Marca russa vai integrar divisão Dacia – Lada do Grupo Renault e adotar a plataforma modular CMF-B. Histórico Lada Niva vai ganhar nova geração em 2025
O Groupe Renault revelou seus planos para os próximos anos no projeto #Renaulution e bateu o martelo em relação à AvtoVAZ, marca russa conhecida dos brasileiros por causa do Lada Niva. Agora a empresa faz parte da unidade de negócios Dacia – Lada: a Renault determinou a aposentadoria de todas as plataformas antigas: agora a Lada vai usar a mesma da Dacia. Na prática, isso quer dizer que os modelos da marca russa serão os mesmos da Dacia, mas adaptados à Lada.
Siga o Carro Esporte Clube no Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Nesse plano, a AvtoVAZ não vai lançar novos produdos em 2021 e 2022; seus modelos serão substituídos por versões de Sandero e Logan. Para 2025 contudo, o plano é lançar uma nova geração do Lada Niva. O jipinho vai usar a mesma arquitetura modular CMF-B da Aliança Renault Nissan e Mitsubishi.
Essa plataforma CMF-B é a mesma utilizada nos carros Renault Clio, Renault Captur, Renault Arkana, Nissan Juke e Nissan Note, dentre outros. A versão reduzida, CMF-B LS, por sua vez, é a base das novas gerações do Sandero e Logan.
“A Dacia sempre será a Dacia e vai continuar oferecendo modelos confiáveis e que fazem sentido para os clientes, a compra esperta pela melhor relação preço-valor. Com a criação da unidade de negócios Dacia-Lada, vamos explorar ao máximo a plataforma modular CMF-B, aumentar nossa eficiência e aprimorar ainda mais a qualidade, competitividade e atratividade dos nossos produtos. Com isso, temos todas as cartas na mão para subir aos degraus mais altos. O Bigster Concept está abrindo o caminho neste sentido”, disse Denis Le Vot, CEO das marcas Dacia e Lada, durante a apresentação do plano Renaulution.
LEIA TAMBÉM:
Lada Niva comemora 40 anos de lançamento
Visitamos a fábrica da Lada, na Rússia, que faz o mesmo carro há 43 anos
Renault pode acabar com as marcas Lada, Samsung Motors e Renault Sport
A Lada vai voltar ao Brasil? Não. Mas essa nova geração do Niva será construída com plataforma Dacia, logo não é impossível ter uma ‘Renault Duster-Niva’ no futuro. A utilização pela Dacia e Lada da plataforma CMF-B da Aliança, que permitirá passar de 4 plataformas para apenas 1 e de 18 carrocerias para 11.
Veículos baseados nesta plataforma, que poderão ser equipados com motores com energia alternativa ou híbridos, garantindo a conformidade com a evolução das regulamentações. Logo, o Lada Niva, de veículo típico russo, será um produto global, com aplicação viável em outros mercados, inclusive o Brasil.
No mesmo plano de apresentação de novas estratégias, a romena Dacia revelou o Bigster Concept: trata-se de veículo de 4,6 m, robusto e espaçoso. Este SUV é a receita da Dacia que tornará o segmento C acessível, pelo preço de um veículo do segmento inferior.
“O Dacia Bigster Concept representa a evolução da marca. Essencial com um toque de frescor e um espírito outdoor. Ele prova que a acessibilidade não se opõe à atratividade. Na Dacia, essa é a nossa convicção e este carro é a prova disso”. Alejandro Mesonero-Romanos, Diretor de Design da Dacia.
As proporções do Dacia Bigster Concept são tanto contemporâneas como atemporais. Elas remetem à robustez logo ao primeiro olhar. Suas linhas são simples e transmitem segurança. Elas não escondem falsas aparências.
Seus volumes externos prometem uma habitabilidade interna generosa, no melhor nível para a categoria. Sua assinatura luminosa em Y ficou maior, criando um estilo SUV tanto imponente como assumido. A cor verde-escura reforça o lado descolado e aventureiro, um espírito de liberdade já profundamente emblemático do DNA da marca.
LEIA TAMBÉM
Perrengue chique: IPVA de McLaren é R$ 136 mil mais caro em São Paulo do que no ES
IPVA deve ser pago no estado em que o veículo circula, decide STF
Sua carteira venceu? Contran divulga prazo para renovar CNH vencida na pandemia
Seguro DPVAT: motorista pode ficar isento de cobrança nos próximos dois anos
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…