Mercado e Carreira

Audi e Volkswagen do Brasil fazem mudanças no time de Comunicação

Head de Comunicação na Audi, Cláudio Rawicz vai atuar na Comunicação da Volkswagen do Brasil. Gerold Pillekamp assume como CMO da Audi

Claudio Rawicz e Gerold Pillekamp: mudanças em empresas do Grupo Volkswagen

A Audi do Brasil e a Volkswagen do Brasil anunciaram mudanças significativas em suas estruturas de comunicação. A partir de 14 de agosto, o então diretor de Comunicação e Marketig da Audi, Cláudio Rawicz assumirá o cargo de gerente Executivo de Comunicação da Volkswagen. Ele será subordinado a Silene Chiconini, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil, que ocupa essa posição desde junho de 2022. Em contrapartida, Gerold Pillekamp substituirá Cláudio Rawicz como head de Marketing e Comunicação ainda na segunda quinzena de agosto.

Com as mudanças, o então gerente Executivo de Comunicação, Fernando Campoi, vai atuar em outra função na Volkswagen, que ainda não foi revelada. Lembrando que as duas marcas fazem parte do Volkswagen Group, assim como a Porsche e Ducati, dentre outras.

Siga o Instagram do Carro Esporte Clube
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

Gerold Pillekamp, natural de Itatiba, interior de São Paulo, possui uma formação em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário FEI e uma especialização em Vendas e Marketing pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Sua trajetória na Audi do Brasil começou há quinze anos, em 2008, como estagiário de Marketing do Produto, e ao longo do tempo, ascendeu na empresa até alcançar o cargo de gerência em 2015.

Em 2016, viveu uma experiência internacional na matriz da empresa em Ingolstadt, Alemanha, atuando na área de Desenvolvimento de Produto com foco no modelo Audi A3. Seu retorno ao Brasil aconteceu em 2019, ocupando a posição de Gerente Sênior de Produto, responsável pela Coordenação de Marketing do Produto, Homologação, Eletrificação e Produção local. Agora, a partir do próximo dia 14 de agosto, assumirá a área de Marketing e Comunicação com a missão de fortalecer a marca junto a colegas de imprensa, parceiros, clientes e concessionários.

Enquanto isso, Cláudio Rawicz, nascido em Belo Horizonte, MG, possui formação em Jornalismo pela UniBH e especialização em Comunicação Empresarial pela Syracuse University, EUA. Sua carreira no setor automotivo começou na Fiat, onde trabalhou em diversas empresas do grupo, incluindo a aliança Fiat-GM Powertrain, Fiat Powertrain Technologies (FPT), Iveco e CNH Industrial.

Em 2013, aceitou um novo desafio na diretoria de comunicação do Grupo Renault, e em 2016, passou a ser gestor de publicidade e propaganda na empresa francesa. Desde 2018, atuou como diretor de comunicação da Audi do Brasil, onde integrou as áreas de marketing e relações públicas da empresa. Em 2021, seu trabalho foi reconhecido quando foi eleito um dos dez melhores CMO pela Forbes Brasil.

“Foi um privilégio poder liderar, durante cinco anos, as áreas de Marketing e Comunicação de uma marca tão progressiva e apaixonante como a Audi. Estou muito feliz com os novos desafios na Volkswagen do Brasil e me sinto honrado em fazer parte de uma marca que há 70 anos é parte integrante da vida dos brasileiros”, afirma Cláudio Rawicz.

Com essas mudanças, ambas as montadoras esperam fortalecer suas estratégias de comunicação e marketing, buscando consolidar ainda mais suas marcas no competitivo mercado automotivo brasileiro.

LEIA:
Dono protesta com Volvo XC40 queimado na porta da concessionária
GWM Haval H6 vende mais que Corolla Cross em maio
VÍDEO | Nissan Sentra 2023 Exclusive ganha pelo design e conforto
Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito
Novo carro popular: Governo reduz imposto para modelos até R$ 120 mil

Carro Esporte Clube

Fotos, notícias, lançamentos, testes, vídeos e dicas sobre veículos. Bom humor e lifestyle!

Posts recentes

Rampage 2026 fica até R$ 30 mil mais barata; confira a tabela

Picape reduz versões a gasolina de 272 cv e recebe novidades na nova linha. Preços…

1 dia

Chevrolet explica por que mantém correia banhada a óleo

Chevrolet Tracker 2026 mantém motor 1.2 turbo e também correia banhada a óleo, mas com…

6 dias

Hyundai Creta 1.6 turbo DCT vende mais que o antigo 2.0

SUV compacto com 193 cavalos amplia vendas em relação ao antigo 2.0. Hyundai Creta 1.6…

1 semana

Hyundai HB20 fica R$ 12 mil mais barato com IPI reduzido para carros

HB20 e HB20S ganham desconto do IPI reduzido para carros do programa Carro Sustentável. Modelos…

2 semanas

Honda HR-V 2026 ganha novo visual e preços mais caros

SUV compacto tem nova dianteira e pacote de equipamentos ampliado. Honda HR-V 2026 custa até…

2 semanas

Vendas de automóveis crescem 3,5% com Polo na liderança do 1º semestre de 2025

Volkswagen Polo manteve a liderança absoluta, mesmo com leve retração de 1,12% em relação ao…

3 semanas