Deputados estaduais em Minas Gerais aprovaram, em segundo turno, um projeto de lei que busca reduzir a alíquota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) cobrado às locadoras de veículos no momento da revenda dos automóveis. Atualmente, é devido o IPVA para locadoras da diferença na revenda. O projeto segue para a aprovação do governador Romeu Zema (Novo).
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
A proposta discutida na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) busca diminuir a alíquota do IPVA para as locadoras, reduzindo-a de 4% para 1% quando ocorrer a venda dos veículos pertencentes às empresas.
O IPVA é um imposto estadual que incide sobre a propriedade de veículos automotores. Em Minas Gerais, a alíquota padrão para esse tributo é de 4%. No entanto, há 20 anos, as locadoras de veículos têm a prerrogativa de pagar apenas 1% de alíquota. Em 2017, o então governador Fernando Pimentel (PT), implementou uma lei que obrigava as locadoras a pagarem a alíquota total de 4% sobre os veículos vendidos. Esse pagamento adicional é conhecido como IPVA complementar e é proporcional aos meses de setembro a dezembro do ano da transação.
O texto foi aprovado na forma do substitutivo nº 2 ao vencido (texto aprovado com modificações em 1º turno), apresentado pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da ALMG. A matéria reduz o IPVA para locadoras sediadas em Minas Gerais cobrado sobre veículos vendidos.
LEIA:
Dono protesta com Volvo XC40 queimado na porta da concessionária
GWM Haval H6 vende mais que Corolla Cross em maio
VÍDEO | Nissan Sentra 2023 Exclusive ganha pelo design e conforto
Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito
Novo carro popular: Governo reduz imposto para modelos até R$ 120 mil
O texto estabelece também que as locadoras não precisarão pagar a complementação do IPVA em relação à alíquota padrão de 4% cobrada dos contribuintes em geral quando seus veículos são transferidos a uma subsidiária para revenda.
Deputados da base do governo encaminharam a votação em defesa do projeto. Segundo eles, a isenção tributária seria fundamental para manter em Minas Gerais 12 mil empregos diretos no setor de locação de carros.
Já o benefício tributário para as locadoras de veículos foi combatido por deputados da oposição. Eles questionaram que o governador quer aderir ao Regime de Recuperação Fiscal, que prevê duras restrições de gastos no Estado, sob o argumento de dificuldades financeiras e, ao mesmo tempo, busca conceder benefícios que podem chegar a R$ 1,5 bilhão para as locadoras de automóveis.
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…