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Avaliação: Nissan Leaf 2022 quer eletrizar o país

Nissan Leaf foi o carro elétrico mais vendido do Brasil em 2021. Hatch tem bom desempenho e encara viagem curta. Carro gasta cerca de R$ 44 para “encher o tanque!”


Por Thiago Ventura

OURO PRETO (MG)* O Nissan Leaf foi o carro elétrico mais vendido em 2021 no Brasil. Apesar da compra feita pela Movida ter pesado nesse desempenho, não há como negar o potencial do carro, num segmento cada vez mais competitivo. Eu pude provar um pouco dos méritos (e falhas do ) do hatch japonês num test drive entre Belo Horizonte e Ouro Preto (MG).

Fabricado no Reino Unido, o Nissan Leaf 2022 em oferta no Brasil exibe o mesmo visual desde o lançamento, em 2019. Na ocasião, estava disponível em apenas sete cidades brasileiras. Agora, está em 34, incluíndo Belo Horizonte. Em evento na Carbel Japão, foi revelada a infraestrutura para fazer a manutenção do carro.

Nissan Leaf 2022: modelo 100% elétrico encara uma viagem curta com grande economia!

No entanto, o desenho ainda agrada tanto no lado externo, como no interior. O hatch recebeu melhorias na bateria de 40 kWh e agora tem uma autonomia de 272 km, contra os 240 km quando no lançamento. O carro tem preço a partir de R$ 293.707, mas chega aos R$ 299.990 com a opção de carroceria branca com teto preto.


Equipado com motor dianteiro de 149 cv e 320 Nm de torque, o modelo japonês é um foguetinho elétrico e silencioso. Confira nossas impressões do Leaf 2022 em terras mineiras.

Nissan Leaf 2022 em Ouro Preto (foto: Thiago Ventura)
Nissan Leaf 2022 em Ouro Preto (foto: Thiago Ventura)

Nissan Leaf: interior

Com 4,48 m de comprimento, uma excelente distância entre-eixos de 2.70 m e capacidade de 435 litros no porta-malas, o Nissan Leaf 2022 é um hatch médio, categoria que infelizmente perdeu a relevância no mercado brasileiro, já acostumado com os SUVs. O elétrico tem dimensões superiores ao Chevrolet Cruze Sport6 ou o finado Volkswagen Golf, além de ser maior que o Jeep Renegade, um dos SUVs mais vendidos no Brasil. Logo, quem opta por um veículo desse acaba dispondo de um bom espaço interno.

Os bancos são em couro de alta qualidade e contam com aquecimento, inclusive atrás. Eles envolvem bem os passageiros, garantindo uma bom conforto. Contudo, a lotação que recomendo é para apenas quatro pessoas: há um enorme ressalto na parte central do assoalho, por conta de um acesso à bateria do veículo.

Nissan Leaf 2022 em Ouro Preto (foto: Thiago Ventura)


O painel no Leaf 2022 é muito semelhante ao aplicado no Nissan Versa e Nissan Kicks, que aliás se inspiraram no elétrico. O volante é o mesmo do SUV, mas com um agravante: não há ajuste de profundidade, o que prejudica a ergonomia. Aliás, na cada dos R$ 300 mil, também deveria oferecer ajustes elétricos ao banco do motorista. Sem falar no freio de estacionamento de pé, semelhante ao do Corolla Cross.

O cluster é metade digital, com uma tela de alta resolução de 7″, com vários gráficos e opções de visualização. No lado direito, um velocímetro analógico. Na parte central, há uma multimídia de 8″, dimensão básica nos padrões atuais do mercado, com Android Auto e Apple Car Play com fio e sem carregador por indução. O ar-condicionado é digital e automático, mas possui apenas uma zona de climatização.

Nissan Leaf 2022 em Ouro Preto (foto: Thiago Ventura)


O console central exibe os comandos mais interessantes do Leaf 2022. Além da partida por botão, há o comando para ativar ou desativar o e-Pedal, um recurso muito interessante que possibilita recarregar a bateria na frenagem e possibilita utilizar apenas o acelerador! Ao aliviar o pé, o carro inicia uma frenagem. Com pouco tempo, você se acostuma e vê como o recurso é útil nas cidades.

A manopla de câmbio também e interessante: trata-se de uma bolinha preta com botão P em azul. Ela possui uma movimentação para operar: para esquerda, ativa o modo Neutro. “L” para cima, aciona a ré. “L” para baixo coloca no modo Drive ou B, também voltado para regeneração de energia.

Bateria


Os 272 quilômetros de autonomia prometidos pela Nissan ao Leaf 2022 são “apenas ok”; vários concorrentes como o Bolt EV, Fiat 500e ou Renault Zoe oferece bem mais que isso. A distância é suficiente para a cidade, mas e se o proprietário quiser viajar com seu bólido?

