Notícias

Fiat Fastback 2023: SUV Coupé chega com design matador

Inédito SUV Coupé tem 600 litros no porta-malas e design inspirado em carro conceito de sucesso. Novo Fiat Fastback 2023 tem até 185 cv e parte de R$ 130 mil


Thiago Ventura

A Fiat lança nesta quarta (14) o seu mais importante produto para o mercado brasileiro: o Fastback 2023. O inédito SUV Coupé que causou sensação no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018 ganha a versão de produção em série. O modelo chega para incomodar Volkswagen Nivus, Chevrolet Tracker e Hyundai Creta. O Fiat Fastback 2023 será vendido em três versões, dois motores turbinados com câmbio automático e pacote avançado de segurança e preços a partir de R$ 129.990.

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

O veículo foi completamente desenvolvido na América Latina e chega ao mercado quatro anos após o modelo conceitual graças aos avanços na Fiat, agora sob a batuta do grupo Stellantis. O carro é criado na plataforma MLA, a mesma do Fiat Pulse, e utiliza a nova família de motores 1.0 e 1.3 turbo, já amplamente utilizados pela marca italiana e a Jeep.

Fiat Fastback 2023 Limited Edition Powered by Abarth

Ao invés de usar a base da Toro, o novo Fiat Fastback 2023 foi desenvolvido sobre o Pulse. Se por um lado desagrada quem esperava um modelo ainda mais luxuoso, do porte de um Compass, por outro lado dará acesso a um público maior. A despeito disso, o SUV 

coupé mantém as linhas sensuais e expressivas e ainda tem um grande trunfo: o maior porta-malas da categoria, com 600 litros (516 pelo método VDA).

Fastback 2023: design

O novo SUV Coupé da Fiat é inspirado e leva o mesmo nome do conceito exibido no Salão do Automóvel de 2018. O produto tem a dianteira inspirada no Pulse, ante a Toro do conceito. Vem com conjunto Full LED e assinatura visual exclusiva. Na lateral, aparecem linhas fluidas e o principal destaque: a coluna C com uma caída musculosa e sensual.

Na traseira, mais linhas fluidas a o conjunto de lanternas em LED com efeito tridimensional. Lembra os SUVs Coupe de marcas de luxo, em especial o BMW X4. Mas por uma fração do preço! Ele tem rodas aro 17″ na versão Audace e de 18″ na Impetus e Limited Edition.



Leia também:

Dia D da Fiat oferece Toro com R$ 21 mil de desconto
Teste | Fiat Strada Ranch: câmbio automático é destaque
Argo 2023: Fiat muda grade, mas esquece algo
Fiat Fastback: cara de Pulse e traseira de BMW

A partir da versão Impetus, vem com cluster digital de 7″ e a central multimídia de 10,1″ no estilo flutuante. O volante é do padrão Fiat e tem a tecla Sport, inspirada nos esportivos de ponta. O carro conta a com a nova identidade Sound Design da Fiat e ainda vem com inúmeros porta-objetos, com detaque para um porta-copos removível, com porta-treco secreto. Outro detalhe curioso são os diversos Easter Eggs espalhados pelo carro, assim como os modelos da Jeep.

O interior do Fiat Fastback 2023 avança ao oferecer pela primeira vez na história recente da marca freio de estacionamento eletrônico com modo Auto Hold. O design da Fiat afirma que o painel tem os conceitos “clean” e “futurista”. Eu diria dèja-vu, pois ficou muito parecido com do Pulse. 



O Fiat Fastback 2023 tem 4,42m de comprimento e altura 1,54 de altura e largura de 1,78 m e entre-eixos de 2.53m. Com esses números, o modelo tem o maior comprimento entre SUVs compactos, além do porta-malas com 600 litros. Tracker tem 393, Nivus 415 e Creta 422.  Por outro lado, com apenas 2.53m de entre-eixos,  fica atrás do do Nivus, que tem 2.56 ou do Tracker, com 2.57m. O Creta supera em muito, com 2.61 metros.

