O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) divulgou nesta quinta (14) seu último resultado de 2023. O Fiat Pulse, um SUV compacto que tem ganhado popularidade no mercado brasileiro, obteve duas estrelas no crash test, indicando que a fabricante italiana precisa aprimorar aspectos em seu modelo. Vale ressaltar que os resultados dos testes de colisão do Latin NCAP não são requisitos para a homologação de veículos no Brasil.
LEIA:
Dono protesta com Volvo XC40 queimado na porta da concessionária
GWM Haval H6 vende mais que Corolla Cross em maio
VÍDEO | Nissan Sentra 2023 Exclusive ganha pelo design e conforto
Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito
Novo carro popular: Governo reduz imposto para modelos até R$ 120 mil
Produzido na fábrica da Stellantis em Betim (MG), o Fiat Pulse vem equipado com quatro airbags e Controle de Estabilidade (ESC) de série em todas as versões. No entanto, de acordo com a análise do Latin NCAP, o SUV apresentou deficiências no teste de colisão, afetando negativamente o resultado geral.
O Latin NCAP avaliou o Fiat Pulse em testes de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres. Os resultados indicaram que o SUV compacto possui 67% de proteção para adultos, 56% para crianças e 45% para pedestres. Os sistemas de assistência garantem 56% de segurança.
Segundo o relatório, o Pulse demonstrou uma estrutura estável no impacto frontal, incluindo a área dos pés. Contudo, no impacto lateral, o airbag lateral foi criticado por não abranger toda a extensão do veículo, proporcionando proteção apenas aos assentos dianteiros.
O teste também revelou que a proteção para ocupantes infantis ficou aquém dos padrões exigidos pelo Latin NCAP. Apesar do desempenho positivo do sistema de estabilidade e do limitador de velocidade, a ausência do sistema de Alerta e Frenagem Automática de Emergência nas versões iniciais resultou na redução da nota geral.
“Mais uma vez, pedimos à Stellantis que melhore os recursos básicos de segurança em toda a sua linha de modelos. O Latin NCAP demonstrou que a informação independente ao consumidor em um sistema de rotulagem obrigatório mudaria o mercado para veículos mais seguros sem atrito político”, disse Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP,=.
A Stellantis, grupo que controla marcas como Fiat, Peugeot, Jeep e Citroën, afirmou que o modelo testado é uma versão desatualizada, adquirida no Chile e testada na Alemanha. A empresa reforçou seu compromisso com a segurança veicular, alegando que o modelo em questão é um dos mais seguros em seu segmento e destacou seus esforços contínuos para evoluir a segurança dos veículos.
Empreiteiras contratadas pela BYD vão pagar R$ 40 milhões em indenização devido ao caso de…
Aumento do ICMS começa a partir de 1º de janeiro de 2026 após aprovação pelos…
Marca de brinquedos de montar escolhe Iveco Crossway Line para transporte de trabalhadores. Ônibus será…
Sedã médio recebe reestilização na China e fica parecido como Prius. Toyota Corolla tem motor…
Triângulo Mineiro conta com concessionária da marca chinesa. Carbel Omoda Jaecoo Uberlânida chega com investimento…
Volkswagen Gol ultrapassa 45 anos de história como referência da indústria automotiva brasileira. relembre os…