Notícias

Audi A3 Sedan e A3 Sportack 2022: agora importados, compactos custam quase R$ 300 mil

Nova geração do hatch e sedã compactos premium já está em pré-venda no Brasil. Audi A3 Sedan e do Audi A3 Sportback 2022 desembarcam no Brasil em setembro em versão única. Quem comprar antes, ganha desconto especial

Audi A3 2022: nova geração tem visual mais agressivo e dinâmico

A Audi já iniciou a pré-venda das novas gerações do Audi A3 Sedan e do Audi A3 Sportback no Brasil. As primeiras unidades estão previstas para desembarcar no País em setembro já como ano-modelo 2022. Até então produzidos no Brasil, em São José dos Pinhais (PR), agora a quarta geração vem importada de Ingolstadt, na Alemanha e custa R$ 284.990. Considerando os opcionais ou cores, o valor pode passar dos R$ 300 mil. Mas a boa notícia é que quem comprar na pré-venda poderá pagar apenas R$ 264.990, tanto para o sedã como para o hatch. Em 2020, a Audi decidiu encerrar a produção no Brasil.

Siga o Carro Esporte Clube no Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

As novas gerações dos Audi A3 Sedan e A3 Sportback apresentam proporções dinâmicas e um design esportivo. A grade frontal Singleframe e as entradas de ar na parte frontal acentuam seu caráter dinâmico. A linha de ombro da carroceria se estende suavemente dos faróis às luzes traseiras e a área logo abaixo dessa linha nas laterais é curvada para dentro.

Os faróis e as lanternas são Full LED e contam com indicador dinâmico de setas na traseira de série. Como opcional é possível adicionar os faróis Full LED Matrix com assinaturas personalizadas ao entrar e sair do veículo. O conjunto é composto por 15 segmentos de LED que podem ser acionados individualmente..

Com 4,34 metros de comprimento e 1,82 metros de largura, o A3 Sportback cresceu pouco mais de três centímetros nestas duas dimensões em comparação com seu antecessor. A altura de 1,43 metros e a distância entre eixos de 2,64 metros permaneceram inalteradas. Dependendo da inclinação do banco traseiro, o compartimento de bagagem comporta entre 380 e 1.200 litros.

A versão Sedan cresceu em todas as dimensões comparado com a geração anterior: os 4,50 metros significam que ele é 4 centímetros mais comprido – a distância entre eixos permanece inalterada. A largura aumentou 2 centímetros, para 1,82 metros, e a altura subiu 1 centímetro, para 1,43 metros. Isso resultou em um aumento de 2 centímetros na altura da cabeça na parte frontal, além de mais espaço para os cotovelos. Com 425 litros, a capacidade de bagagem é a mesma do modelo anterior.

Audi A3: Design interior

O design no interior dos Audi A3 conta com alguns elementos inspirados no Lamborghini Urus, como as saídas de ar do painel e a nova alavanca de seleção de marcha. Ela tem acionamento eletrônico e utiliza o conceito shift-by-wire, sem o botão de trava mecânica que antes precisava ser acionado para realizar a troca.

O cockpit dos novos A3 tem foco total no motorista e elementos que chamam a atenção, como bancos dianteiros esportivos com apoio de cabeça integrados ao assento, acabamentos de alumínio, maçanetas de portas marcantes e um painel de instrumentos com aparência black-piano

 em diversos detalhes. Ele usa elementos familiares dos modelos de classes mais altas da marca e está equipado de série com um display sensível ao toque de 10,1 polegadas – integrado no centro do painel de instrumentos, ele reconhece letras inseridas à mão, fornece feedback acústico.

O cluster digital Audi Virtual Cockpit de 12,3” é de série  complementa as informações para o motorista e permite três visualizações diferentes, incluindo gráficos com visual esportivo. Os novos Audi A3 Sedan e Audi A3 Sportback tem mídia com Apple CarPlay ou Android Auto.

LEIA TAMBÉM:
Audi lança pré-venda dos novos Q5 e Q5 Sportback com desconto de R$ 30 mil
Audi e-tron fecha 2020 como carro elétrico mais vendido no Brasil

Primeiras impressões: Audi e-tron Sportback oferece estilo e performance 100% elétrica
Audi Q7 2021: dirigimos o SUV de 7 lugares que acaba de chegar renovado no Brasil

Audi A3: motor e suspensão

Tanto a versão Sedan quanto Sportback da nova geração do A3 chegam ao Brasil com motor 2.0 TFSI a gasolina, que entrega potência de 190 cavalos e torque de 320 Nm. A transmissão é a de dupla embreagem S tronic de 7 velocidades.

O sistema de suspensão traseira independente e cada amortecedor se adapta permanentemente às condições da estrada. O carro oferece ainda tem modos de direção: comfort

dynamicefficiencyauto e individual. Isso também traz mudanças nas características da resposta do acelerador, câmbio e da direção progressiva, por exemplo, que varia sua relação dependendo do ângulo de direção.

Equipamentos e pré-venda no Brasil

Produzidos na fábrica de Ingolstadt, Alemanha, onde fica a sede da Audi, os novos A3 Sedan e A3 Sportback entraram em pré-venda no Brasil em 10 de maio – as primeiras unidades, já com ano-modelo 2022, devem desembarcar no País em setembro. A versão Performance Black, única disponível para o mercado brasileiro, estará disponível em pré-venda com condições especiais de R$ 284.990,00 por a partir de R$ 264.990,00 na modalidade venda direta.


Assine nossa lista VIP no Telegram! É grátis!

Entre no grupo do Carro Esporte Clube no WhatsApp!

Os modelos chegam de série com keyless, teto solar elétrico panorâmico, volante em couro com shift-paddles e base aplanada, kit exterior S line, rodas Audi Sport de 18”, faróis Full LED, seis airbags, park assist, sistema de direção dinâmica progressiva, ar-condicionado de duas zonas e carregamento de celular por indução. O Audi A3 Sedan também possui porta-malas com abertura automática hands-free.

Dentre as cores exteriores disponíveis estão as sólidas Branco Ibis e Azul Turbo, as metálicas Azul Navarra, Amarelo Píton, Branco Geleira, Preto Mito e Vermelho Tango e a perolizada Cinza Daytona. No interior é possível escolher entre preto, cinza e bege.

Como opcionais estão o sistema de som Bang&Olufsen 3D, faróis LED Matrix, pacote de luzes ambiente customizáveis, capa do retrovisor externo em carbono (no Sedan o aerofólio também pode vir em carbono) e pacote S line interior, que inclui pedaleiras em alumínio, revestimento adicional em couro no painel, console central, lateral das portas e volante e inscrição S line nos bancos esportivos e volante.

Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

Posts recentes

Minas ganha primeiro eletroposto da inCharge na BR-381

Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…

3 meses

Carbel abre 80 vagas para trabalhar com BYD em Minas

Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…

5 meses

Bike Fest Tiradentes 2024 registra 23 mil motos e 40 mil pessoas

Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…

5 meses

Comissão aprova isenção de pedágio de motos em rodovias

Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…

5 meses

Férias escolares: saiba o que olhar no carro antes de viajar

Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…

5 meses

Projeto que cria taxa da blusinha também incentiva carros verdes

Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…

6 meses