Fórmula 1: Band vai transmitir corrida no Brasil no lugar da Globo

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Globo encerra mais de 40 anos de transmissão oficial da Fórmula 1 no Brasil. Band assume contrato de dois anos com Liberty Media

Max Verstappen no GP de Nurburgring 2020: Band vai transmitir Fórmula 1 neste ano

Temporada 2021 da maior modalidade esportiva do automobilismo terá nova emissora oficial no Brasil. Segundo informações do site F1 Mania, a Bandeirantes acertou os direitos de transmissão da Fórmula 1 em 2021. A emissora substitui a Globo e volta a transmitir o esporte cerca de 41 anos. A temporada 2021 começa no Barein em 28 de março com uma corrida iniciada após o pôr do sol.

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Então detentora dos direitos, a Globo declarou na noite dessa quinta (04) que encerrou negociações com a Liberty Media, proprietária da Fórmula 1. O comunicado da Globo foi para que anunciantes não fossem alertados do fato pela rival. A Bandeirantes deve se manifestar oficialmente ainda na manhã desta sexta com detalhes sobre a transmissão.

O comunicado da Globo foi enviado ao blog do jornalista Gabriel Vaquer, do UOL: “A Globo manteve negociações constantes com a FOM/Liberty Media sobre a renovação dos direitos da Fórmula 1, sempre considerando a nova realidade mundial dos direitos esportivos. Infelizmente não houve acordo. A Globo continuará a fazer a cobertura da categoria em suas plataformas para manter o fã do esporte informado sobre tudo o que acontece no mundo do automobilismo”.

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O contrato prevê a exclusividade para a exibição das 23 provas do calendário da temporada. As corridas serão exibidas na Rede Bandeirantes e os treinos classificatórios da Fórmula 1 no canal pago BandSports, que também transmitirá a Fórmula 3 e a Fórmula 2. Com mais essa aquisição, a emissora se consolida como o “Canal dos Esportes”, ratificando seu DNA.

“O Brasil representa um dos cinco maiores mercados do mundo em audiência e faturamento da Fórmula 1. Voltar a ser a casa da categoria depois de 41 anos é motivo de muito orgulho para nós”, diz João Saad, presidente da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão.

As transmissões acontecem já a partir da primeira corrida em março. Além de toda a temporada de 2021, o acordo prevê também as provas de 2022. Um dos pilares deste acordo será a cobertura extensa de toda a temporada com conteúdo jornalístico em todas as plataformas de comunicação do Grupo Bandeirantes.

A Band terá uma equipe de especialistas comandando as transmissões como, por exemplo, o comentarista Reginaldo Leme – há mais de 40 anos acompanhando a categoria. Além disso, uma equipe estará em todos os circuitos ao vivo para trazer informações em toda a programação.

A Band transmitiu a Fórmula 1 pela última vez em 1980. Durante os últimos 41 anos, os direitos foram da Rede Globo. O Grupo Bandeirantes parabeniza o Grupo Globo pela grande qualidade técnica e jornalística, que valorizou e elevou a importância da modalidade.

“A Band, junto com todo o time da F1, vai trabalhar muito e com toda a motivação para que o amante do automobilismo vibre com o jeito Band de fazer esporte. Será uma jornada espetacular e não vemos a hora de ser dada a largada”, comemora Denis Gavazzi, diretor de esportes.

Treinos mais curtos na Fórmula 1 em 2021

Os Grandes Prêmios de Fórmula 1 voltarão a começar na hora nesta temporada, e não dez minutos depois, já que se descartou um cronograma anterior concebido para dar às emissoras mais tempo para estimular o público. A decisão, anunciada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e pela F1, uma propriedade da Liberty Media, reverte uma mudança adotada em 2018.

A F1 disse que a alteração ajudará as equipes sob pressão de tempo no dia da corrida e simplificará o cronograma. A maioria das corridas europeias começará às 15h locais. Agora, as sessões de treino às sextas-feiras terão uma hora de duração, a mesma da sessão de sábado, e não mais 90 minutos.

“Esta redução para uma hora no tempo de treino obrigará as equipes a extrair mais ação na pista para colocar seus carros na posição ideal para a classificação e a corrida”, informou o site oficial da F1. A modalidade justificou o início 10 minutos depois da hora em 2018 dizendo que as emissoras tendiam a entrar ao vivo na hora exata e perdiam “a tensão e a emoção que caracterizam os minutos antes da largada”.

“Graças a esta mudança, os telespectadores serão aproximados das equipes e dos pilotos e desfrutarão totalmente do espetáculo oferecido pouco antes de as luzes vermelhas se apagarem”, explicou-se à época.

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