Projeto moderno e seguro, Volkswagen up! nunca emplacou em vendas no Brasil. Carro sai de linha de forma triste, em versão única com aviso bizarro no banco traseiro
Agora é oficial: o Volkswagen up! saiu de linha no Brasil, encerrando de forma melancólica sua trajetória pouco após completar sete anos de lançamento. A informação foi confirmada em nota enviada à imprensa e o modelo nem aparece mais no site da empresa. E o carro acaba com um triste fim: em versão única (e cara), com direito a um bizarro aviso no banco traseiro.
Siga o Carro Esporte Clube no Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Segundo a marca, o fim de produção do Volkswagen up!, que era produzido em Taubaté (SP), faz parte de estratégia para renovar o portifolio de produtos. Mas a real é que o carrinho nunca foi bem em vendas. A ideia era substituir o Volkswagen Gol e Fox, mas deu tudo errado. ‘Essa decisão segue a estratégia de renovação do portfólio da marca, que passa pela maior ofensiva de produtos da sua história no País’, diz a marca.
O Volkswagen up! foi lançado em fevereiro de 2014 com motor 1.0 três cilindros de 82 cavalos e câmbio manual de cinco marchas. O modelo é um projeto moderno e seguro, tanto que recebeu cinco estrelas de segurança para adultos e crianças no crash test do Latin NCAP, porém não conseguiu convencer o consumidor de trocar o Gol pela novidade.
LEIA TAMBÉM!
Volkswagen oferece Virtus por assinatura mensal de R$ 2 mil
Estagiária da Volkswagen cria novo painel para o Nivus e fatura vaga no Design Center
Volkswagen Arteon eHybrid: perua e coupé híbridos começam a ser vendidos na Europa
Volkswagen apresenta Taos de olho em tomar o lugar do Compass
“O up! é um marco para o desenvolvimento de veículos da Volkswagen, em termos de segurança e performance. O modelo, lançado em 2014, foi o primeiro compacto do mercado brasileiro a atingir a nota máxima nos testes do Latin NCAP. Além disso, o up! foi o pioneiro na introdução dos motores TSI produzidos no Brasil, oferecendo alta performance, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir”, afirma a Volkswagen do Brasil.
Pouco tempo depois, recebeu o motor 1.0 TSI com potência de 105 cavalos, que empolga ante o baixo peso do veículo. Depois, ganhou opção de câmbio automatizado I-Motion de cinco marchas, além de carroceria de duas portas, dois fiascos. Em 2017, o up! recebeu um facelift e aboliu o I-Motion, ao passo que passou a enxugar o número de versões.
Naquele mesmo ano, a marca lançou o Volkswagen Polo, dando começo do fim ao up!. A novidade canibalizou o subcompacto, que passou a ser uma compra irracional ante o maior espaço do Polo.
A pá de cal sobre o Volkswagen up! aconteceu no final de 2020. A marca lançou a linha 2021, disponível em versão única e com um agravante: agora leva apenas quatro pessoas. Devido mudança na legislação, o carro passou a ser homologado apenas para esse número de ocupantes e a marca encontrou uma solução bizarra para resolver.
O Volkswagen up! Xtreme 1.0 TSI tinha preço inicial de R$ 60.090 e vinha com ESS (alerta de frenagem de emergência), TC (controle de tração) e DRL (luz de condução diurna).
Como o carro perdeu o passageiro do meio, a Volks suprimiu o cinto do meio e encosto de cabeça. E resolveu colocar um questionável lembrete de que é proibido levar alguém ali. Ficou bem feio.
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…