Marca russa vai integrar divisão Dacia – Lada do Grupo Renault e adotar a plataforma modular CMF-B. Histórico Lada Niva vai ganhar nova geração em 2025
O Groupe Renault revelou seus planos para os próximos anos no projeto #Renaulution e bateu o martelo em relação à AvtoVAZ, marca russa conhecida dos brasileiros por causa do Lada Niva. Agora a empresa faz parte da unidade de negócios Dacia – Lada: a Renault determinou a aposentadoria de todas as plataformas antigas: agora a Lada vai usar a mesma da Dacia. Na prática, isso quer dizer que os modelos da marca russa serão os mesmos da Dacia, mas adaptados à Lada.
Siga o Carro Esporte Clube no Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Nesse plano, a AvtoVAZ não vai lançar novos produdos em 2021 e 2022; seus modelos serão substituídos por versões de Sandero e Logan. Para 2025 contudo, o plano é lançar uma nova geração do Lada Niva. O jipinho vai usar a mesma arquitetura modular CMF-B da Aliança Renault Nissan e Mitsubishi.
Essa plataforma CMF-B é a mesma utilizada nos carros Renault Clio, Renault Captur, Renault Arkana, Nissan Juke e Nissan Note, dentre outros. A versão reduzida, CMF-B LS, por sua vez, é a base das novas gerações do Sandero e Logan.
“A Dacia sempre será a Dacia e vai continuar oferecendo modelos confiáveis e que fazem sentido para os clientes, a compra esperta pela melhor relação preço-valor. Com a criação da unidade de negócios Dacia-Lada, vamos explorar ao máximo a plataforma modular CMF-B, aumentar nossa eficiência e aprimorar ainda mais a qualidade, competitividade e atratividade dos nossos produtos. Com isso, temos todas as cartas na mão para subir aos degraus mais altos. O Bigster Concept está abrindo o caminho neste sentido”, disse Denis Le Vot, CEO das marcas Dacia e Lada, durante a apresentação do plano Renaulution.
LEIA TAMBÉM:
Lada Niva comemora 40 anos de lançamento
Visitamos a fábrica da Lada, na Rússia, que faz o mesmo carro há 43 anos
Renault pode acabar com as marcas Lada, Samsung Motors e Renault Sport
Lada Niva no Brasil?
A Lada vai voltar ao Brasil? Não. Mas essa nova geração do Niva será construída com plataforma Dacia, logo não é impossível ter uma ‘Renault Duster-Niva’ no futuro. A utilização pela Dacia e Lada da plataforma CMF-B da Aliança, que permitirá passar de 4 plataformas para apenas 1 e de 18 carrocerias para 11.
Veículos baseados nesta plataforma, que poderão ser equipados com motores com energia alternativa ou híbridos, garantindo a conformidade com a evolução das regulamentações. Logo, o Lada Niva, de veículo típico russo, será um produto global, com aplicação viável em outros mercados, inclusive o Brasil.
Dacia Bigster Concept
No mesmo plano de apresentação de novas estratégias, a romena Dacia revelou o Bigster Concept: trata-se de veículo de 4,6 m, robusto e espaçoso. Este SUV é a receita da Dacia que tornará o segmento C acessível, pelo preço de um veículo do segmento inferior.
“O Dacia Bigster Concept representa a evolução da marca. Essencial com um toque de frescor e um espírito outdoor. Ele prova que a acessibilidade não se opõe à atratividade. Na Dacia, essa é a nossa convicção e este carro é a prova disso”. Alejandro Mesonero-Romanos, Diretor de Design da Dacia.
As proporções do Dacia Bigster Concept são tanto contemporâneas como atemporais. Elas remetem à robustez logo ao primeiro olhar. Suas linhas são simples e transmitem segurança. Elas não escondem falsas aparências.
Seus volumes externos prometem uma habitabilidade interna generosa, no melhor nível para a categoria. Sua assinatura luminosa em Y ficou maior, criando um estilo SUV tanto imponente como assumido. A cor verde-escura reforça o lado descolado e aventureiro, um espírito de liberdade já profundamente emblemático do DNA da marca.
LEIA TAMBÉM
Perrengue chique: IPVA de McLaren é R$ 136 mil mais caro em São Paulo do que no ES
IPVA deve ser pago no estado em que o veículo circula, decide STF
Sua carteira venceu? Contran divulga prazo para renovar CNH vencida na pandemia
Seguro DPVAT: motorista pode ficar isento de cobrança nos próximos dois anos