Notícias

Fiat Pulse fica com 2 estrelas e Latin NCAP faz cobrança

Latin NCAP cobra mais airbags e itens de segurança no SUV compacto. Fiat Pulse tem 67% de proteção para adultos

O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) divulgou nesta quinta (14) seu último resultado de 2023. O Fiat Pulse, um SUV compacto que tem ganhado popularidade no mercado brasileiro, obteve duas estrelas no crash test, indicando que a fabricante italiana precisa aprimorar aspectos em seu modelo. Vale ressaltar que os resultados dos testes de colisão do Latin NCAP não são requisitos para a homologação de veículos no Brasil.

LEIA:
Dono protesta com Volvo XC40 queimado na porta da concessionária
GWM Haval H6 vende mais que Corolla Cross em maio
VÍDEO | Nissan Sentra 2023 Exclusive ganha pelo design e conforto
Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito
Novo carro popular: Governo reduz imposto para modelos até R$ 120 mil

Produzido na fábrica da Stellantis em Betim (MG), o Fiat Pulse vem equipado com quatro airbags e Controle de Estabilidade (ESC) de série em todas as versões. No entanto, de acordo com a análise do Latin NCAP, o SUV apresentou deficiências no teste de colisão, afetando negativamente o resultado geral.

O Latin NCAP avaliou o Fiat Pulse em testes de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres. Os resultados indicaram que o SUV compacto possui 67% de proteção para adultos, 56% para crianças e 45% para pedestres. Os sistemas de assistência garantem 56% de segurança.

Segundo o relatório, o Pulse demonstrou uma estrutura estável no impacto frontal, incluindo a área dos pés. Contudo, no impacto lateral, o airbag lateral foi criticado por não abranger toda a extensão do veículo, proporcionando proteção apenas aos assentos dianteiros.

O teste também revelou que a proteção para ocupantes infantis ficou aquém dos padrões exigidos pelo Latin NCAP. Apesar do desempenho positivo do sistema de estabilidade e do limitador de velocidade, a ausência do sistema de Alerta e Frenagem Automática de Emergência nas versões iniciais resultou na redução da nota geral.

“Mais uma vez, pedimos à Stellantis que melhore os recursos básicos de segurança em toda a sua linha de modelos. O Latin NCAP demonstrou que a informação independente ao consumidor em um sistema de rotulagem obrigatório mudaria o mercado para veículos mais seguros sem atrito político”, disse Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP,=.

Resposta da Stellantis

A Stellantis, grupo que controla marcas como Fiat, Peugeot, Jeep e Citroën, afirmou que o modelo testado é uma versão desatualizada, adquirida no Chile e testada na Alemanha. A empresa reforçou seu compromisso com a segurança veicular, alegando que o modelo em questão é um dos mais seguros em seu segmento e destacou seus esforços contínuos para evoluir a segurança dos veículos.

Carro Esporte Clube

Fotos, notícias, lançamentos, testes, vídeos e dicas sobre veículos. Bom humor e lifestyle!

Posts recentes

Rampage 2026 fica até R$ 30 mil mais barata; confira a tabela

Picape reduz versões a gasolina de 272 cv e recebe novidades na nova linha. Preços…

2 dias

Chevrolet explica por que mantém correia banhada a óleo

Chevrolet Tracker 2026 mantém motor 1.2 turbo e também correia banhada a óleo, mas com…

6 dias

Hyundai Creta 1.6 turbo DCT vende mais que o antigo 2.0

SUV compacto com 193 cavalos amplia vendas em relação ao antigo 2.0. Hyundai Creta 1.6…

1 semana

Hyundai HB20 fica R$ 12 mil mais barato com IPI reduzido para carros

HB20 e HB20S ganham desconto do IPI reduzido para carros do programa Carro Sustentável. Modelos…

2 semanas

Honda HR-V 2026 ganha novo visual e preços mais caros

SUV compacto tem nova dianteira e pacote de equipamentos ampliado. Honda HR-V 2026 custa até…

2 semanas

Vendas de automóveis crescem 3,5% com Polo na liderança do 1º semestre de 2025

Volkswagen Polo manteve a liderança absoluta, mesmo com leve retração de 1,12% em relação ao…

3 semanas