Marca americana lança fazenda conectada para divulgar soluções para agricultura digital. Tratores conectados e sistema AFS Connect da Case IH podem ser aplicados em vários negócios
Tratores conectados com gestão em tempo real do ciclo da cultura, radiografia de solo, geração de mapas e medição da qualidade dos grãos. Conceitos de agricultura digital, que cada vez ganham mais adeptos. Para divulgar esse tipo de tecnologia, a Case IH lança a Fazenda Conectada, uma propriedade em Água Boa (MT), onde é possível conhecer e comprovar as soluções para o agronegócio.
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Para ter ideia das possibilidades desse tecnologia, a Fazenda Conectada Case IH é operada remotamente em Sorocaba (SP), a mais de 1.500 km de distância. Isso graças ao sistema AFS Connect Center, que também pode ser acessado em várias concessionárias da Case IH pelo país.
Segundo a marca, que pertence ao grupo CNH Industrial, o objetivo é mostrar como a conectividade rural aumenta a produtividade no campo. Em Água Boa, município com 198 mil hectares plantados com soja, foram produzidos, na última safra, 160 mil toneladas da commodity, sendo que a produtividade média é de mais de 58 sacas de soja por hectare. E mesmo com bons úmeros, a conectividade pode ampliar os resultados.
“Por meio de machine learning, as nossas máquinas inteligentes que aprendem e se auto ajustam; os dados gerados por nossos equipamentos e soluções, que usam Big Data e Data Analytics, mostram que nós já estamos inseridos na agricultura digital”, comenta Christian Gonzalez, vice-presidente da Case IH para a América Latina. “E tudo isso será demonstrado na prática em uma propriedade de mais de 3 mil hectares, a Fazenda Conectada Case IH, que reúne as mais avançadas tecnologias que o produtor brasileiro já teve acesso”, complementa.
Para manter essa conectividade, a operadora italiana TIM instalou antenas 4G LTE e em frequência de 700MHz, uma na fazenda e no centro de Água Boa. O equipamento atende às necessidades do campo e estão de acordo com um projeto de expansão da conectividade em áreas agrícolas liderado pela operadora, chamado 4G TIM no Campo. Na Fazenda Conectada Case IH, a nova geração de máquinas conectadas da empresa trabalha gerando e recebendo dados em tempo real.
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Lançados neste ano, os tratores Magnum e Steiger AFS Connect são exemplos dessa nova era de equipamentos com conectividade. Com o sistema AFS Connect embarcado de fábrica, os tratores são equipados com novo monitor, nova arquitetura eletrônica, sistema operacional, receptor e hardware totalmente redesenhado que permite a visualização remota e recursos de suporte à distância.
Além dos tratores conectados, a Case IH também apresenta serviços e produtos voltados para agricultura digital. Entre eles, a AgXtend que oferece tecnologias para todas as etapas do ciclo da cultura, como radiografia de solo, geração de mapas e medição da qualidade dos grãos. Outra opção é o portal AFS Connect que centraliza todas as informações da frota, da propriedade e os dados agronômicos em uma única plataforma. Através dele, é possível gerenciar toda a operação agrícola e a sua frota, como se estivesse dentro da cabine, de qualquer local, além de transferir e compartilhar arquivos com parceiros.
É justamente o AFS Connect que permite o gerenciamento remoto da Fazenda Conectada em Água Boa. Os dados administrados no AFS Connect Center contam com uma central de suporte que funciona 7 dias por semana e sempre disponibilizará especialistas para atender o cliente em tempo real. As 161 concessionárias espalhadas pelo Brasil (ao todo são 34 grupos que representam a Case IH) terão uma sala de controle desenvolvida especialmente para monitorar as máquinas agrícolas dos clientes.
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“O produtor se beneficia com o aumento da produtividade, assim como da capacidade de produção; há também a redução do consumo de água, a eficiência na logística e no armazenamento de estoque, melhoria da mão de obra e aumento da segurança da propriedade. No campo financeiro, há um crescimento do ROI (retorno sobre o investimento), otimização de custos e redução dos insumos”, promete Rodrigo Alandia, gerente de Marketing de Produto da Case IH para América Latina.
Para oferecer esses produtos, a CNH Industrial investiu na aquisição de outras empresas que atuavam no segmento de conectividade voltada ao agronegócio. Entre elas está a Raven Industries, líder norte-americana em tecnologia de agricultura de precisão e em sistemas autônomos.
Também houve investimento minoritário na Monarch Tractor, empresa de tecnologia agrícola com sede nos Estados Unidos irá acelerar a transformação da indústria agrícola em direção à autonomia e eletrificação. A CNH também aportou na AgDNA, líder em sistemas de informações de gerenciamento agrícola (FMIS), que vai ampliar as ferramentas de mapeamento e análise de dados.
Para implementar uma fazenda conectada é preciso que a região seja coberta por rede de telefonia móvel. Segundo a Case IH e a TIM, um sinal 4G atende a todas as demandas e necessidades das atuais operações agrícolas. Questionados pelo Carro Esporte Clube sobre a tecnologia 5G, as empresas afirmaram que a novidade, que só deve chegar em meados de 2022, não é requisito para a agricultura digital.
Porém, é preciso que a atual 4G se expanda. Segundo a TIM, a italiana cobre mais de 6 milhões de hectares conectados até o momento em 220 cidades em oito estados brasileiros. A promessa é conectar todos os municípios do país com a rede de quarta geração até 2023.
Mas além da agricultura digital, ampliar a conectividade beneficia não só as culturas mas ainda a região no entorno. Só no caso da fazenda conectada em Água Boa, mais de 16 mil pessoas, 93 propriedades rurais, 21 escolas e mais de 6 mil alunos serão beneficiados com a conectividade.
“A internet melhora a mobilidade urbana, com o uso de GPS, aplicativos de delivery e transporte, traz inúmeros benefícios para a telemedicina, modalidade muito utilizada durante a pandemia e limitada a quem não tem acesso à internet, além de oferecer o ensino à distância para toda a sociedade, proporcionando mais oportunidades de capacitação de profissionais com treinamentos online”, afirma Eduardo Penha, diretor de Marketing e Comunicação América Latina.
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