Cyber Monday: peças e acessórios para veículos têm desconto médio de 21,7%

0

Dia voltado para ofertas em eletrônicos, Cyber Monday 2021 também oferece descontos para o setor automotivo com peças e acessórios

Cyber Monday 2021: setor automotivo também tem ofertas (Foto: Maria Geller/Pexels)
Cyber Monday 2021: setor automotivo também tem ofertas (Foto: Maria Geller/Pexels)

29 de novembro é a Cyber Monday de 2021 e o mercado também oferece descontos no setor automotivo. Peças, acessórios e serviços têm desconto médio de 21,7% neste ano, de acordo pesquisa feita por site comparador de preços. Segunda da Cyber Monday é última chance para quem perdeu ao Black Friday.

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

Apesar de ter no nome o conceito de “tecnologia”, no Brasil vários lojistas aproveitam a data para atrair clientes mesmo em outros segmentos do comércio. Em levantamento feito pela Promit, divulgado pelo jornal O Globo, esta segunda concentra um terço das ofertas da sexta, de acordo com comparação ao que aconteceu em 2020.

No setor automotivo, com ofertas de peças e acessórios para veículos, o site encontrou desconto médio de 21,7% para a Cyber Monday 2021. O percentual é inferior ao praticado em produtos de moda masculina, com média de 43,5% ou de Utilidades Domésticas, com desconto de 35,45% Os produtos mais encontrados são pneus, acessórios para carros e motos e som automotivo. Promoções para carros, contudo, tiveram uma redução.

“Este é o momento pra quem precisa comprar um produto, esperou a Black Friday e não achou. Pode ser que esse produto apareça mais barato agora ou com preço um pouco melhor do que estava fora desse período de Black Friday e Cyber Monday”, destaca Fabio Carneiro, CEO do Promobit.

Isso acontece devido a crise dos semicondutores. Chevrolet, Fiat, Ford, Jeep e Peugeot, que sempre realizam campanhas na Black Friday dessa vez não lançaram ofertas. Com baixa oferta de veículos, as montadoras resolveram não oferecer condições especiais.

O que é a Cyber Monday?

A Cyber Monday é um evento de descontos exclusivamente online, ocorre na segunda-feira posterior ao Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. No Brasil os lojistas já estão aproveitando o evento para oferecer descontos durante toda a semana, na chamada Cyber Week. No Brasil, foi lançado, assim como a Black Friday, pelo portal Busca Descontos, Pertencente ao grupo Leadmedia.

CONFIRA TAMBÉM:
Lei cancela o guincho em blitz e dá 15 dias para regularizar o carro
FlixBus chega ao Brasil com passagem SP-BH por apenas R$ 0,20
Prazo para renovar CNH volta a valer em São Paulo, Alagoas e DF

Dicas de segurança para a Cyber Monday:

Se você pretende aproveitar as ofertas da Cyber Monday, confira algumas dicas de segurança para evitar cair em golpes! As recomendações foram feitas por Fernando Santos, especialista em data protection & compliance e head de soluções da Certsys:

1) Site idêntico ao original – Nem tudo que reluz é ouro
Grandes lojas apostam todas as suas fichas nos dias considerados entre os mais rentáveis para o varejo brasileiro. As melhores promoções e oportunidades são reservadas para o período como formas de chamar a atenção do consumidor. Se aproveitando dessa estratégia, muitos golpistas criam páginas idênticas às originais de gigantes do varejo. Cores, logomarcas, disposição dos ícones, rodapé iguais e até falsas avaliações de usuários são criadas para que o leitor clique e caia nas malhas dos fraudadores. Preste atenção no endereço do site e como está escrito. Há pequenas “armadilhas” como letras duplicadas ou retiradas.

2) Fique atento aos e-mails com super promoções
Abrir a caixa de mensagens e deparar-se com aquele smartphone pela metade do preço. A chance fica melhor ainda porque junto da promoção já vem anexado um boleto com valor pechinchado. O cenário é perfeito se não fosse golpe. Muitos golpistas escolhem o e-mail para atuar de maneira maliciosa. Cuidado ao receber descontos de produtos fora do normal. Desconfie de televisores de LED, pacotes de viagens e outros itens de alto valor agregado que estejam com preços super reduzidos. Pesquise no site oficial das lojas e também em outros sites, caso ainda tenha dúvidas ligue na central de atendimento para verificar a autenticidade da oferta. Evite pagamentos via boleto e sempre verifique a razão social e o CNPJ da loja no boleto a fim de saber se tudo consta normalizado antes de efetuar o pagamento.

3) Golpes via WhatsApp
O famoso aplicativo de conversa, usado por 10 entre 10 brasileiros, também virou espaço para a atuação maliciosa de golpistas durante o período da Black Friday e da Cyber Monday. Links suspeitos, com promoções tentadoras, são enviados diariamente com o intuito de sequestrar dados pessoais e bancários do usuário. O reforço do alerta vai para pais e avós, que costumam usar o app como ferramenta de meio de comunicação. Compartilhe com os familiares sobre os perigos de clicar em links que indicam ofertas surreais e oferecem com facilidade limites de cartões de crédito e condições especiais de parcelamento.

4) Perfis falsos de redes sociais
Se antes os perfis falsificados possuíam fácil identificação com erros gramaticais grotescos, ou anúncios de mercadorias com preços bem abaixo do normal, hoje o cenário é outro. Assim como nos sites, nas mídias sociais tudo é feito de forma milimétrica para ficar parecido com o original. Inclusive há quem crie selos de verificação para confundir o consumidor. Em outros casos perfis oficiais são hackeados e passam a vender produtos “oficiais” pelas suas redes sociais, onde a fraude ocorre com o consumidor e, também, com o dono oficial do perfil que foi roubado. Em casos de desconfiança, fale com a central de relacionamento, mas veja se o mesmo número/endereço consta em todas as páginas da marca na internet.