A Audi do Brasil e a Volkswagen do Brasil anunciaram mudanças significativas em suas estruturas de comunicação. A partir de 14 de agosto, o então diretor de Comunicação e Marketig da Audi, Cláudio Rawicz assumirá o cargo de gerente Executivo de Comunicação da Volkswagen. Ele será subordinado a Silene Chiconini, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil, que ocupa essa posição desde junho de 2022. Em contrapartida, Gerold Pillekamp substituirá Cláudio Rawicz como head de Marketing e Comunicação ainda na segunda quinzena de agosto.
Com as mudanças, o então gerente Executivo de Comunicação, Fernando Campoi, vai atuar em outra função na Volkswagen, que ainda não foi revelada. Lembrando que as duas marcas fazem parte do Volkswagen Group, assim como a Porsche e Ducati, dentre outras.
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
Gerold Pillekamp, natural de Itatiba, interior de São Paulo, possui uma formação em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário FEI e uma especialização em Vendas e Marketing pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Sua trajetória na Audi do Brasil começou há quinze anos, em 2008, como estagiário de Marketing do Produto, e ao longo do tempo, ascendeu na empresa até alcançar o cargo de gerência em 2015.
Em 2016, viveu uma experiência internacional na matriz da empresa em Ingolstadt, Alemanha, atuando na área de Desenvolvimento de Produto com foco no modelo Audi A3. Seu retorno ao Brasil aconteceu em 2019, ocupando a posição de Gerente Sênior de Produto, responsável pela Coordenação de Marketing do Produto, Homologação, Eletrificação e Produção local. Agora, a partir do próximo dia 14 de agosto, assumirá a área de Marketing e Comunicação com a missão de fortalecer a marca junto a colegas de imprensa, parceiros, clientes e concessionários.
Enquanto isso, Cláudio Rawicz, nascido em Belo Horizonte, MG, possui formação em Jornalismo pela UniBH e especialização em Comunicação Empresarial pela Syracuse University, EUA. Sua carreira no setor automotivo começou na Fiat, onde trabalhou em diversas empresas do grupo, incluindo a aliança Fiat-GM Powertrain, Fiat Powertrain Technologies (FPT), Iveco e CNH Industrial.
Em 2013, aceitou um novo desafio na diretoria de comunicação do Grupo Renault, e em 2016, passou a ser gestor de publicidade e propaganda na empresa francesa. Desde 2018, atuou como diretor de comunicação da Audi do Brasil, onde integrou as áreas de marketing e relações públicas da empresa. Em 2021, seu trabalho foi reconhecido quando foi eleito um dos dez melhores CMO pela Forbes Brasil.
“Foi um privilégio poder liderar, durante cinco anos, as áreas de Marketing e Comunicação de uma marca tão progressiva e apaixonante como a Audi. Estou muito feliz com os novos desafios na Volkswagen do Brasil e me sinto honrado em fazer parte de uma marca que há 70 anos é parte integrante da vida dos brasileiros”, afirma Cláudio Rawicz.
Com essas mudanças, ambas as montadoras esperam fortalecer suas estratégias de comunicação e marketing, buscando consolidar ainda mais suas marcas no competitivo mercado automotivo brasileiro.
LEIA:
Dono protesta com Volvo XC40 queimado na porta da concessionária
GWM Haval H6 vende mais que Corolla Cross em maio
VÍDEO | Nissan Sentra 2023 Exclusive ganha pelo design e conforto
Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito
Novo carro popular: Governo reduz imposto para modelos até R$ 120 mil
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…