Inédito SUV Coupé tem 600 litros no porta-malas e design inspirado em carro conceito de sucesso. Novo Fiat Fastback 2023 tem até 185 cv e parte de R$ 130 mil
Thiago Ventura
A Fiat lança nesta quarta (14) o seu mais importante produto para o mercado brasileiro: o Fastback 2023. O inédito SUV Coupé que causou sensação no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018 ganha a versão de produção em série. O modelo chega para incomodar Volkswagen Nivus, Chevrolet Tracker e Hyundai Creta. O Fiat Fastback 2023 será vendido em três versões, dois motores turbinados com câmbio automático e pacote avançado de segurança e preços a partir de R$ 129.990.
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
O veículo foi completamente desenvolvido na América Latina e chega ao mercado quatro anos após o modelo conceitual graças aos avanços na Fiat, agora sob a batuta do grupo Stellantis. O carro é criado na plataforma MLA, a mesma do Fiat Pulse, e utiliza a nova família de motores 1.0 e 1.3 turbo, já amplamente utilizados pela marca italiana e a Jeep.
Ao invés de usar a base da Toro, o novo Fiat Fastback 2023 foi desenvolvido sobre o Pulse. Se por um lado desagrada quem esperava um modelo ainda mais luxuoso, do porte de um Compass, por outro lado dará acesso a um público maior. A despeito disso, o SUV
coupé mantém as linhas sensuais e expressivas e ainda tem um grande trunfo: o maior porta-malas da categoria, com 600 litros (516 pelo método VDA).
O novo SUV Coupé da Fiat é inspirado e leva o mesmo nome do conceito exibido no Salão do Automóvel de 2018. O produto tem a dianteira inspirada no Pulse, ante a Toro do conceito. Vem com conjunto Full LED e assinatura visual exclusiva. Na lateral, aparecem linhas fluidas e o principal destaque: a coluna C com uma caída musculosa e sensual.
Na traseira, mais linhas fluidas a o conjunto de lanternas em LED com efeito tridimensional. Lembra os SUVs Coupe de marcas de luxo, em especial o BMW X4. Mas por uma fração do preço! Ele tem rodas aro 17″ na versão Audace e de 18″ na Impetus e Limited Edition.
Leia também:
Dia D da Fiat oferece Toro com R$ 21 mil de desconto
Teste | Fiat Strada Ranch: câmbio automático é destaque
Argo 2023: Fiat muda grade, mas esquece algo
Fiat Fastback: cara de Pulse e traseira de BMW
A partir da versão Impetus, vem com cluster digital de 7″ e a central multimídia de 10,1″ no estilo flutuante. O volante é do padrão Fiat e tem a tecla Sport, inspirada nos esportivos de ponta. O carro conta a com a nova identidade Sound Design da Fiat e ainda vem com inúmeros porta-objetos, com detaque para um porta-copos removível, com porta-treco secreto. Outro detalhe curioso são os diversos Easter Eggs espalhados pelo carro, assim como os modelos da Jeep.
O interior do Fiat Fastback 2023 avança ao oferecer pela primeira vez na história recente da marca freio de estacionamento eletrônico com modo Auto Hold. O design da Fiat afirma que o painel tem os conceitos “clean” e “futurista”. Eu diria dèja-vu, pois ficou muito parecido com do Pulse.
O Fiat Fastback 2023 tem 4,42m de comprimento e altura 1,54 de altura e largura de 1,78 m e entre-eixos de 2.53m. Com esses números, o modelo tem o maior comprimento entre SUVs compactos, além do porta-malas com 600 litros. Tracker tem 393, Nivus 415 e Creta 422. Por outro lado, com apenas 2.53m de entre-eixos, fica atrás do do Nivus, que tem 2.56 ou do Tracker, com 2.57m. O Creta supera em muito, com 2.61 metros.
O novo Fiat Fastback é equipado com motores turbo, câmbio automático e tração dianteira. Nas configurações Audace e Impetus, vem com o 1.0 três cilindros turbo com até 130 cavalos e 200 Nm de torque com etanol. Segundo a Fiat, tem amelhor aceleração do segmento: faz de 0 a 100 km/h em 9,4s, contra 10s do Nivus, 10,9s do Creta e 11,5 do Tracker, todos com bloco 1.0 turbinado.
O motor 1.3 turbo quatro cilindros é exclusivo da versão Limited Edition Powered by Abarth. Apesar de ser “limitada” no nome, vai permanecer na gama, inclusive com a curiosa menção à marca Abarth, com direito ao logotipo do escorpião aplicado em diversos pontos.
Trata-se de um bloco em alumínio com injecão direta com 185 (E)/ 180 G cavalos e 270 Nm de torque a 1.750 rpm. Com esse bloco, o Fastback fica interessante na relação peso/potência. São 7 kg/cv no Fiat, contra 8,3 do Creta 2.0, 8,7 do T-Cross 1.4T, e 9,6 do Tracker 1.2T.
Em relação à suspensão, vem com independente Mc Pherson na dianteira e eixo de torção atrás. Freio a disco, somente na frente; rodas traseiras têm freio a tambor, mesmo para um carro dessa potência e torque.
Não há opção de tração integral, mas ele vem com sistema TC+ para pisos de baixa aderência, recurso presente na Strada, por exemplo, e o ABS off-Road. A altura do solo é de 19,2 cm, enquanto Tracker tem 18,2 cm, Creta 19 cm e Nivus apenas 16,6″.
