Volkswagen vai revelar a nova Kombi no Salão de Detroit 2017

0

Conceito que será apresentado em janeiro nos Estados Unidos faz releitura da clássica Kombi e exibe tecnologias do futuro da mobilidade elétrica e direção autônoma

As linhas clássicas não enganam: a Kombi está de volta!

A Volkswagen revelou algumas imagens do novo carro conceito que será apresentado no North American International Auto Show (Naias), o Salão de Detroit, janeiro nos Estados Unidos. É o segundo modelo da família I.D., veículo elétrico que foi revelado em Paris.

O novo conceito ainda não teve o nome revelado, mas própria Volkswagen faz questão de frisar que se trata do ‘ícone para a nova era da direção elétrica’. Ou seja, a ‘nova Kombi’ faz a ligação entre as origens legendárias da marca de Volkswagen e seu futuro elétrico.  É possível ver pelas imagens a repetição do clássico desenho frontal da primeira geração da Kombi, com a pintura bicolor.

Tal como o I.D., este conceito também é baseado no Modular Electric Drive Kit (MEB). Vale lembrar que o I.D. tem um motor elétrico de 125 kW (170cv), que promete uma autonomia entre 400 e 600 km com apenas uma carga.

Detalhe do volante: botão no logotipo inicia modo autônomo.

A nova Kombi também terá possibilidade de direção autônoma. No volante, há um botão no logotipo da da VW. Ao apertá-lo, o volante elétrico retrátil recolhe-se e liberta o motorista para o desfrutar da condução definida pelos sistemas de lasers,  radares, câmaras e de scanners, entre outros assistentes.

A Volkswagen prometeu o lançamento do I.D. elétrico para 2020. A expectativa é que o novo modelo que será revelado em Detroit também tenha uma previsão semelhante.

Kombi, o retorno

Não é a primeira vez que a Volkswagen apresenta um modelo inspirado na clássica Kombi. Em janeiro de 2016, a marca apresentou  o carro conceito Budd-e, durante o  CES 2016 em Las Vegas, nos Estados Unidos. A Budd-e também foi exibida no Brasil em novembro, durante o Salão do Automóvel de São Paulo.

A Volkswagen Budd-e tem dois motores elétricos, um no eixo dianteiro com potência de 100 kW (150 cv) e outro no traseiro, com 125 kW (170 cv). Combinados, oferecem uma autonomia de até 533 quilômetros. O conjunto tem velocidade máxima de 180 km/h e faz de 0 a 100 km/h em em 6,9 segundos.

Em 2011, a marca alemã apresentou o conceito Bulli, um dos apelidos do clássico veículo na Alemanha. Antes disso, em 2001, a Volks revelou o conceito Microbus. Em 2015, um membros do conselho do grupo Volkswagen confirmou os planos de voltar com o veículo. Será que dessa vez vai?