CRLV 2023: não perca o prazo e evite multas em MG
Marca vai investir 40 bilhões de euros para abrir fábricas de baterias e desenvolvimento de veículos elétricos (EV). Dona da Mercedes-Benz, Daimler deixará de vender carros e caminhões a combustão
A montadora alemã Mercedes-Benz anunciou nesta quinta-feira que vai investir mais de 40 bilhões de euros (cerca de R$ 244 bilhões) na conversão de todos os seus veículos em elétricos entre 2022 e 2030. A Daimler, dona da MB, pretende inaugurar oito fábricas de baterias no mundo para seus veículos e lançar três plataformas exclusivas para carros elétricos (EV)
“A mudança para EV está ganhando velocidade – especialmente no segmento de luxo, onde a Mercedes-Benz pertence. O ponto de inflexão está se aproximando e estaremos prontos à medida que os mercados mudarem para a apenas eletricidade no final desta década”, disse Ola Källenius, CEO da Daimler AG e Mercedes-Benz AG.
Já no próximo ano, oito veículos elétricos Mercedes-Benz serão produzidos em sete fábricas em três continentes. Os veículos elétricos a bateria (BEV) correspondem a todos os segmentos que atende, ou seja do Classe A ou S, incluindo os SUVs, esportivos e utilitários leves. De 2025 em diante, todas as arquiteturas dos novos veículos serão exclusivamente elétricas e os clientes poderão escolher uma alternativa totalmente elétrica para cada modelo
Em 2025, a Mercedes-Benz lançará três arquiteturas exclusivamente elétricas:
MB.EA: voltada para carros de médio a grande porte, estabelecendo um sistema modular escalável como a espinha dorsal para o futuro portfólio de EV.
AMG.EA será uma plataforma de veículos elétricos de alto desempenho voltada para clientes da Mercedes-AMG voltados para tecnologia e desempenho.
VAN.EA inaugura uma nova era para vans elétricas e veículos comerciais leves feitos sob medida, que contribuirão para o transporte e as cidades livres de emissões no futuro.
A Mercedes-Benz afirma que precisará de uma bateria com capacidade de mais de 200 Gigawatts horas e planeja instalar oito Gigafábricas para a produção de células ao redor do mundo. Soma-se a isso a rede já planejada de nove fábricas dedicadas à construção de sistemas de baterias.
Segundo a marca, as baterias da próxima geração serão altamente padronizadas e adequadas para uso em mais de 90% de todos os carros e vans Mercedes-Benz, além de serem flexíveis o suficiente para oferecer soluções individuais a todos os clientes. A Daimler vai atuar junto com diversos parceiros nessa pesquisa.
Com a SilaNano, por exemplo, há estudos para se usar composto de silício-carbono no ânodo das baterias. “Isso permitirá um alcance sem precedentes e tempos de carregamento ainda mais curtos”, diz a Mercedes-Benz.
A Mercedes-Benz está desenvolvendo atualmente o Vision EQXX, um carro elétrico com um alcance no mundo real de mais de 1.000 quilômetros, visando um número de um dígito para Kwh por 100 quilômetros em velocidades normais de direção .
Uma equipe multidisciplinar, incluindo especialistas da divisão F1 High Performance Powertrain (HPP) da Mercedes-Benz, está progredindo rapidamente em direção às metas ambiciosas do projeto. A estreia mundial será em 2022. Os avanços tecnológicos obtidos com Vision EQXX serão adaptados e aplicados para uso potencial em novas arquiteturas elétricas.
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