Economia

Brasil tem alta de 5,4% na produção de veículos em 2022

Produção de veículos em 2022 chegou a 2,42 milhões de unidades, superando expectativa da Anfavea. Para 2023, montadoras preveem queda na produção de caminhões e ônibus

O ano de 2022 pode ter representado o fim da dificuldades do setor automotivo em relação à crise de semicondutores. Pelo menos por enquanto. Segundo números da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), revelados nesta sexta (06), a produção de veículos em 2022 teve alta de 5,4% com 2,37 milhões de unidades fabricadas. Para este 2023, contudo, o cenário será desafiador no segmento de ônibus e caminhões.

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

De acordo com os dados da Anfavea, dezembro de 2022 registrou o maior volume de vendas no ano, com 216,9 mil unidades licenciadas, superando em 4,8% o mesmo mês do ano passado. Esse número é considerado estável, já que ficou 0,7% abaixo do acumulado de 2021. Por outro lado, as fabricantes comemoram dados positivos de produção e exportação.

CONFIRA TAMBÉM:

“Depois de um primeiro quadrimestre muito difícil em função da falta de semicondutores, o setor acelerou o ritmo e conseguiu atender parte da demanda reprimida nos mercados interno e externos”, declara Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea. O dirigente aponta que a redução das paralisações nas fábricas e melhora na logística de componentes ajudaram na produção de veículos em 2022.

O que chamou a atenção na indústria automobilística em 2022 foi a exportação. Com mais de 480,9 mil autoveículos, o país registrou alta de 27,8% sobre 2021. O número surpreende por conta da crise na Argentina, país que impôs dificuldades na importação para conter a inflação. Porém, vendas para o México, Colômbia e Chile, permitiram esse bom resultado no ano.

Outro ponto positivo nessa operação está na receita. Os valores cresceram 37,6%, por conta do envio mais significativo de veículos com maior valor agregado, como SUVs, caminhões e ônibus. Neste próximo ano, porém, a exportação deverá cair 2,9% com cerca de 467 mil unidades.

Projeções

As montadoras ainda sonham com a volta do desempenho dos idos de 2013, quando a produção era na casa de 4 milhões. Sendo realista, o setor acredita no crescimento de 2,2% neste 2023 sobre o ano anterior. Espera-se alta de 4,2% para automóveis e comerciais leves e queda de 20,4% para caminhões e ônibus.

A Anfavea acredita que o setor de pesados será impactado pela mudança da regra de emissões para o Proconve P8, que deve provocar um inevitável reajuste de preços. Considerando as vendas, a entidade aposta em alta de 3,3% nas vendas internas e automóveis e comerciais leves, mas uma queda de 11% dos veículos pesados.

Volkswagen ID.7: ‘novo Passat’ quer destronar o Tesla Model 3

Volkswagen ID.7 terá entre-eixos de 2,97 m

Onix supera Strada e HB20 nas vendas de dezembro de 2022

Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

Posts recentes

Minas ganha primeiro eletroposto da inCharge na BR-381

Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…

9 meses

Carbel abre 80 vagas para trabalhar com BYD em Minas

Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…

10 meses

Bike Fest Tiradentes 2024 registra 23 mil motos e 40 mil pessoas

Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…

11 meses

Comissão aprova isenção de pedágio de motos em rodovias

Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…

11 meses

Férias escolares: saiba o que olhar no carro antes de viajar

Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…

11 meses

Projeto que cria taxa da blusinha também incentiva carros verdes

Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…

12 meses