Primeiro esportivo totalmente elétrico da marca, Audi RS e-tron GT tem 598 cv e faz de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos. Gran turismo tem sistema de som para contornar silêncio do motor
Marca das quatro argolas inicia a pré-venda no Brasil no seu primeiro esportivo totalmente elétrico. Apresentado ao mundo em fevereiro, o Audi RS e-tron GT custa quase R$ 1 milhão e esbanja desempenho com zero emissões de poluentes. O carro está disponível na modalidade venda direta e oferece mais de 1,4 milhão de combinações personalizadas. Além do RS, a marca também estreia a venda do e-tron S Sportback.
Siga o Carro Esporte Clube no Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
O Audi RS e-tron GT precisa somente de 3,3 segundos para acelerar de zero a 100 km/h. A velocidade máxima é de 250 km/h. O motor elétrico no eixo dianteiro também libera 175 kW, enquanto o motor na traseira libera 335 kW. A potência total é 440 kW e o torque total é 830 Nm. No modo boost, a potência aumenta brevemente para 475 kW.
O RS e-tron GT normalmente roda com tração elétrica nas quatro rodas – somente o modo “efficiency” do Audi drive select prioriza tração dianteira. No caso de uma superfície escorregadia da via, exigências de alta potência ou curvas rápidas, o motor elétrico para a tração traseira também é ativado e por volta de cinco vezes mais rápido do que uma tração mecânica quattro.
Para contornar o silêncio do conjunto elétrico, o modelo vem com duas unidades de som e amplificadores no compartimento de bagagem. Eles geram um som separando exterior e interior, que sai através de dois alto-falantes cada, fora e dentro do veículo.
Design
No exterior, o Audi RS e-tron GT possui grade Singleframe com esquema invertido de cores, com o emblema Audi na frente, uma indicação clara da tração elétrica. Enquanto a principal finalidade da Singleframe em modelos com motor a combustão é resfriar o motor, no RS e-tron GT ela oculta a maioria dos sensores. Somente a parte inferior tem aberturas para passagem de ar.
O desenho lateral, com linhas bem marcadas, nasce no capô alongado e passa no para-brisa plano, até mergulhar na linha de teto rapidamente inclinada em direção à traseira. As colunas C, suavemente inclinadas na área traseira, fluem nos ombros musculosos da carroceria. As luzes na traseira estão conectadas por uma faixa plana de luz. O aerofólio corre em paralelo à faixa de luz e arredonda o visual esportivo.
O Audi RS e-tron GT tem as dimensões de um gran turismo clássico: com distância entre eixos de 2,90 metros, ele mede 4,99m de comprimento, 1,96 m de largura e somente 1,41 m de altura. O compartimento de bagagem fornece 366 litros no RS e-tron GT. Um segundo compartimento de bagagem abaixo do capô dianteiro oferece mais 85 litros de espaço.
Faróis e lanternas do Audi e-tron GT
Os faróis e as lanternas são elementos característicos do projeto exterior do RS e-tron GT. As assinaturas das luzes de LED na frente e na traseira apresentam uma modelação tridimensional. A faixa de luz na lanterna se estende em toda a traseira do veículo, mudando dinamicamente de uma linha no centro em direção à parte externa.
Interior
O interior do Audi RS e-tron GT é inspirado pela ideia de “monoposto”. O painel central é ligeiramente inclinado em direção ao motorista. O display do Audi virtual cockpit plus parece flutuar, enquanto o MMI touch é cercado por um acabamento black piano que fica acima do painel de instrumentos.
LEIA TAMBÉM:
Audi lança pré-venda dos novos Q5 e Q5 Sportback com desconto de R$ 30 mil
Audi e-tron fecha 2020 como carro elétrico mais vendido no Brasil
Primeiras impressões: Audi e-tron Sportback oferece estilo e performance 100% elétrica
Audi Q7 2021: dirigimos o SUV de 7 lugares que acaba de chegar renovado no Brasil
O motorista e o passageiro dianteiro se sentam em posição baixa, separados por um amplo console central. O seletor compacto para as marchas está localizado no console do túnel central.
Os bancos são revestidos com uma combinação de couro artificial e material Kaskade ou com uma mistura de couro artificial e material de microfibra Dinamica (com visual semelhante a Alcantara). Materiais reciclados são usados nos dois casos, como fibras de poliéster que foram feitas de garrafas plásticas usadas, têxteis ou fibras residuais.
Bateria do RS e-tron GT
O sistema de bateria de íons de lítio do RS e-tron GT está localizado entre os eixos, no ponto mais baixo do veículo. Isto fornece um baixo centro de gravidade, apropriado para um veículo esportivo e uma distribuição de peso entre os eixos dianteiro e traseiro que fica muito próximo do valor ideal de 50:50.
A bateria de alta voltagem pode armazenar 93 kWh de energia nos dois modelos. Ela integra 33 módulos, cada um deles compreendendo 12 células com revestimento externo flexível. As conexões, fusíveis e a principal unidade de controle estão localizados embaixo do console central. A voltagem de 800 Volts do sistema permite alta potência contínua e abrevia o tempo de recarga. Além disso, reduz o peso e espaço necessário para a fiação.
Som esportivo e-tron
A Audi compôs um som único para o RS e-tron GT. O som esportivo e-tron compreende duas unidades de controle e amplificadores no compartimento de bagagem. Eles geram um som separando exterior e interior, que sai através de dois alto-falantes, fora e dentro do veículo. Dados sobre a velocidade rotacional dos motores elétricos, carga, velocidade do veículo e outros parâmetros servem como base para o som digital, um som sintético que oferece uma impressão autêntica do trabalho executado pelo sistema de tração.
O motorista pode modular o som via Audi drive select. No perfil efficiency, somente o AVAS (Sistema Acústico de Alerta do Veículo) fica ativo, o que já gera um som mais amplo para reconhecimento de um veículo elétrico. O som exterior é mais completo e tem melhor qualidade no modo comfort. O perfil dynamic torna o som ainda mais potente e o som interior é adicionado.