Thiago Ventura
Florianópolis – A Fiat lança a linha 2024 da Strada, o veículo mais vendido do Brasil com novidade mecânica e novas versões. A picape compacta ganha, pela primeira vez em 25 anos de história, opção de motor turbo. A Fiat Strada 2024 chega ao mercado com preços desde R$ 100.990 até R$ 132.990, caso das picapes equipadas com o bloco T200. O objetivo é claro: permanecer na liderança nacional, além de frear a Chevrolet Montana no segmento das picapes compactas.
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Além do motor mais potente, a Strada 2024 ganha um novo visual, restrito às versões topo de linha, Ranch e Ultra. O veículo conta com nova grade, novo parachoque e skidplate. E claro, novos conjuntos de rodas e algumas mudanças pontuais. Nas demais versões, segue o mesmo visual já conhecido dessa nova geração, que chegou em 2020.
Uma mudança que vale para todas é o novo volante padrão Fiat, amplamente utilizado na gama da marca italiana. Além disso, o motor 1.4 Fire foi descontinuado. Assim, desde a opção de acesso, Endurance, a picape vem com o novo 1.3 FireFly.
A mais recente adição à linha Fiat Strada 2024 é a versão Ultra. Ela divide o topo da linha com a Ranch: ambas custam os mesmos R$ 132.990. Enquanto a Ranch tem dianteira mais cromada com apelo aventureiro, a Ultra tem apelo esportivo, com dianteira com acabamento escurecido e um filete vermelho na grade.
| Modelo e Versão | Preço (R$) |
|---|---|
| Fiat Strada Endurance 1.3 Firefly MT Cab. Plus 2024 | 100.990 |
| Fiat Strada Freedom 1.3 Firefly MT Cab. Plus 2024 | 106.990 |
| Fiat Strada Freedom 1.3 Firefly MT Cab. Dupla 2024 | 112.990 |
| Fiat Strada Volcano 1.3 Firefly MT Cab. Dupla 2024 | 114.990 |
| Fiat Strada Volcano 1.3 Firefly CVT Cab. Dupla 2024 | 120.990 |
| Fiat Strada Ranch T200 AT Cab. Dupla 2024 | 132.990 |
| Fiat Strada Ultra T200 AT Cab. Dupla 2024 | 132.990 |
Sob o capô, encontramos um motor de três cilindros em linha, com uma cilindrada de 999 cm³ e taxas de compressão de 10,5 : 1. Esse motor é capaz de gerar uma potência de 125 cv com gasolina ou 130 cv com etanol, atingindo suas rotações mais elevadas a 5,750 rpm. O torque é de 200 Nm tanto para gasolina quanto para etanol a 1.750 rpm. O bloco é todo em alumínio e conta com injeção direta de combustível e o sistema eletrohidráulico MultiAir III com quatro válvulas por cilindro.
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Quanto à transmissão, a Fiat oferece o câmbio automático CVT, que oferece sete marchas emuladas no modo manual e variação contínua no modo automático. Há ainda o modo Sport, acionado por uma tecla no volante. O sistema de freios é composto por discos ventilados na parte dianteira e tambores auto-centrantes na parte traseira.
A Strada Ranch /Ultra Cabine Dupla Turbo 200 Flex CVT utiliza suspensão McPherson na frente e um eixo rígido na traseira. Essa escolha visa equilibrar tanto o uso a passeio quanto a vocação para o trabalho.
A Fiat Strada 2024 segue com comprimento de 4.448 mm e uma largura de 1.732 mm (sem espelhos). A capacidade de carga é de 650 kg, enquanto a caçamba possui um volume útil de até 844 litros.
Quando se trata de desempenho, este modelo não fica atrás. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 9,8 segundos (com gasolina) ou 9,5 segundos (com etanol). A velocidade máxima atinge 178 km/h com gasolina ou 180 km/h com etanol. Esses números são melhores do que a Montana, que faz o 0 a 100 em 9,9s.
Segundo o dados do Inmetro, a Strada Turbo apresenta números de 12,1 km/l (urbano, gasolina) e 8,3 km/l (urbano, etanol), além de 13,2 km/l (estrada, gasolina) e 9,4 km/l (estrada, etanol).
| Ficha técnica | Especificações |
|---|---|
| Motor | |
| Posição | Dianteiro, transversal |
| Número de cilindros | 3 em linha |
| Diâmetro x curso | 70,0 x 86,5 mm |
| Cilindrada total | 999 cm³ |
| Taxa de compressão | 10,5 : 1 |
| Potência | 125 cv (gasolina) / 130 cv (etanol) @ 5,750 rpm |
| Torque | 200 Nm (gasolina) / 200 Nm (etanol) @ 1.750 rpm |
| Nº de válvulas por cilindro | Quatro por cilindro, com sistema eletrohidráulico MultiAir III, com um eixo para as válvulas de escape |
| Eixo de comando de válvulas | 1 no cabeçote |
| Injeção | Direta |
| Combustível | Gasolina/Etanol |
| Transmissão | |
| Câmbio | Automático CVT (Continuamente Variável) com 7 Marchas Emuladas no modo Manual – Variável no modo Automático |
| Relações de transmissão | |
| 1ª | 2,270 |
| 2ª | 1,600 |
| 3ª | 1,200 |
| 4ª | 0,940 |
| 5ª | 0,740 |
| 6ª | 0,580 |
| 7ª | 0,460 |
| Ré | Entre 2,604 e 0,416 |
| Diferencial | 5,698 |
| Tração | Dianteira, com juntas homocinéticas |
| Sistema de freios | |
| Dianteiro | Sistema a disco ventilado, com pinça flutuante (diâmetro de 284 x 22 mm) |
| Traseiro | Sistema a tambor com sapatas auto-centrantes (diâmetro de 9″) |
| Suspensão dianteira | |
| Tipo | McPherson e barra estabilizadora |
| Amortecedores | Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito |
| Elemento elástico | Molas helicoidais |
| Suspensão traseira | |
| Tipo | Eixo rígido |
| Amortecedores | Hidráulicos de duplo efeito |
| Elemento elástico | Molas parabólicas longitudinais |
| Direção | |
| Assistência | Elétrica com pinhão e cremalheira |
| Diâmetro mínimo de curva | 10,8 m |
| Rodas | |
| Medidas | 16 X 6,0J ET40 (em liga-leve) |
| Pneus | 205/55 R16 ATR |
| Peso do veículo | |
| Em ordem de marcha | 1.253 kg |
| Capacidade de carga | 650 kg |
| Dimensões externas/capacidades | |
| Comprimento | 4.448 mm |
| Largura da carroceria | 1.732 mm (s/espelhos) |
| Altura do veículo | 1.577 mm / 1.601 mm (com barra de teto) |
| Distância entre eixos | 2.737 mm |
| Altura mínima do solo | 185 mm |
| Ângulo de entrada | 23° |
| Ângulo de saída | 29º |
| Tanque de combustível | 55 litros |
| Comprimento máximo da caçamba | 1.178 mm |
| Largura máxima da caçamba | 1.310 mm |
| Altura máxima da caçamba | 606 mm |
| Volume útil da caçamba (até o limite da carroceria) | 844 litros |
| Performance | |
| 0 a 100 km/h | 9,8 s (gasolina) / 9,5 s (etanol) |
| Velocidade máxima | 178 km/h (gasolina) / 180 km/h (etanol) |
| Consumo PBEV | |
| Urbano | 12,1 km/l (gasolina) / 8,3 km/l (etanol) |
| Estrada | 13,2 km/l (gasolina) / 9,4 km/l (etanol) |
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