Levou bomba: Fiat Strada vai mal em crash test do Latin NCAP

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Líder de vendas no Brasil, Fiat Strada dá vexame em crash test. Airbag lateral é questionado pelo Latin NCAP: ‘não significa que funcione’

Thiago Ventura

Uma má notícia para milhares de proprietários do carro mais vendido no Brasil. A Fiat Strada acaba de ser reprovada em teste de impacto feito pelo Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP), divulgado nesta quinta. A picape compacta recebeu apenas uma estrela de segurança e foi criticada por estrutura instável e airbags laterais de baixo desempenho.

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Também vendida como Ram 700, a Fiat Strada é produzida na planta da Stellantis em Betim (MG) e teve apenas uma estrela tanto na versão cabine simples como dupla. Curiosamente, a cabine simples alcançou 47,47% de proteção para adultos contra 41,39% da cabine dupla, que tem quatro airbags de série.

Em relação à proteção para crianças, a Fiat Strada cabine simples teve índice de 22,08% e 40,23% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas. A picape recebe avaliação de 41,86% em relação aos sistemas de assistência à segurança. Já a cabine dupla apresenta índices de 52,96% em ocupante criança, 40,23% em proteção para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 48,84% em sistemas de assistência à segurança.

O grande problema apresentado pelo Latin NCAP está no impacto frontal, que revelou estrutura instável, sobretudo na área dos pés.  O pior, contudo, está no impacto lateral de poste: os airbags laterais da versão de cabine dupla, mostraram acionamento incorreto e tamanho reduzido. Para a entidade, o equipamento oferece deficientes de proteção da cabeça e do tórax, o que implica em alta probabilidade de ferimentos com risco de vida.

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O resultado do teste contraria versão apresentada pela Stellantis, de que a bolsa lateral seria suficiente para compensar a ausência de seis airbags. O Latin NCAP lembrou o caso do Renault Sandero, que também foi reprovado pela mesma falha e acabou obrigando a empresa francesa a mudar o seu projeto.

“A Fiat mais uma vez decepciona com um pobre resultado após o mau desempenho do Argo/Cronos no ano passado. Estes modelos estão entre os mais populares da região. É preocupante que os fornecedores globais de autopeças continuem a oferecer sistemas de retenção na América Latina sem a robustez esperada para os cenários de teste do Latin NCAP, como fazem para outros mercados, como Europa, EUA e Austrália”, declarou Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.

O especialista ainda criticou o grupo, uma vez que concorrentes têm conseguido cinco estrelas em carros para o mercado latino. “Enquanto a General Motors e a Volkswagen já avançaram em direção a veículos mais seguros, visando modelos 5 estrelas, a Fiat (FCA) ainda não alcançou mais de uma estrela nos protocolos de testes atuais”, completou.

O Latin NCAP ressaltou a crítica no airbag lateral. “Este desempenho do airbag lateral é uma preocupação do Latin NCAP e demonstra mais uma vez que ter um elemento de segurança não significa que ele funcione corretamente e ofereça proteção adequada”,diz o relatório.

Por outro lado, a entidade revela que a proteção dos ocupantes crianças foi boa nos testes de colisão, mas a pontuação geral foi afetada devido à falta de ancoragens e sinalização i-Size, pela indisponibilidade em todos os mercados onde o modelo é vendido. A falta de frenagem autônoma de emergência (AEB), sistemas de suporte de pista (LSS), detecção de ponto cego (BSD) e sistemas de limitação de velocidade explicam a baixa pontuação em aspectos de sistemas de assistência à segurança.

“Uma pontuação tão baixa para a Stellantis faz com que pareça muito ruim em termos de segurança veicular. Com um modelo tão popular na região, só podemos denunciar a Stellantis por esta prática discriminatória em relação aos consumidores da América Latina e do Caribe. Sabemos que a Stellantis produz carros com padrões de segurança muito altos, mas dado o fraco desempenho demonstrado no teste do Latin NCAP do Fiat Strada/Ram 700, podemos ver que ela está incorrendo na prática perniciosa de duplo padrão”, declarou Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP.

A Fiat e Ram ainda não se manifestaram.