Adeus, Land Rover! JLR vai acabar com histórica marca inglesa

0

Montadora inglesa vai investir 15 bilhões de euros para novos carros elétricos. JLR terá quatro marcas de produtos

Land Rover Defender: JLR vai encerrar uso da marca Land Rover
Land Rover Defender: JLR vai encerrar uso da marca Land Rover

A JLR inicia um audacioso plano para reinvenção da empresa com foco em eletrificação e rebranding. Chamado de “Modern Luxury”, terá como uma das estratégias “matar” a Land Rover enquanto marca valorizando outros produtos com objetivo se virar líder no segmento de carros elétricos de luxo até 2030.

O investimento para tal será na ordem de 15 bilhões de euros e inclui novos produtos, tecnologias e a arquitetura modular eletrificada (EMA). Além disso pretende tornar a planta de Halewood, no Reino Unido, totalmente elétrica para oferecer sua nova geração de SUVs.

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

A JLR confirmou ainda que começará a receber pedidos de clientes para o Range Rover totalmente elétrico a partir do final deste ano e lançará um modelo totalmente elétrico da família Range Rover em 2025.

“Hoje tenho o orgulho de anunciar que estamos acelerando nosso caminho de eletrificação, tornando totalmente elétrica uma de nossas fábricas no Reino Unido e nossa arquitetura de SUV de luxo de tamanho médio de próxima geração. Esse investimento nos permite oferecer nosso futuro elétrico de luxo moderno, desenvolvendo novas habilidades e reafirmando nosso compromisso de zerar as emissões líquidas de carbono até 2039”, declarou CEO da JLR, Adrian Mardell.

Enquanto a EMA agora será totalmente elétrica, a JLR continuará a usar sua arquitetura longitudinal modular flexível (MLA) para construir seus veículos Range Rover e Range Rover Sport, oferecendo opções de motor de combustão interna (ICE), híbrido e veículo elétrico a bateria (BEV). Essa abordagem dá à empresa a flexibilidade necessária para atender às necessidades dos diferentes mercados em todo o mundo, que estão caminhando em direções diversas em relação às metas de emissão zero.

JLR e suas quatro marcas: Range Rover, Defender, Discovery e Jaguar

JLR: House of Brands

Para acelerar a entrega da visão da empresa, a JLR mudará seu conceito para a abordagem House of Brands. Por sinal, perceba que até aqui utilizei JLR e não Jaguar Land Rover. É a forma que a empresa decidiu tocar seu negócio.

A JLR será então a “casa de quatro marcas”: Range Rover, Defender, Discovery e Jaguar. Essa estratégia tem como objetivo tornar-se a “criadora das marcas automotivas de luxo modernas mais desejáveis do mundo para os clientes mais exigentes”.

Modelos históricos da Land Rover durante desfile no Reino Unido
Modelos históricos da Land Rover durante desfile no Reino Unido

Ou seja, a marca Land Rover deixa de existir e vira um sobrenome da sigla JLR. Inclusive, a empresa vai reforçar a sigla ao invés do nome completo. De toda forma, o legado da Land Rover continuará. Defender e Discovery, então modelos, serão alçados ao posto de marca independentes, ao lado de Ranger Rover e Jaguar.

Ao longo dos próximos anos a JLR deverá definir melhor o público alvo de cada unidade. Minha aposta é que a Range Rover terá SUVs de luxo com pegada urbana; Discovery com SUVs de grande porte e com grande autonomia; Defender com SUVs mais voltados ao off-road de luxo e a Jaguar com sedãs, coupés e granturismos de luxo. Claro, todos eletrificados.

O primeiro dos três modelos de Jaguar alinhados com o padrão Modern Luxury será um GT de 4 portas, construído em sua própria arquitetura única, JEA, com maior potência do que qualquer modelo anterior, alcance de até 700 km e preço indicativo de £100.000.

Confira estes conteúdos que estão bombando:
DPVAT 2023: seguro obrigatório não será cobrado
Porsche 918 Spyder tem o IPVA 2023 mais caro do Brasil
BOATO: mensagem no WhatsApp engana sobre Taxa de Licenciamento