o congelamento perdure enquanto persistir a vigência do estado de calamidade pública decretado no Estado, causado pela Covid-19. O autor justifica que a proposta tem como finalidade corrigir as distorções econômicas decorrentes da pandemia.
“Sugerimos não atrelar o congelamento ao estado de calamidade pública porque, como se trata de um ato do Executivo, que não sabemos se será renovado, pode haver dúvida sobre a aplicação da norma a partir de 1º de janeiro”, explicou.
Além disso, o relator propõe também que o congelamento da tabela do ano de 2020 seja restrito para o cálculo do imposto relativo aos veículos usados (não importados). O relator da FFO, deputado Ulysses Gomes (PT), seguiu o entendimento da CCJ. (Fonte: redação e ALMG)
LEIA TAMBÉM:
Motorista sem exame toxicológico pode levar multa de R$ 1,4 mil a partir de 1° de julho
CNH vencida? Saiba como renovar a carteira de motorista e o valor a ser pago
IPVA deve ser pago no estado em que o veículo circula, decide STF
Parceria dará origem à coleção adidas x Audi F1, prevista para fevereiro de 2026, antes…
Carros ganham acabamento melhorado e resgatam versão clássica. Citroën 2026 tem carros a partir de…
Picape média ganha edição limitada em homenagem à Festa do Peão mais famosa do Brasil.…
Marca coreana tem segundo ponto de venda na capita mineira. Grupo Jorlan aposta em concessionária…
Marca celebra oito anos de operação no Brasil e reduz preço do Tiggo 8 Pro.…
Hatch compacto atinge 3 milhões de unidades produzidas no Brasil desde 2012. Chevrolet Onix 2026…