Projeto moderno e seguro, Volkswagen up! nunca emplacou em vendas no Brasil. Carro sai de linha de forma triste, em versão única com aviso bizarro no banco traseiro
Agora é oficial: o Volkswagen up! saiu de linha no Brasil, encerrando de forma melancólica sua trajetória pouco após completar sete anos de lançamento. A informação foi confirmada em nota enviada à imprensa e o modelo nem aparece mais no site da empresa. E o carro acaba com um triste fim: em versão única (e cara), com direito a um bizarro aviso no banco traseiro.
Siga o Carro Esporte Clube no Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Segundo a marca, o fim de produção do Volkswagen up!, que era produzido em Taubaté (SP), faz parte de estratégia para renovar o portifolio de produtos. Mas a real é que o carrinho nunca foi bem em vendas. A ideia era substituir o Volkswagen Gol e Fox, mas deu tudo errado. ‘Essa decisão segue a estratégia de renovação do portfólio da marca, que passa pela maior ofensiva de produtos da sua história no País’, diz a marca.
O Volkswagen up! foi lançado em fevereiro de 2014 com motor 1.0 três cilindros de 82 cavalos e câmbio manual de cinco marchas. O modelo é um projeto moderno e seguro, tanto que recebeu cinco estrelas de segurança para adultos e crianças no crash test do Latin NCAP, porém não conseguiu convencer o consumidor de trocar o Gol pela novidade.
LEIA TAMBÉM!
Volkswagen oferece Virtus por assinatura mensal de R$ 2 mil
Estagiária da Volkswagen cria novo painel para o Nivus e fatura vaga no Design Center
Volkswagen Arteon eHybrid: perua e coupé híbridos começam a ser vendidos na Europa
Volkswagen apresenta Taos de olho em tomar o lugar do Compass
“O up! é um marco para o desenvolvimento de veículos da Volkswagen, em termos de segurança e performance. O modelo, lançado em 2014, foi o primeiro compacto do mercado brasileiro a atingir a nota máxima nos testes do Latin NCAP. Além disso, o up! foi o pioneiro na introdução dos motores TSI produzidos no Brasil, oferecendo alta performance, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir”, afirma a Volkswagen do Brasil.
Pouco tempo depois, recebeu o motor 1.0 TSI com potência de 105 cavalos, que empolga ante o baixo peso do veículo. Depois, ganhou opção de câmbio automatizado I-Motion de cinco marchas, além de carroceria de duas portas, dois fiascos. Em 2017, o up! recebeu um facelift e aboliu o I-Motion, ao passo que passou a enxugar o número de versões.
Naquele mesmo ano, a marca lançou o Volkswagen Polo, dando começo do fim ao up!. A novidade canibalizou o subcompacto, que passou a ser uma compra irracional ante o maior espaço do Polo.
Volkswagen up! Xtreme
A pá de cal sobre o Volkswagen up! aconteceu no final de 2020. A marca lançou a linha 2021, disponível em versão única e com um agravante: agora leva apenas quatro pessoas. Devido mudança na legislação, o carro passou a ser homologado apenas para esse número de ocupantes e a marca encontrou uma solução bizarra para resolver.
O Volkswagen up! Xtreme 1.0 TSI tinha preço inicial de R$ 60.090 e vinha com ESS (alerta de frenagem de emergência), TC (controle de tração) e DRL (luz de condução diurna).
Como o carro perdeu o passageiro do meio, a Volks suprimiu o cinto do meio e encosto de cabeça. E resolveu colocar um questionável lembrete de que é proibido levar alguém ali. Ficou bem feio.