Ministro de Minas e Energia afirma que matriz brasileira é fóssil e etanol e que modelos híbridos são melhor opção do que carros elétricos

O governo federal não vai incentivar a substituição de 100% da frota de veículos a combustão por carros elétricos. A prioridade serão os veículos híbridos, com foco no etanol, biocombustível brasileiro. A informação é de um ministro do governo Lula.
Siga o Instagram do Carro Esporte Clube
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), fez a declaração em entrevista no Jornal da Itatiaia. O chefe da pasta explicou que a decisão foi tomada levando em consideração à matriz energética brasileira, que tem combustíveis fósseis e etano.
Na visão do ministro, é melhor apostar em veículos híbridos, que combinam motores a combustão e elétricos, em vez da eletrificação total da frota s. A decisão foi tomada levando em consideração a matriz energética diversificada do país, que inclui fontes renováveis e não renováveis, o etanol, um biocombustível produzido em larga escala no Brasil, e o alto custo de investimento em infraestrutura para a eletrificação total.
“O Brasil tem uma grande indústria de combustíveis fósseis e de etanol. Acreditamos que essa matriz híbrida é a melhor opção para o país”, disse Alexandre Silveira.
Apesar dos argumentos do ministro, o mercado vê um grande interesse e aumento no mercado de carros elétricos. Somente o BYD Dolphin EV, um carro de R$ 149 mil, houve o registro de mais de 5000 unidades vendidas.
Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) apontam que 7.795 carros híbridos e elétricos foram vendidos no Brasil somente em setembro. A BYD, gigante chinesa, lidera o ranking seguida por Toyota, GWM, Caoa Chery, BMW, Volvo, Land Rover, Audi, Kia e Hyundai.
Fonte: Redação com informações de Rômulo Ávila/Rádio Itatiaia
LEIA:
Dono protesta com Volvo XC40 queimado na porta da concessionária
GWM Haval H6 vende mais que Corolla Cross em maio
VÍDEO | Nissan Sentra 2023 Exclusive ganha pelo design e conforto
Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito
Novo carro popular: Governo reduz imposto para modelos até R$ 120 mil
- Festival de Gastronomia de Tiradentes revela novidades da Jeep
- Fórmula 1: Audi e adidas fecham parceria para 2026
- Kia Jorlan: marca coreana ganha nova concessionária em BH; conheça
- Preço do Tiggo 8 Pro é reduzido em celebração e fica mais barato que HR-V
- Anfavea celebra antecipação de imposto para chineses: ‘entrem de forma justa’
- Aviões da Embraer ficam livres do tarifaço de Trump com ajuda da American Airlines
- Recém chegada ao Brasil, Revolut fecha acordo com Audi na Fórmula 1
- CNH sem autoescola? Governo quer acabar com aulas obrigatórias
- Hyundai Creta 1.6 turbo DCT vende mais que o antigo 2.0