Lifestyle

Projeto de Lei quer tornar Belo Horizonte capital nacional do ‘grau’

Texto em tramitação avança na Câmara de Vereadores e incentiva a prática do ‘grau’ ou Wheelie. Manobra é proibida em vias públicas e rende multa de R$ 293,47

Grau ou Wheelie: projeto pode tornar BH como capital do esporte (Foto: Pexels)

Pessoas empinando motos em vias públicas da cidade costumam ser vistas como irresponsáveis pela população, por realizar as acrobacias em locais onde há circulação de pedestres e outros veículos. A prática, conhecida como ‘grau’ também é considerada um esporte radical, com muitos adeptos na capital mineira.

Siga o Carro Esporte Clube no Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

E justamente nesse aspecto, vereadores apresentaram projeto de lei que torna Belo Horizonte uma referência nacional desse esporte. Com aval da Comissão de Legislação e Justiça, na última terça-feira (29/6), a proposta será analisada na comissão de mérito pertinente ao tema antes der votada pelo Plenário em 1º turno. Se aprovado, torna BH como a capital nacional do grau.

O termo Wheelie ou wheeling, utilizado nos Estados Unidos, é definido como o movimento de empinar e girar um transporte de duas rodas, ou seja, a execução de manobras radicais em motocicletas ou bicicletas. No Brasil, a prática é mais conhecida como “Grau” e, apesar de ser realizada frequentemente de forma inadequada por motoqueiros em bairros e vilas da cidade, também é considerada como um esporte, desenvolvido com o devido treinamento e medidas de segurança apropriadas.

LEIA TAMBÉM:
CNH vencida? Saiba como renovar a carteira de motorista e o valor a ser pago
IPVA deve ser pago no estado em que o veículo circula, decide STF
Sua carteira venceu? Contran divulga prazo para renovar CNH vencida na pandemia
Seguro DPVAT: motorista pode ficar isento de cobrança nos próximos dois anos



Assinado por Léo (PSL) e Bim da Ambulância (PSDB), o PL 138/21 declara o Município de Belo Horizonte como Capital Nacional do Weheeling – “Grau”, com o intuito de “reconhecer essa modalidade esportiva e trazer mais uma oportunidade de esporte e lazer, negócios e turismo para a capital mineira”.

Apesar de agradar várias pessoas, o grau é considerado uma infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Se praticado em vias públicas, rende multa de R$ 293,47 e ainda sete pontos no prontuário do motociclista. Além disso, pode render de 2 a 8 meses de suspensão do direito de dirigir. Em caso de reincidência em 12 meses, de 8 a 18 meses.

No parecer, que conclui pela constitucionalidade, legalidade e regimentalidade do projeto de lei, a relatora Fernanda Pereira Altoé (Novo) declara seu posicionamento contrário ao projeto, mas constata que, sob os critérios da Comissão de Legislação e Justiça, não constatou nenhuma violação das Constituições Federal e Estadual. Trata-se de matéria de interesse local que não cria atribuições nem estabelece obrigações a órgãos da administração municipal, o que implicaria em vício de iniciativa e invasão de competência exclusiva do Executivo. Em relação à legalidade, o relatório reconhece a conformidade da proposição com a Lei Orgânica do Município de Belo Horizonte e o ordenamento jurídico em geral.

Emenda restritiva

Observando que, embora o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) defina como “infração gravíssima” a realização de malabarismos ou o equilíbrio em apenas uma roda durante a condução de motocicleta, o “wheeling” como esporte é reconhecido e legítimo no país, onde é praticado desde os anos 1980 e homologado em 2013 pela Confederação Brasileira de Motociclismo, quando foi promovido o primeiro Campeonato Brasileiro da modalidade.

No entanto, segundo a relatora, a redação do art. 1° do texto dá margem à interpretação de que se pretende homenagear a manobra em si, e não o esporte, o que incentivaria a prática da conduta ilegal. Para sanar o problema, ela apresenta uma emenda modificativa para palavra explicitar que a prática a ser reconhecida e incentivada restringe-se apenas ao âmbito esportivo.

Antes de ser votado no Plenário em 1º turno, o PL 138/21 será apreciado na Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo. (Fonte: Redação e CMBH)

CONFIRA TAMBÉM:

IPVA 2021: Ferrari F8 Tributo tem o imposto mais caro de MG; valor é de cair o queixo!
Seguro DPVAT não será cobrado em 2021 e nova seguradora será escolhida, decide Conselho
IPVA 2021 SP: McLaren Senna tem o imposto mais caro; valor dá para comprar um apartamento!

Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

Posts recentes

Minas ganha primeiro eletroposto da inCharge na BR-381

Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…

1 mês

Carbel abre 80 vagas para trabalhar com BYD em Minas

Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…

3 meses

Bike Fest Tiradentes 2024 registra 23 mil motos e 40 mil pessoas

Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…

3 meses

Comissão aprova isenção de pedágio de motos em rodovias

Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…

3 meses

Férias escolares: saiba o que olhar no carro antes de viajar

Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…

3 meses

Projeto que cria taxa da blusinha também incentiva carros verdes

Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…

4 meses