Tabela de preços

Fiat Fastback 2023 Limited Edition Powered by Abarth
  • Fiat Fastback Audace T200 – R$ 129.990
  • Fiat  Fastback Impetus T200 – R$ 139.990
  • Fiat Fastback Limited Edition Powered by Abarth – R$ 149.990

Motores

O novo Fiat Fastback é equipado com motores turbo, câmbio automático e tração dianteira. Nas configurações Audace e Impetus, vem com o 1.0 três cilindros turbo com até 130 cavalos e 200 Nm de torque com etanol. Segundo a Fiat, tem amelhor aceleração do segmento: faz de 0 a 100 km/h em 9,4s, contra 10s do Nivus, 10,9s do Creta e 11,5 do Tracker, todos com bloco 1.0 turbinado.

O motor 1.3 turbo quatro cilindros é exclusivo da versão Limited Edition Powered by Abarth. Apesar de ser “limitada” no nome, vai permanecer na gama, inclusive com a curiosa menção à marca Abarth, com direito ao logotipo do escorpião aplicado em diversos pontos.

Trata-se de um bloco em alumínio com injecão direta com 185 (E)/ 180 G cavalos e 270 Nm de torque a 1.750 rpm. Com esse bloco, o Fastback fica interessante na relação peso/potência. São 7 kg/cv no Fiat, contra 8,3 do Creta 2.0, 8,7 do T-Cross 1.4T,  e 9,6 do Tracker 1.2T.

Em relação à suspensão, vem com independente Mc Pherson na dianteira e eixo de torção atrás. Freio a disco, somente na frente; rodas traseiras têm freio a tambor, mesmo para um carro dessa potência e torque.

Não há opção de tração integral, mas ele vem com sistema TC+ para pisos de baixa aderência, recurso presente na Strada, por exemplo, e o ABS off-Road. A altura do solo é de 19,2 cm, enquanto Tracker tem 18,2 cm, Creta 19 cm e Nivus apenas 16,6″.

Equipamentos e segurança



O Fiat Fastback 2023 chega de série em todas as versões com o ADAS (Advanced driver-assistance systems, algo como “Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor”), que inclui itens como o alerta e frenagem autônoma de emergência, dentre outros. Vem ainda com controle de estabilidade e e tração, Isofix  como padrão. Ponto negativo, apenas quatro airbags (frontais e laterais).

Versões e Preços

Fastback Audace Turbo 200 Flex AT                                      

A versão Audace é equipada com o motor Turbo 200 e câmbio CVT.  Traz itens de série como ADAS (frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa e comutação automática dos faróis), controle de estabilidade e tração, airbags frontais e laterais de tórax e cabeça, rodas de liga leve de 17”, freio de mão eletrônico com Auto Hold, ar-condicionado automático e digital, paddle shifters (borboleta no volante), sensor e câmera de estacionamento traseiros, wireless charger, central multimídia com tela de 8,4” com pareamento sem fio, carregador por indução e faróis e lanternas Full LED.

Preço sugerido Brasil (exceto São Paulo e Zona Franca de Manaus): 

R$ 129.990

Fastback Impetus Turbo 200 Flex AT  

Além dos itens disponíveis na Audace, a versão Impetus traz bancos revestidos em couro, acabamento interno escurecido, sensor de estacionamento dianteiro, pintura bicolor com teto em preto, faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps, roda esportiva com acabamento diamantado de 18″, retrovisores externos com rebatimento elétrico, tapetes de carpete e painel de instrumentos 7″ Full Digital. Também conta com a central multimídia com tela de 10,1″ com Apple Carplay e Android Auto sem fio. 

Preço sugerido Brasil (exceto São Paulo e Zona Franca de Manaus): 

R$ 139.990


Fastback Limited Edition Powered by Abarth Turbo 270 Flex AT

A edição limitada do escorpião mais famoso do mundo é equipada com o potente motor Turbo 270 e câmbio automático de 6 marchas. Além de todos itens disponíveis nas outras versões, esta configuração possui rodas esportivas de liga leve 18″ com pintura escurecida e badges “Limited Edition” nos para-lamas dianteiros, além de “Powered by Abarth” no cofre do motor e na tampa do porta-malas. 

Preço sugerido Brasil (exceto São Paulo e Zona Franca de Manaus): 

R$ 149.990

Cores

O Fiat FastBack está disponível em seis cores: Preto Vulcano, Branco Banchisa, Cinza Strato, Prata Bari, Cinza Silverstone e Vermelho Monte Carlo (esta última como opção exclusiva da versão Limited Edition Powered by Abarth).

