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Metralhadora de multas: novo radar já está operando no Brasil

Novo Radar Trucam aplica 30 multas por minuto e Doppler fiscaliza velocidade média. Conhecido como Metralhadora de multas, equipamento já é utilizado no Brasil

Novo Radar móvel pode multar veículos numa distância de 650 m

Autoridades de trânsito brasileiras estão adotando um novo equipamento de fiscalização de velocidade que promete ser uma verdadeira “metralhadora de multas”. Esse ‘novo radar’ identifica até três veículos por segundo em velocidades de até 322 km/h e distâncias de até 650 metros. Apelidado de ‘metralhadora de multas’, modelo já é operado no Brasil.

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O novo radar chama-se Trucam, vendido no país pela Lasertech Brasil. A tecnologia do aparelho é capaz de diferenciar veículos com base em seus tamanhos e aplicar multas individualmente, levando em consideração as velocidades regulamentadas para cada categoria. Ou seja, numa simples “apontada”, o agente de trânsito é capaz de flagrar vários veículos de uma vez só.

O Trucam é capaz de realizar até 30 autuações por minuto. O dispositivo possui o formato de uma pistola, com mira a laser e sensor de presença. Embora aparelhos desse tipo já estejam em uso no Brasil, o novo radar representa uma versão mais avançada e moderna.

Além dessa nova “metralhadora de multas”, algumas cidades brasileiras também estão utilizado novos radares Doppler. Esse método permite que os radares meçam a velocidade dos veículos não apenas em pontos específicos, mas também antes e depois desses pontos.

O efeito Doppler, conhecido por sua variação na tonalidade do som quando um veículo se aproxima e se afasta, agora é usado pelos radares modernos para captar a velocidade dos veículos em movimento. Isso significa que, se um motorista reduzir a velocidade antes do radar e, em seguida, acelerar novamente após passar pelo radar, a infração será registrada.

Limites do uso do novo radar

A Resolução 798 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em 2 de setembro de 2020, estabelece as regras para utilização de radares. Entre os aspectos, estão a distância mínima entre dois radares, independentemente do modelo, deve ser de 500 metros em áreas urbanas e vias rurais com características urbanas.

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O uso de medidores de velocidade portáteis, conhecidos como radares móveis, para fiscalização do excesso de velocidade é restrito a certas situações. Esses dispositivos podem ser usados em vias urbanas e rurais com características urbanas quando a velocidade máxima permitida for igual ou superior a 60 km/h. Nas vias rurais, podem ser utilizados quando a velocidade máxima permitida for igual ou superior a 80 km/h em rodovias e 60 km/h em estradas.

Além disso, o uso desses equipamentos requer um planejamento operacional prévio em trechos ou locais com potencial ocorrência de acidentes, histórico de acidentes graves ou onde os limites de velocidade são frequentemente desrespeitados. As autoridades de trânsito devem mapear e disponibilizar em seus sites a lista de locais aptos para fiscalização com equipamentos portáteis.

Para recorrer de uma multa de trânsito, o condutor deve seguir um processo específico, que inclui identificar o órgão emissor da autuação, apresentar um pedido de recurso perante a autoridade de trânsito relevante e fornecer documentação adequada, como a notificação de autuação. Além disso, é essencial verificar se o radar foi inspecionado dentro do prazo estipulado pelo Inmetro em relação à data da infração.

Em resumo, o novo radar Trucam representa um avanço tecnológico na fiscalização de velocidade e promete ser mesmo essa “metralhadora de multas”. Todavia, respeitar os limites de velocidade é fundamental não apenas para evitar multas, mas, mais importante ainda, para garantir a segurança de todos os usuários das vias. O excesso de velocidade é um risco que pode ser facilmente evitado, contribuindo para um trânsito mais seguro para todos.

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