Mercado e Carreira

Audi e Volkswagen do Brasil fazem mudanças no time de Comunicação

Head de Comunicação na Audi, Cláudio Rawicz vai atuar na Comunicação da Volkswagen do Brasil. Gerold Pillekamp assume como CMO da Audi

Claudio Rawicz e Gerold Pillekamp: mudanças em empresas do Grupo Volkswagen

A Audi do Brasil e a Volkswagen do Brasil anunciaram mudanças significativas em suas estruturas de comunicação. A partir de 14 de agosto, o então diretor de Comunicação e Marketig da Audi, Cláudio Rawicz assumirá o cargo de gerente Executivo de Comunicação da Volkswagen. Ele será subordinado a Silene Chiconini, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil, que ocupa essa posição desde junho de 2022. Em contrapartida, Gerold Pillekamp substituirá Cláudio Rawicz como head de Marketing e Comunicação ainda na segunda quinzena de agosto.

Com as mudanças, o então gerente Executivo de Comunicação, Fernando Campoi, vai atuar em outra função na Volkswagen, que ainda não foi revelada. Lembrando que as duas marcas fazem parte do Volkswagen Group, assim como a Porsche e Ducati, dentre outras.

Siga o Instagram do Carro Esporte Clube
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

Gerold Pillekamp, natural de Itatiba, interior de São Paulo, possui uma formação em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário FEI e uma especialização em Vendas e Marketing pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Sua trajetória na Audi do Brasil começou há quinze anos, em 2008, como estagiário de Marketing do Produto, e ao longo do tempo, ascendeu na empresa até alcançar o cargo de gerência em 2015.

Em 2016, viveu uma experiência internacional na matriz da empresa em Ingolstadt, Alemanha, atuando na área de Desenvolvimento de Produto com foco no modelo Audi A3. Seu retorno ao Brasil aconteceu em 2019, ocupando a posição de Gerente Sênior de Produto, responsável pela Coordenação de Marketing do Produto, Homologação, Eletrificação e Produção local. Agora, a partir do próximo dia 14 de agosto, assumirá a área de Marketing e Comunicação com a missão de fortalecer a marca junto a colegas de imprensa, parceiros, clientes e concessionários.

Enquanto isso, Cláudio Rawicz, nascido em Belo Horizonte, MG, possui formação em Jornalismo pela UniBH e especialização em Comunicação Empresarial pela Syracuse University, EUA. Sua carreira no setor automotivo começou na Fiat, onde trabalhou em diversas empresas do grupo, incluindo a aliança Fiat-GM Powertrain, Fiat Powertrain Technologies (FPT), Iveco e CNH Industrial.

Em 2013, aceitou um novo desafio na diretoria de comunicação do Grupo Renault, e em 2016, passou a ser gestor de publicidade e propaganda na empresa francesa. Desde 2018, atuou como diretor de comunicação da Audi do Brasil, onde integrou as áreas de marketing e relações públicas da empresa. Em 2021, seu trabalho foi reconhecido quando foi eleito um dos dez melhores CMO pela Forbes Brasil.

“Foi um privilégio poder liderar, durante cinco anos, as áreas de Marketing e Comunicação de uma marca tão progressiva e apaixonante como a Audi. Estou muito feliz com os novos desafios na Volkswagen do Brasil e me sinto honrado em fazer parte de uma marca que há 70 anos é parte integrante da vida dos brasileiros”, afirma Cláudio Rawicz.

Com essas mudanças, ambas as montadoras esperam fortalecer suas estratégias de comunicação e marketing, buscando consolidar ainda mais suas marcas no competitivo mercado automotivo brasileiro.

LEIA:
Dono protesta com Volvo XC40 queimado na porta da concessionária
GWM Haval H6 vende mais que Corolla Cross em maio
VÍDEO | Nissan Sentra 2023 Exclusive ganha pelo design e conforto
Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito
Novo carro popular: Governo reduz imposto para modelos até R$ 120 mil

Carro Esporte Clube

Fotos, notícias, lançamentos, testes, vídeos e dicas sobre veículos. Bom humor e lifestyle!

Posts recentes

Fórmula 1: Audi e adidas fecham parceria para 2026

Parceria dará origem à coleção adidas x Audi F1, prevista para fevereiro de 2026, antes…

13 horas

Citroën revive bons tempos com novidades na linha 2026

Carros ganham acabamento melhorado e resgatam versão clássica. Citroën 2026 tem carros a partir de…

5 dias

Volkswagen Amarok Barretos 70 Anos: edição limitada da Festa do Peão

Picape média ganha edição limitada em homenagem à Festa do Peão mais famosa do Brasil.…

4 semanas

Kia Jorlan: marca coreana ganha nova concessionária em BH; conheça

Marca coreana tem segundo ponto de venda na capita mineira. Grupo Jorlan aposta em concessionária…

1 mês

Preço do Tiggo 8 Pro é reduzido em celebração e fica mais barato que HR-V

Marca celebra oito anos de operação no Brasil e reduz preço do Tiggo 8 Pro.…

1 mês

Chevrolet Onix supera Corsa e vira o GM mais produzido no Brasil

Hatch compacto atinge 3 milhões de unidades produzidas no Brasil desde 2012. Chevrolet Onix 2026…

1 mês