Informações técnicas do Fastback:

Ficha técnica_Fiat Fastback 1.3 Flex AT6

Lista de equipamentos das versões – Fiat Fastback

Fiat Fastback 2023 Limited Edition Powered by Abarth
Fiat Fastback 2023 Limited Edition Powered by Abarth

Ficha técnica:

FIAT FASTBACK LIMITED EDITION POWERED BY ABARTH FLEX 1.3 AT6 FWD MY23


Motor

Posição: Transversal dianteiro

Número de cilindros: 4 em linha

Diâmetro x curso: 70 x 86,5 mm

Cilindrada total: 1.332 cm³

Taxa de compressão: 10,5:1

Potência máxima (ABNT): 180 cv (gasolina) / 185 cv (etanol) a 5.750 rpm

Torque máximo (ABNT): 270 Nm (27,5 kgfm) a 1.750 rpm

Nº de válvulas por cilindro: 4

Eixo de comando de válvulas:

01 no cabeçote

Alimentação

Ignição: Vitesco, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção

Injeção eletrônica: Vitesco, multiponto, direta

Combustível: Gasolina/Etanol

Transmissão

Câmbio automático: seis marchas à frente e uma à ré

Relações de transmissão:

1ª – 4,459

2ª – 2,508

3ª – 1,556

4ª – 1,142

5ª – 0,852

6ª – 0,672

Ré – 3,185

Diferencial – 3,683

Tração: Dianteira

Sistema de freios

Comando: A pedal e transmissão hidráulica com ABS/ESC de série

Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 305 mm) com pinça flutuante

Traseiro: A tambor (diâmetro de 203 mm) com regulagem automática

Suspensão dianteira

Tipo: Mc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora

Amortecedores: Hidráulicos e pressurizados de duplo efeito

Elemento elástico: Mola helicoidal

Suspensão traseira 

Tipo: Eixo de torção com rodas semi independentes

Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito

Elemento elástico: Mola helicoidal

Direção

Tipo: Elétrica com pinhão e cremalheira

Diâmetro mínimo de giro: 10,7 m

Rodas

Medida: 7,0” x 18”

Pneus: 215/45 R18

Peso do veículo

Em ordem de marcha: 1.304 kg

Capacidade de carga: 400 kg

Carga máxima rebocável: 400 kg

Dimensões externas e capacidades

Comprimento do veículo: 4.427 mm

Largura do veículo: 1.774

Altura do veículo: 1.545 mm

Distância entre-eixos: 2.533 mm

Bitola dianteira: 1.491 mm

Bitola traseira: 1.516 mm

Ângulo de entrada: 20,4°

Ângulo de saída: 24,3°

Altura livre entre os eixos: 218 mm

Altura mínima do solo: 192 mm

Tanque de combustível: 47 litros

Desempenho

Velocidade máxima: 210 km/h (gasolina) / 210 km/h (etanol)

0 a 100 km/h: 8,4 s (gasolina) / 8,1 s (etanol)

Consumo

Ciclo urbano: 11,3 km/l (gasolina) / 7,9 km/l (etanol)

Ciclo estrada: 13,6 km/l (gasolina) / 9,7 km/l (etanol)

Leia também
Fiat Pulse Drive MT: conheça a versão mais barata do SUV

BYD Tan EV: chinês de 517 cv é o primeiro SUV de 7 lugares elétrico do Brasil

Minas Gerais faz leilão de veículos apreendidos em operações contra o tráfico de drogas

Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

Posts recentes

Minas ganha primeiro eletroposto da inCharge na BR-381

Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…

3 meses

Carbel abre 80 vagas para trabalhar com BYD em Minas

Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…

4 meses

Bike Fest Tiradentes 2024 registra 23 mil motos e 40 mil pessoas

Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…

5 meses

Comissão aprova isenção de pedágio de motos em rodovias

Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…

5 meses

Férias escolares: saiba o que olhar no carro antes de viajar

Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…

5 meses

Projeto que cria taxa da blusinha também incentiva carros verdes

Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…

6 meses