Mesmo com kart torto, jovem piloto brasileiro completa prova do campeonato Europeu da Fia

0

Gracia Filho disputa o FIA Karting European Championship e completa segunda etapa com kart torto após acidente. Brasileiro volta às pistas na próxima semana

Gracia Filho durante corrida de Kart em Aunay-Les-Bois
Gracia Filho durante corrida de Kart em Aunay-Les-Bois

Na segunda etapa do Europeu de Kart promovido pela FIA, o brasileiro Ricardo Gracia Filho conseguiu cruzar a linha de chegada final mesmo após um acidente que quase o tirou da prova. O piloto de 16 anos terminou a corrida em Aunay-les-Bois, na França, em 26º com o kart praticamente torto.


Siga o Carro Esporte Clube no Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

O fim de semana foi de trabalho duro para Gracia Filho e a equipe Forza Racing na segunda etapa do FIA Karting European Championship. Depois dos treinos abaixo do esperado na sexta-feira (28/5), o time britânico conseguiu acertar o chassi e o piloto voltou à pista no sábado (29/5) ganhando de 7 a 8 posições nos heats, e chegando ao oitavo melhor tempo.

Depois de uma tomada ruim no domingo (30/5), o brasileiro ficou em 33º no grid da final, mas largou muito bem e ganhou 10 posições logo na primeira volta. Porém, Gracia Filho acabou atingido por outro piloto que vinha atrás, saiu da pista e bateu com o carro. Mesmo com o kart torto, ele retornou à corrida em último, ganhou boas posições e concluiu a prova em 26º.


LEIA TAMBÉM:
Helio Castroneves faz história e vence a Indy 500 pela quarta vez: ‘velhos ainda conseguem’ 🇧🇷
Semana do automobilismo: 500 Milhas de Indianápolis completa 110 anos

Jason Dupasquier morre aos 19 anos após acidente nos treinos da Moto3

“O ritmo foi legal, mas obviamente poderia ter sido melhor. De qualquer maneira foi uma boa evolução”, disse o piloto.

Nesta semana, Gracia Filho retorna à Itália para os treinos livres para outra competição que ele disputa em paralelo: o WSK Euro Series. As classificatórias e corridas acontecerão em Adria, na Itália, entre os dias 9 e 13 de junho.

Gracia Filho

Aos 16 anos, Ricardo Gracia Filho disputa sua segunda temporada europeia na principal competição do kart mundial. Nascido em 30 de janeiro de 2005, em Araçatuba (SP), aos seis anos ele começou a treinar no Kartódromo de Penápolis, no interior paulista, e nunca mais parou de acelerar.

Com apenas 10 anos foi campeão Brasileiro e Paranaense de Kart, em 2015. Em 2018, um ano após conquistar seu segundo título brasileiro, e o Campeonato Sul-Brasileiro, representou o país no CIK-FIA Academy Trophy.

Nos dois últimos anos, Gracia disputou o Campeonato Europeu e o Mundial de Kart pela equipe Praga Karts, da República Tcheca. Por aqui, ainda conquistou a Copa Brasil de Kart, em 2019, e celebrou o tricampeonato brasileiro da categoria no ano passado.

Este ano ele estreia em nova equipe, a britânica Forza Racing, na qual corre com chassi Exprit e motor TM Racing. Ao mesmo tempo, o piloto assinou com novos patrocinadores para a temporada: Colormaq, Grupo GCB, Itapemirim Companhia Aérea e Skydome aceleram juntos com a nova promessa do automobilismo brasileiro.

Com um plano de carreira bem definido, Gracia Filho pretende disputar a temporada da Fórmula 4 em 2022 e, nos dois anos seguintes, participar da Fórmula 3. A meta é estar na Fórmula 2 em 2025 e, em 2026, representar o Brasil na Fórmula 1.

A Octagon Brasil, agência que tem o empresário e ex-jogador Ronaldo como sócio majoritário, será responsável pela gestão de imagem e agenciamento da carreira do piloto, cuidando de patrocínio, novos negócios e representação em negociações do atleta.
Fonte: Rios Comunicação

George Russell ganha upgrade na F1 e vai correr na Mercedes no lugar de Hamilton
Nasceu de novo! Veja a hora que Grosjean sai do carro em chamas
W Series 2021: brasileira Bruna Tomaselli está confirmada na modalidade 100% feminina
Morto há 26 anos, Senna ainda conquista fãs mundo afora