Documento elaborado com as concessionárias estabelece condutas pró-inclusão e diversidade no Brasil. Volkswagen abre canal para denúncias de abusos. Confira o documento na íntegra
A Volkswagen do Brasil lançou uma Cartilha de Diversidade & Inclusão com regras e orientações para a rede de concessionárias da empresa. Com isso, o objetivo é que o atendimento seja feito de forma respeitosa e inclusiva a todos os clientes. Documento debate sobre mulheres, LGBTQIA+, PcD, raça, religião, gerações, estética e outras diversidades.
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
Entre as condutas que são proibidas pela Volkswagen, estão comentários como “peça ao seu marido” ou discriminação de idosos ou em relação a aparência do cliente. Por outro lado, pessoas trans devem ser chamadas pelo nome social e transgêneros devem usar o banheiro que se identificam.
A Cartilha foi uma iniciativa desenvolvida pela equipe que discutiu o tema Diversidade no Programa Hackaton de 2020 da Volkswagen. “Disseminar a cultura da Diversidade & Inclusão já vem sendo feita consistentemente dentro da empresa em todas as nossas fábricas. Entendemos que a rede é o nosso contato direto com o cliente e, por isso, devem receber orientações básicas que podem ser encontradas no conteúdo deste guia”, explica Ricardo Casagrande, diretor de Vendas da Volkswagen Brasil.
LEIA TAMBÉM!
Volkswagen Taos Comfortline: conheça em detalhes a versão de entrada
Volkswagen oferece Virtus por assinatura mensal de R$ 2 mil
Estagiária da Volkswagen cria novo painel para o Nivus e fatura vaga no Design Center
Volkswagen apresenta Taos de olho em tomar o lugar do Compass
As regras sobre diversidade foram elaboradas em conjunto com a Associação Brasileira Dos Distribuidores Volkswagen (Assobrav). O guia tem como objetivo que todas as pessoas que trabalham nas mais de 480 concessionárias da marca no País – cerca de 14 mil – tenham atuem de forma respeitosa e inclusiva a todos os clientes.
Mudança da sociedade
A Volkswagen orienta sobre a importância de compreender as características pessoais de cada indivíduo em relação a a diversidade que compõe a sociedade. Em seguida traz reflexões, orientações e exemplos de comportamentos em torno dos temas: mulheres, LGBTQIA+, PcD, raça, religião, gerações, estética e outras diversidades.
Além da disponibilização da Cartilha nos canais de comunicação com a rede de concessionárias e App, está programado um Webinar com a rede e os consultores de campo para debater a melhor maneira em receber todas as pessoas. A Volks quer conceitar temas como vieses inconscientes, pré-conceitos e demais aspectos. Além disso, será distribuído para as concessionárias um e-learning que trata sobre como a Volkswagen apoia a diversidade, orientando nas questões das armadilhas com exemplos e mostrando como a diversidade é relevante nas relações com os clientes da marca.