O Fiat Fastback 2023 chega de série em todas as versões com o ADAS (Advanced driver-assistance systems, algo como “Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor”), que inclui itens como o alerta e frenagem autônoma de emergência, dentre outros. Vem ainda com controle de estabilidade e e tração, Isofix como padrão. Ponto negativo, apenas quatro airbags (frontais e laterais).
Versões e Preços
Fastback Audace Turbo 200 Flex AT
A versão Audace é equipada com o motor Turbo 200 e câmbio CVT. Traz itens de série como ADAS (frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa e comutação automática dos faróis), controle de estabilidade e tração, airbags frontais e laterais de tórax e cabeça, rodas de liga leve de 17”, freio de mão eletrônico com Auto Hold, ar-condicionado automático e digital, paddle shifters (borboleta no volante), sensor e câmera de estacionamento traseiros, wireless charger, central multimídia com tela de 8,4” com pareamento sem fio, carregador por indução e faróis e lanternas Full LED.
Preço sugerido Brasil (exceto São Paulo e Zona Franca de Manaus):
R$ 129.990
Fastback Impetus Turbo 200 Flex AT
Além dos itens disponíveis na Audace, a versão Impetus traz bancos revestidos em couro, acabamento interno escurecido, sensor de estacionamento dianteiro, pintura bicolor com teto em preto, faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps, roda esportiva com acabamento diamantado de 18″, retrovisores externos com rebatimento elétrico, tapetes de carpete e painel de instrumentos 7″ Full Digital. Também conta com a central multimídia com tela de 10,1″ com Apple Carplay e Android Auto sem fio.
Preço sugerido Brasil (exceto São Paulo e Zona Franca de Manaus):
R$ 139.990
Fastback Limited Edition Powered by Abarth Turbo 270 Flex AT
A edição limitada do escorpião mais famoso do mundo é equipada com o potente motor Turbo 270 e câmbio automático de 6 marchas. Além de todos itens disponíveis nas outras versões, esta configuração possui rodas esportivas de liga leve 18″ com pintura escurecida e badges “Limited Edition” nos para-lamas dianteiros, além de “Powered by Abarth” no cofre do motor e na tampa do porta-malas.
Preço sugerido Brasil (exceto São Paulo e Zona Franca de Manaus):
R$ 149.990
O Fiat FastBack está disponível em seis cores: Preto Vulcano, Branco Banchisa, Cinza Strato, Prata Bari, Cinza Silverstone e Vermelho Monte Carlo (esta última como opção exclusiva da versão Limited Edition Powered by Abarth).
Ficha técnica_Fiat Fastback 1.3 Flex AT6
Lista de equipamentos das versões – Fiat Fastback
Motor
Posição: Transversal dianteiro
Número de cilindros: 4 em linha
Diâmetro x curso: 70 x 86,5 mm
Cilindrada total: 1.332 cm³
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência máxima (ABNT): 180 cv (gasolina) / 185 cv (etanol) a 5.750 rpm
Torque máximo (ABNT): 270 Nm (27,5 kgfm) a 1.750 rpm
Nº de válvulas por cilindro: 4
Eixo de comando de válvulas:
01 no cabeçoteAlimentação
Ignição: Vitesco, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
Injeção eletrônica: Vitesco, multiponto, direta
Combustível: Gasolina/Etanol
Transmissão
Câmbio automático: seis marchas à frente e uma à ré
Relações de transmissão:
1ª – 4,459
2ª – 2,508
3ª – 1,556
4ª – 1,142
5ª – 0,852
6ª – 0,672
Ré – 3,185
Diferencial – 3,683
Tração: Dianteira
Sistema de freios
Comando: A pedal e transmissão hidráulica com ABS/ESC de série
Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 305 mm) com pinça flutuante
Traseiro: A tambor (diâmetro de 203 mm) com regulagem automática
Suspensão dianteira
Tipo: Mc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos e pressurizados de duplo efeito
Elemento elástico: Mola helicoidal
Suspensão traseira
Tipo: Eixo de torção com rodas semi independentes
Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Mola helicoidal
Direção
Tipo: Elétrica com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de giro: 10,7 m
Rodas
Medida: 7,0” x 18”
Pneus: 215/45 R18
Peso do veículo
Em ordem de marcha: 1.304 kg
Capacidade de carga: 400 kg
Carga máxima rebocável: 400 kg
Dimensões externas e capacidades
Comprimento do veículo: 4.427 mm
Largura do veículo: 1.774
Altura do veículo: 1.545 mm
Distância entre-eixos: 2.533 mm
Bitola dianteira: 1.491 mm
Bitola traseira: 1.516 mm
Ângulo de entrada: 20,4°
Ângulo de saída: 24,3°
Altura livre entre os eixos: 218 mm
Altura mínima do solo: 192 mm
Tanque de combustível: 47 litros
Desempenho
Velocidade máxima: 210 km/h (gasolina) / 210 km/h (etanol)
0 a 100 km/h: 8,4 s (gasolina) / 8,1 s (etanol)
Consumo
Ciclo urbano: 11,3 km/l (gasolina) / 7,9 km/l (etanol)
Ciclo estrada: 13,6 km/l (gasolina) / 9,7 km/l (etanol)
Leia também
Fiat Pulse Drive MT: conheça a versão mais barata do SUV
BYD Tan EV: chinês de 517 cv é o primeiro SUV de 7 lugares elétrico do Brasil
Minas Gerais faz leilão de veículos apreendidos em operações contra o tráfico de drogas
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…