Marca alemã reclama créditos não pagos do IPI para montadoras que aderiram ao Inovar-Auto. Audi A3 Sedan foi o último modelo fabricado no Brasil
Thiago Ventura
Além de Mercedes-Benz e Ford, outra montadora de veículos está em vias de abandonar definitivamente a produção de automóveis no Brasil. Trata-se da Audi, que está com a fabricação suspensa no país desde dezembro de 2020. No caso da marca das quatro argolas, a situação pode se revertida… desde que o governo pague o que deve!
A marca manteve até o final do ano passado a produção do Audi A3 Sedan em São José dos Pinhais (PR), na Grande Curitiba. Ela dividiu linha de produção com a Volkswagen, empresa que faz parte do mesmo grupo. A decisão pela suspensão da linha de montagem veio da matriz em Ingolstadt, na Alemanha.
O imbróglio diz respeito aos créditos do Imposto de Produto Industrializado (IPI) que a Audi reivindica por conta do programa Inovar-Auto. Segundo a marca, o governo brasileiro deve quase R$ 300 milhões para Mercedes-Benz, BMW e Audi. Para a matriz alemã, se o Brasil não pagar, não haverá novos investimentos em produção local e ela seguirá apenas como importadora.
LEIA TAMBÉM:
Audi lança pré-venda dos novos Q5 e Q5 Sportback com desconto de R$ 30 mil
Audi e-tron fecha 2020 como carro elétrico mais vendido no Brasil
Primeiras impressões: Audi e-tron Sportback oferece estilo e performance 100% elétrica
Audi Q7 2021: dirigimos o SUV de 7 lugares que acaba de chegar renovado no Brasil
Pelo que parece há sim intenção de fabricar um modelo no Brasil, mas os executivos alemães não aceitam ‘tomar cano’. Nós perguntamos a Audi sobre essa questão e a marca afirma já ter feito todos os estudos necessários para fabricar um novo produto no país,
Fizemos todos os estudos necessários do nosso lado para trazer um novo modelo para a nossa linha de produção, mas ainda não há confirmação. “Boa parte dessa decisão passa pela definição do que irá ocorrer com os créditos de IPI acumulados durante os anos de Inovar-Auto e que não foram integralmente devolvidos”, afirma a marca.
O fim de produção do Audi A3 Sedan em São José dos Pinhais não é um represália aos débitos cobrados do governo brasileiro. Segundo a marca, é o fim programado no ciclo de vida do produto. Na Europa, a nova geração do A3 SportBack e A3 Sedan já está no mercado. Ou seja: enquanto não houver sinalização positiva, nada de novos produtos!
LEIA TAMBÉM
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…