Nissan Leaf 2022 em Ouro Preto (foto: Thiago Ventura)

Antes disso, interessante analisar o que o Leaf 2022 oferece. Ele vem com uma bateria de 40 kWh feita com íons de Lítio em 24 módulos independentes, totalmente selada e à prova de incêndio, impacto ou alagamento. No bico, há dois pontos para carregamento, um de alta velocidade e outro convencional. Como a entrada convencional utiliza um padrão diferente da maioria dos elétricos, é necessário usar um adaptador que acompanha o veículo.

Num eletroposto com alta velocidade, o Leaf 2022 é totalmente recarregado em até apenas 60 minutos. Já num Wall Box, que o cliente pode instalar em casa ou disponível em shoppings e outros lugares públicos, o tempo é de até 8 horas. Se usado numa tomada comum de casa, 110v ou 220V, pode demorar de 20h a 40h.

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Sou consumidor da Cemig e o valor que pago pelo kWh é de R$ 1.12, já incluído os impostos e adicionais de bandeira vermelha. Logo, eu gastaria cerca de R$ 44,80 para “encher o tanque” do carro. Viajamos de Belo Horizonte até Ouro Preto com o modelo acusou um gasto médio de 15,8 kWh. Assim, a viagem custou cerca de R$ 17,69. Nada mal, heim? Durante o evento, foi feita uma competição entre os jornalistas para ver quem fazia a direção com o menor tempo. Melhor para o Renato Parizzi, do De Zero a 100. O gasto dele foi ainda menor!

Como anda o Leaf?

A condução do Leaf 2022 é muito divertida, assim com os demais elétricos. O torque é de 320 Nm, o mesmo de um Volkswagen Golf GTI com motor 2.0 turbo. Porém, ele está totalmente disponível a 0 rpm, o que garante arrancadas firmes e retomadas vigorosas. Segundo a marca, o Leaf dá um sprint de 0 a 100 km/h em 7.9s com máxima limitada eletronicamente em 144 km/h.

Na rodovia, o carro trafega calmo e silencioso mas, quando necessário, acorda e garante retomadas rápidas com esse torque instantâneo. A bateria é plana e localizada no assoalho, o que garante uma estabilidade fora do comum nas curvas. Tanto que a Nissan dispensou a suspensão independente nas quatro rodas, mas preservou o freio a disco em todas.

O Leaf 2022 vem com um pacote completo de assistência ao motorista com recursos avançados como Alerta Inteligente de Mudança de Faixa, Sistema Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa, Assistente Inteligente de Frenagem de Emergência, Controle Inteligente de Velocidade, Sistema de Advertência de Ponto Cego, Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento, Alerta Inteligente de Atenção do Motorista, Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro. O sistema de prevenção de faixa é útil mas chato: vibra o volante e emite um som ao menor sinal de saída de faixa.


Em Ouro Preto, com suas ruas de calçamento centenário, o carro acaba sofrendo com o bate-bate e é preciso trafegar com velocidade menor. Impossível não sacolejar, situação em que um SUV mais alto seria mais adequado. Mas o zero ruído torna a experiência divertida.

Manutenção


o Nissan Leaf 2022 está disponível em 55% do mercado nacional. São 44 concessionárias em 34 cidades e 15 estados e no Distrito Federal. Não basta apenas vender o veículo: a concessionária precisa se adaptar para oferecer a manutenção. Em Minas, por exemplo, a operação é feita pela Carbel Japão, que é a 2ª Fase do Plano de Eletrificação da marca no país.

A revenda precisa fazer o treinamento especializado nos funcionários e construir uma instalação exclusiva par ao carro elétrico, garantindo a segurança para a retirada e reparo da bateria ou outro componente.

Além de expandir as concessionárias credenciadas para a venda do Leaf, a Nissan promete contribuir com a rede de infraestrutura de recarga. Também revela que vai formar novas parcerias para permitir que o Brasil desenvolva conhecimento e tecnologia ligados à eletrificação. (*) Jornalista viajou a convite da Nissan

FICHA TÉCNICA NISSAN LEAF 2022


Motor Elétrico (110 kW)
Tipo de bateria 40 kWh bateria ion-lítio laminada
Potência máxima 149 cv @ 9.795 rpm
Torque máximo 32,6 kgfm @ 3.283 rpm
Tração 2WD
Direção Elétrica com assistência variável
Suspensão dianteira Independente tipo McPherson com barra estabilizadora
Suspensão traseira Eixo de torção com barra estabilizadora
Freios Discos dianteiros e traseiros ventilados
Porta-malas 435 litros
Rodas Liga leve 17″
Comprimento: 4,48 m
Entre-eixos: 2.70 m
Largura: 1,79 m
Altura: 1,56 m

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Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

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