Conheça os carros usados na posse do presidente Lula

0

Rolls-Royce Silver Wraith conversível é o carro tradicional da posse do presidente no Brasil. SUV japonês também foi usado na segurança presidencial

Rolls-Royce Silver Wraith na posse do presidente  Lula e do vice Alckmin (Foto: Tomaz Silva/Ag.Brasil)
Rolls-Royce Silver Wraith na posse do presidente Lula e do vice Alckmin (Foto: Tomaz Silva/Ag.Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou posse do cargo máximo do executivo federal neste domingo (1º) junto com o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB). Apesar das dúvidas sobre os carros que seriam usados na posse do presidente, os políticos usaram o tradicional modelo da frota presidencial, além de um SUV japonês.

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

Lula e Alckmin deixaram hotel no Centro de Brasília em um comboio de utilitários esportivos. O modelo usado pelos políticos foi um Mitsubishi Outlander. A recomendação da segurança era de que fosse utilizado um veículo blindado e coletes a à prova de balas.

CONFIRA: Conheça carros que marcaram a história do rei Pelé

O modelo é avaliado em R$ 303 mil na versão mais cara, a HPE-S 2.2 diesel com tração integral. Tem potência de 165 cavalos e torque de 36,7 kgfm de torque. Faz de 0 a 100 km/h em 12s, tempo que deve ser maior, uma vez que o carro é blindado e conta com preparação para viatura oficial.

O Mitsubishi Outlander da frota presidencial possui porta-bandeiras na frente, onde ostenta a bandeira nacional. O carro conta com giroflex posicionado no parabrisa e vidros escuros G5. Seis unidades foram utilizadas do deslocamento entre o Hotel e a Catedral de Brasília.

Carro posse do presidente: Rolls-Royce

Por volta de 12h deste domingo, Lula comunicou que usaria carro aberto em desfile. O presidente não quis seguir as recomendações das equipes de segurança e usou o luxuoso conversível inglês dos anos 1950.

O presidente e o vice desfilaram no Rolls-Royce Silver Wraith da frota presidencial. O veículo foi o primeiro produzido pela montadora após a Segunda Guerra Mundial com apenas 1.883 unidades. O carro foi adquirido em 1952 durante o governo Getúlio Vargas.

Rolls-Royce Silver Wraith durante o 7 de Setembro com Bolsonaro em 2019

LEIA TAMBÉM:
Prazo para renovar CNH volta a valer no Rio de Janeiro
Ministério da Justiça investiga ‘marmita’ do Toyota Corolla Cross

Na época, o carro venceu licitação superando o Lincoln Continental e o Cadillac Derham. A estreia do carro aconteceu no ano seguinte: Getúlio usou o Rolls-Royce para comemorar o Dia do Trabalho. Além dos presidentes, já foi usado pela rainha Elizabeth II e Charles de Gaulle, dentre outros.

O Rolls-Royce Silver Wraith segue na frota presidencial desde os anos 1950. Em 2001, passou por uma reforma completa no governo Fernando Henrique Cardoso. Foi usado na posse de Lula, Dilma Rousseff e Jair Bolsonaro. O último presidente também usou bastante em eventos oficiais como o 7 de Setembro.

Rolls-Royce Silver Wraith durante o 7 de Setembro com Bolsonaro em 2019

O carro tem motor V6 de 4.6 litros da Bentley e um câmbio manual de 4 velocidades. A alavanca é acoplada à coluna de direção. Construído para uso presidencial, tem chassi reforçado e teto conversível. A carroceria foi fabricada pela Mulliner e conta com suporte de bandeiras, apoio de braço e instrumentos na parte traseira.

Além do Brasil, outros países utilizam o Rolls-Royce Silver Wraith como carro presidencial. O modelo de luxo inglês é usado pelos chefes do governo na Irlanda, Zimbábue, Holanda, Malásia, Dinamarca, Grécia e Austrália.

Certificado de garantia do Rolls-Royce emitido em 1953:

O Rolls-Royce passa por manutenção regular, de uma a duas vezes por ano. Além disso, uma vez por semana, sai da garagem da Presidência e é dirigido por 20 minutos. O carro conta com 30 mil quilômetros rodados. Pode ser usado no modelo conversível ou fechado, transportando até 7 pessoas.

A placa é verde e amarela com os dizeres “Presidente da República”. A exceção foi durante os governos de Dilma Rousseff, quando a placa foi substituída por “Presidenta da República”.

CONFIRA TAMBÉM:

IPVA 2021: Ferrari F8 Tributo tem o imposto mais caro de MG; valor é de cair o queixo!
Seguro DPVAT não será cobrado em 2021 e nova seguradora será escolhida, decide Conselho
IPVA 2021 SP: McLaren Senna tem o imposto mais caro; valor dá para comprar um apartamento!