Notícias

Mortes com Tesla Autopilot obriga recall de 2 milhões de carros

Sistema de direção autônoma Autopilot vai receber atualização OTA nos EUA. Mais de 23 mortes já foram registradas nos Estados Unidos

Tesla Model S Plaid: recall por conta do Autopilot

LEIA:
Dono protesta com Volvo XC40 queimado na porta da concessionária
GWM Haval H6 vende mais que Corolla Cross em maio
VÍDEO | Nissan Sentra 2023 Exclusive ganha pelo design e conforto
Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito
Novo carro popular: Governo reduz imposto para modelos até R$ 120 mil

O relatório de recall divulgado pela NHTSA afirma que 100% dos 2.031.220 Teslas equipados com Autopilot e Autosteer (nos EUA) estão com defeito. Isso inclui os carros Model S equipados com Autosteer, produzidos entre 5 de outubro de 2012 e 7 de dezembro de 2023, e todos os carros com Autosteer dos modelos Model 3, Model Y e Model X produzidos desde 2016.

A NHTSA iniciou uma investigação em agosto de 2021 sobre o Autopilot após identificar mais de uma dúzia de acidentes envolvendo veículos. O Autopilot tem a intenção de permitir que os carros dirijam, acelerem e freiem automaticamente dentro de sua faixa, enquanto a versão aprimorada pode auxiliar na mudança de faixa em rodovias. Ambos os sistemas não tornam os carros oficialmente autônomos.

Siga o Instagram do Carro Esporte Clube
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

Separadamente, desde 2016, a NHTSA abriu mais de três dúzias de investigações especiais sobre colisões envolvendo carros da Tesla em casos suspeitos de uso de sistemas de direção, como o Autopilot, com 23 mortes registradas até o momento.

A NHTSA destacou que pode haver um risco maior de acidente em situações em que o sistema é ativado, e o motorista não mantém a responsabilidade pela operação do veículo, ficando despreparado para intervir ou incapaz de reconhecer quando ele é desativado.

O recall define estritamente as capacidades de direção autônoma do Tesla como um sistema de Nível 2 da assistência ao motorista, uma certificação que a Tesla desafiou, alegando que seu sistema é mais avançado. O sistema de Nível 2 envolve frenagem automática de emergência, centralização de faixa e capacidade de controle de cruzeiro adaptativo, que deve ser constantemente supervisionado pelo motorista, pronto para retomar o controle a qualquer momento.

O recall da NHTSA alega que o Autosteer (via sistema Autopilot) “pode não ser suficiente para evitar o uso indevido do recurso avançado de assistência ao motorista de Nível 2 da SAE”.

A solução para os veículos existentes será uma atualização Over-The-Air (OTA) para os sistemas de computador do carro, que será implementada na maioria dos veículos nesta semana, mas em alguns casos posteriormente. Essa atualização já foi aplicada em todos os novos veículos Tesla fabricados desde 7 de dezembro de 2023.

A NHTSA descreve a atualização, que incorporará controles e alertas adicionais, incentivando ainda mais o motorista a cumprir sua responsabilidade contínua sempre que o Autosteer estiver ativado.

Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

Posts recentes

Fórmula 1: Audi e adidas fecham parceria para 2026

Parceria dará origem à coleção adidas x Audi F1, prevista para fevereiro de 2026, antes…

11 horas

Citroën revive bons tempos com novidades na linha 2026

Carros ganham acabamento melhorado e resgatam versão clássica. Citroën 2026 tem carros a partir de…

5 dias

Volkswagen Amarok Barretos 70 Anos: edição limitada da Festa do Peão

Picape média ganha edição limitada em homenagem à Festa do Peão mais famosa do Brasil.…

4 semanas

Kia Jorlan: marca coreana ganha nova concessionária em BH; conheça

Marca coreana tem segundo ponto de venda na capita mineira. Grupo Jorlan aposta em concessionária…

1 mês

Preço do Tiggo 8 Pro é reduzido em celebração e fica mais barato que HR-V

Marca celebra oito anos de operação no Brasil e reduz preço do Tiggo 8 Pro.…

1 mês

Chevrolet Onix supera Corsa e vira o GM mais produzido no Brasil

Hatch compacto atinge 3 milhões de unidades produzidas no Brasil desde 2012. Chevrolet Onix 2026…

1 mês